Com gratidão e alegria, no dia 04 de outubro de 2025 realizou-se um Seminário Sinodal sobre o Programa Missão Criança (PMC), no Lar da IECLB em Panambi, Sínodo Planalto Riograndense. Este Seminário teve assessoria do Sínodo Nordeste Gaúcho, representado pela diaconisa Carla Abeling, Coordenadora do Missão Criança no Sínodo e com o apoio de Bronilda Hackbart, de Dois Irmãos.
O encontro contou com a participação de 20 orientadoras do Sínodo Planalto Riograndense, vindas das paróquias de Ajuricaba, Augusto Pestana, Carazinho e Condor. Como a maioria já conhecia o programa, foi possível promover uma rica troca de experiências, com alguns relatos de como o PMC é realizado em cada comunidade ali representada. A presença de pessoas das mais diversas faixas etárias, inclusive adolescentes, contribuiu para novas visões e ideias sobre a continuidade do trabalho.
A Pastora Sinodal Betina trouxe uma palavra de acolhimento e meditação. Em seguida a diaconisa Carla iniciou os trabalhos ressaltando a importância do Batismo, de como iniciou o Programa Missão Criança na IECLB, um breve relato de como iniciou no Sínodo e o PAMI.
Também foram realizadas dinâmicas, slides de culto de aniversários de Batismos de algumas comunidades do Sínodo Nordeste Gaúcho, vídeos sobre o Missão Criança e objetos simbólicos, sendo que vários desses objetos foram disponibilizados ao manuseio dos participantes. O desenvolvimento do PMC em Dois Irmãos também foi apresentado com imagens e materiais ilustrativos.
Durante o intervalo, destacaram-se alguns depoimentos:
“Cada lugar tem sua forma de desenvolver o Programa Missão Criança. O importante é iniciar e fortalecê-lo.” Pastora Sinodal Betina
“O Programa Missão Criança vem ao encontro da valorização do batismo, aproximando as famílias e a comunidade onde as crianças estão inseridas.” Ivete Teixeira, da Comunidade São Marcos (Eugênio de Castro, paróquia Augusto Pestana)
“É importante manter o programa de Educação Cristã que inicia com o batismo, pensando nas crianças, que são um presente para o futuro.” Regina, da paróquia de Carazinho
Na programação da tarde, foi reforçada a importância do roteiro do PMC onde se têm muitos subsídios para trabalhar e esclarecidas dúvidas acerca das madrinhas e padrinhos de oração. Em grupos, a partir de um texto Bíblico, as participantes elaboraram culto de aniversário de batismo.
O resultado foi inspirador: surgiram ideias para cenários, convites, lembrancinhas e encenações, envolvendo crianças e membros da comunidade. Foi um Seminário com muita partilha e troca de experiências, vivências e dinâmicas interativas. Tanto no Sínodo Nordeste como no Sínodo Planalto vê-se à importância de continuar o Programa do Missão Criança, de aprimorar a comunicação e motivar a participação comunitária.
Sugeriram que, em 2026, a coordenação do PMC do Sínodo Planalto Rio-Grandense retribua ao Sínodo Nordeste Gaúcho o compartilhamento de práticas do Missão Criança.