Durante o culto da Pastoral da Consolação no dia 28 de junho, junto ao Memorial Ecumênico Martim Lutero, em Porto Alegre, ocorreu a instalação da diretoria da União das Comunidades (UC) Evangélicas de Confissão Luterana em Porto Alegre, Alvorada e Viamão. A nova diretoria assume a União das Comunidade pelo biênio 2026-2027.
O ato de instalação foi conduzido pelo pastor vice-sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Cláudio Kupka. Ele enalteceu a importância da União das Comunidades no fortalecimento da presença luterana na Região Metropolitana. “Que vocês estejam sempre motivados e motivadas para compartilhar a generosidade de Deus”, sublinhou.
O coordenador da Pastoral da Consolação, pastor Renan Schlemper, da mesma forma, destacou que as comunidades, ao trabalharem em conjunto, fortalecem a sua missão de levar o Evangelho às pessoas. “Que o Senhor da Igreja conceda bênçãos e sabedoria a está equipe de trabalho”, desejou.
Diretoria 2026-2027
Presidente: Ingomar Reinoldo Goltz
Vice-presidente: Rosa Maria Ellwanger
Secretário: Eduardo Ferreira Silveira
Vice-secretária: Yudi Cristina Ramisch
Tesoureiro: Pastor Claus Martin Dreher
Vice-tesoureiro: Harry Fürstenau
Conselho fiscal – titulares: Guerda Bauchspiess, Ricardo Lopes de Almeida e Fernando Ferreira Bicca. Suplentes: Sergio Roberto Virgilino de Andrade, Tiago Wodzik Strassburger e Roberto Taffe
Coordenação ministerial – ministro titular: pastor Eder Alan Ferreira Weber. Ministro suplente: Renan Schlemper
Presidente do Conselho da UC: Elizete Loefler
A União das Comunidades
A União das Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana em Porto Alegre, Alvorada e Viamão é uma organização das comunidades vinculadas à IECLB nos três municípios, dentro da área de abrangência do Sínodo Rio dos Sinos, com o objetivo promover ações conjuntas, fortalecer a atuação delas e ampliar o alcance de seu trabalho.
A União das Comunidades ainda tem como objetivo manter e desenvolver o trabalho da Pastoral da Consolação no Memorial Ecumênico Martim Lutero. Além dessa gestão, a UC forma um Fundo de Solidariedade, onde as comunidades com mais receitas aportam recursos para viabilizar o ministério com ordenação nas comunidades com menores receitas.
Dentre as ações conjuntas, também estão os eventos, como o Dia da Reforma e o Passa Dia de Confirmandos e Confirmandas, reunindo pessoas membras de todas as oito comunidades que compõem a União.
Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos
Fotos: Pastora Scheila dos Santos Dreher