Durante o Advento, o Sínodo Uruguai publica uma mensagem a cada semana para você reunir sua família e realizar um momento de comunhão e reflexão sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Confira a reflexão da terceira semana de Advento, que fala sobre um Deus criativo:
Imagine a criatividade de Deus
Advento é tempo de lembrar e relembrar, com gratidão e alegria, tudo o que Deus fez por nós. É tempo de nos preparar para receber o salvador, que foi enviado ao mundo para nos mostrar o caminho da salvação. Ele já estava presente desde o início da criação. João 1.1-2 diz: “No começo aquele que á a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio a palavra estava com Deus.” Mas então, o que Deus realmente fez no início de tudo? Gênesis 1.1 diz: “No começo Deus criou os céus e a terra.” Exatamente isto: Deus criou os céus e a terra”. O texto não diz que Deus xerocou os céus e a terra, nem mesmo que fabricou, ou desenvolveu, ou produziu em massa ou fez um print. Não, a palavra é criou.
Ora, imagine a criatividade de Deus. De tudo o que não sabemos sobre a criação, existe uma coisa que sabemos com certeza: ele a fez com um sorriso. Deus deve ter se divertido muito. Pintou as listras da zebra, pendurou as estrelas no céu, colocou ouro no pôr de sol, esticou o pescoço da girafa, criou o movimento das asas dos pássaros, elaborou a risada da hiena. Que tal você continuar com esta imaginação criativa?!! Então, podemos dizer com certeza: que Deus criativo, que criatividade! Que bons momentos foram aqueles. Como um carpinteiro assobiando em sua oficina, ele amou cada pedaço de tudo aquilo. Derramou de si mesmo naquela obra. Tão aplicada foi sua criatividade, que ele tirou um dia de folga no final da semana apenas para descansar.
Criando e recriando
Então, como parte final de uma atuação brilhante, ele criou o ser humano. Com seu típico talento criativo, começou com um amontoado inútil de terra e terminou com uma espécie valiosa chamada humana. Um humano que teve a honra singular de receber o carimbo “à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1.26).
Foi de forma humana que Jesus Cristo veio ao mundo. Foi milagrosamente criado no ventre de Maria. Nasceu como criança, chorou, sorriu, sentiu dores e depois morreu e ressuscitou por nós. Este humano-divino deseja continuar criando e recriando a nossa fé e a nossa esperança. Ele continua mostrando o seu grande amor, por isso nos preparemos sempre de novo para recebe-lo como Senhor e Salvador. Época de Advento e Natal, é tempo de exercer a criatividade, enfeitando as casas, ruas, praças, comércios e igrejas. Lembremos, acima de tudo, que o Deus criativo continua cuidando, com muito amor, de toda a sua criação. É assim que o Senhor nos mostra a sua salvação. Vamos crer e celebrar a presença deste Deus criador criativo.
Pastor Nestor Ivo Nath
