|

Situação

Homem de meia-idade. Vítima de um enfarte fulminante. A relação da família com a comunidade restringiu-se sempre a ocasiões especiais. Entre os presentes a situação não era diferente. Por isso, a alocução, ao mesmo tempo em que quis trazer conforto, procurou também levar os ouvintes a uma avaliação de sua vida de fé.

 

Alocução

Estimada esposa enlutada, caros familiares, prezada comunidade:

A razão que nos trouxe até aqui neste dia é a despedida deste membro da família de vocês que faleceu. Deus nos trouxe aqui para mais uma vez nos conscientizar da fragilidade e transitoriedade de nossa vida. Muitas vezes, vivemos de uma forma despreocupada, como se fôssemos eternos. Mas então chega a morte. Ela vem nos avisar. Chega semeando incertezas, perguntas, angústia, dor e medo. Entre as perguntas que então fazemos estão: como será daqui para a frente? O que nos espera depois da morte?

E em meio a essas dúvidas, em meio à dor e ao medo ouvimos a palavra de Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Jesus faz essa afirmação e então acrescenta uma pergunta: Crês isto?

Jesus se apresenta como aquele que é capaz de fazer ressurgir a vida, mesmo em meio à morte. Quando somos angustiados pela morte, Jesus promete que quem nele crer não sofrerá morte eterna. Poderosa é essa palavra para nos consolar e confortar nesta hora. Aliás, é somente em Deus e nas palavras de seu Filho Jesus Cristo que podemos encontrar o conforto para nossos corações enlutados.

Nas palavras de Jesus a promessa da vida eterna transforma-se em realidade e novidade de vida através da fé. Sim, através da fé em Jesus Cristo Deus nos concede esperança de uma vida para além da morte. O evangelho nos diz que pela fé em Jesus Cristo temos também parte em sua vitória sobre a morte.

Jesus nos promete a vitória sobre a morte. Assim como Ele a venceu, também nós a venceremos. Com essa promessa Ele nos consola. Mas ao mesmo tempo nos questiona, nos interroga com duas palavras, com oito letras: Crês isto? Aqui se decide tudo, na resposta que eu, você, nós dermos. Essa resposta se dá em nossa vida, nas escolhas que fazemos, nas prioridades que estabelecemos para a nossa vida, nos valores que temos. Através da forma de nos relacionarmos com o nosso próximo c com Deus e que se decide nossa participação ou não na vida que Ele nos oferece. Nada nos pode separar do amor de Deus revelado em Jesus Cristo, nem mesmo a morte tem esse poder. Somente o pecado da descrença pode nos afastar de nosso Salvador.

A promessa de Jesus quer alcançar a todos. A pergunta que Jesus nos dirige requer de nós uma resposta e ninguém poderá dá-la por nós. Não vamos cair no erro de protelar, de deixar essa resposta para amanhã.

Quem crê em Cristo e se entrega em vida a Ele, com Ele vencerá a morte e ressurgirá para uma nova vida. Amém.

 

Ir para índice do PL 23

 

Proclamar libertação é uma coleção que existe desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumênica. Cada volume traz estudos e reflexões sobre passagens bíblicas. O trabalho exegético, a meditação e os subsídios litúrgicos são auxílios para a preparação do culto, de estudos bíblicos e de outras celebrações. Publicado pela Editora Sinodal, com apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.