Prédica – 1º Coríntios 2.1-12 (13-16) – 5º Domingo após Epifania – 08/02/2026
08/02/2026 – 5º Domingo após Epifania
Prédica: 1º Coríntios 2.1-12 (13-16)
Leituras bíblicas: Isaías 58, 1-9ª (9b-12); Salmo 112.1-9 (10); Mateus 5.13-20
Pastor Emérito Ivo Schoenherr – Paróquia Cuiabá – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite. Sejam todos e todas bem-vindos aqui nesta casa de Deus. Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”. João 8.12
Temos visitantes? (Após apresentação). Sejam todos bem-vindos.
CANTO DE ENTRADA
Senhor, se tu me chamas – Livro de Canto da IECLB – Nº 320.
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Celebramos este culto:
Em nome de Deus, criador do universo, Deus amável;
Em nome de Jesus, a luz do mundo;
Em nome do Espírito Santo, que nos faz entender a mensagem da cruz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Onde reina amor – Livro de Cantos da IECLB nº 004
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Motivação: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino dos céus está perto”. (Mateus 3.2) Este é o chamado que nos faz João Batista. Ele nos chama ao arrependimento. O arrependimento se realiza no reconhecimento dos nossos erros, das nossas falhas, dos nossos pecados, na confissão dos mesmos a Deus, no pedido de perdão a Deus e no propósito de mudar a nossa vida. Portanto, acheguemo-nos diante de Deus e confessemos-lhe os nossos pecados com sinceridade, humildade e fé. Deixamos um momento de silencio para cada um fazer a sua confissão pessoal.
Momento para confissão pessoal dos pecados
Momento de confissão comunitária:
Bondoso e amado Deus! Chegamos diante de ti para confessar os nossos pecados. Confessamos os nossos pecados pessoais em silêncio. Mas queremos te confessar também os nossos pecados coletivos. Reconhecemos que nem sempre anunciamos a tua mensagem de salvação em Cristo Jesus. Nem em palavras e nem em gestos. Reconhecemos que como comunidade nem sempre te buscamos de todo o coração. Como comunidade também muitas vezes deixamos de ser solidários com os que sofrem, com os que passam necessidades, com os que passam fome. Perdoa a nossa omissão, indiferença e ausência nas necessidades dos mais pobres. Por causa da tua misericórdia, pedimos cantando:
CANTO: Perdão, Senhor, perdão -Livro de Cantos da IECLB nº 035
ABSOLVIÇÃO
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16. Por isso, anunciamos a vocês que pediram perdão com sinceridade, com humidade e com fé, o perdão dos seus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Motivação para o clamor: “Ó Deus, ouve o meu grito de angústia! Escuta a minha oração.” Salmo 61.1. “Eu amo a Deus, o Senhor, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro.” Salmo 116.1-2.
Motivos para clamor: situação de sofrimento das famílias atingidas por desequilíbrios climáticos; sofrimento das famílias atingidas pela violência das guerras e do desequilíbrio social; sofrimento das famílias atingidas pela violência no nosso país; pela divulgação do teu evangelho de paz e vida.
Canto de clamor: Pelas dores deste mundo – Livro de Canto da IECLB nº 56
GLORIA
Motivação: Salmo 112.
CANTO: Glória – Livro de Cantos da IECLB nº 070
ORAÇÃO DO DIA
Amado e bondoso Deus. Obrigado porque nos chamaste hoje de manhã para estarmos aqui neste templo, para este encontro contigo e com os irmãos e irmãs na fé. Obrigado pelo perdão dos pecados que nos concedeste. Obrigado porque ouves os nossos clamores por socorro nas dificuldades, dores e sofrimento. Obrigado porque acolhes os nossos cantos de louvor. Mas agora neste momento concede-nos o teu Santo Espírito para ouvirmos com atenção e acolhermos a tua Palavra com muito amor. Que a tua Palavra toque os nossos corações e transforme as nossas mentes. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo reina para sempre. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
(Antes da leitura bíblica acolhê-la com um canto)
CANTO: – É como a chuva que lava – Livro de Canto da IECLB – nº 149.
(Depois do canto anunciar a leitura e efetuá-las)
LEITURA BÍBLICA: Isaías 58,1-9ª(9b-12)
(Anunciar o evangelho e cantar aleluia para acolhê-lo)
CANTO: Aleluia – Livro de Cantos da IECLB nº 070
LEITURA DO EVANGELHO: Mateus 5.13-20
CANTO DE PREPARAÇÃO PARA A PREGAÇÃO:
Salmo 19 (A lei do Senhor é perfeita) – Livro de Cantos da IECLB – nº 087
PREGAÇÃO
1º Coríntios 2.1-12(13-16)
Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Gostaria de compartilhar com vocês duas experiencias que fiz na minha vida pastoral que vão nos ajudar na nossa reflexão e mensagem de hoje.
A primeira experiencia aconteceu na Comunidade de Cuiabá quando eu ainda era pastor na ativa em Cuiabá. Uma empresa de transporte trouxe uma encomenda para a nossa igreja. O motorista desceu do caminhão para fazer a entrega. Aí ele percebeu que se tratava de uma igreja e que eu era o pastor nesta igreja. Aí ele me perguntou: quais são as leis da sua igreja? E já continuando a conversa ele disse: eu sou da Assembleia de Deus. Na minha igreja tem leis rigorosas que a gente deve seguir. Não pode beber. Não pode dançar. Não pode escutar música do mundo. Tem que pagar o dízimo. Não pode faltar culto. O pastor lá é rigoroso e cobra a presença dos fiéis e a obediência as leis. E ai de quem não cumpre as leis e falta no culto. Conversei com ele sobre o evangelho e lei.
A outra experiencia aconteceu quando ainda era pastor na ativa em Marilia. Um casal jovem veio participar pela primeira vez num culto na nossa igreja. Ela era oriunda da Igreja Congregação Cristã. Ele era oriundo da Igreja Católica. Tiveram dificuldades para participar na Congregação Cristã devido a restrições da igreja quanto ao uso de instrumento musical na igreja e no mundo, uma vez que ele era músico e tocava numa banda. Ela tocava órgão na igreja e queria que ele também participasse e não podia usar o seu violão na igreja. E ela não queria participar da Igreja Católica. Então eles saíram a procura de uma igreja para participar. Já tinham visitado algumas igrejas. No fim do culto vieram conversar comigo e me perguntaram qual era a doutrina principal e central da IECLB? Eu respondi: é a doutrina da justificação pela fé. E aí me responderam: então é aí que vamos ficar. De fato, se tornaram membros ativos e contribuíram com os seus dons.
Qual a principal mensagem da IECLB? Qual a principal doutrina da IECLB? Qual a mensagem que nós como igreja, como comunidade somos desafiados a comunicar a todas as pessoas? Qual a mensagem principal da fé cristã?
Paulo quer nos ajudar nesta reflexão. Na sua carta aos coríntios ele fala qual a mensagem principal que ele trouxe aos coríntios. E é também a nossa mensagem. Vamos ouvir o texto: 1º Coríntios 2.1-16.
1.Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. 2.Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz. 3. Quando visitei vocês, eu estava fraco e tremia de medo. 4.O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus. 5.Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 6.Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. 7.A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. 8.Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor. 9.Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”10. Mass foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. 11.Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele. 12. Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado. 13.Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. 14.Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. 15.A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 16.Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.
Queridos irmãos e irmãs na fé!
Paulo na sua primeira viagem missionária passou por Coríntio e ali fundou uma comunidade cristã. Ficou um bom tempo naquela cidade e comunidade. Depois seguiu o seu caminho procurando outras cidades para anunciar a mensagem da fé cristã e fundar mais comunidades. Enquanto isso, ele se comunicava com as comunidades por meio de cartas.
Na comunidade de corinto surgiram questionamentos quanto a autenticidade e profundidade da mensagem de Paulo. Muitos esperavam uma doutrina com sabedoria e poder. Mas aqui na carta Paulo responde escrevendo que a mensagem que ele anunciou não era uma mensagem de sabedoria humana como também não era uma mensagem de poder humano, mas uma mensagem comprovada pelo poder do Espírito Santo e revelava a sabedoria secreta de Deus.
Mas, então, qual era a mensagem central de Paulo?
A mensagem de Paulo estava centrada em Jesus Cristo e na sua obra salvífica pela humanidade. Centrada principalmente na obra realizada na cruz de Cristo. Paulo escreveu assim aos coríntios: “Quando fui anunciar a vocês a verdade de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz” (1º Coríntios 2.1-2). Num outro momento da carta, Paulo resumiu a sua mensagem assim: “Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras” (1º Coríntios 15.3-4). Ele também escreveu: “A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele”. Portanto, esse é o evangelho que qualquer igreja cristã tem o dever de anunciar. Somos salvos pela fé em Jesus Cristo que realizou a obra redentora por graça de Deus. Na cruz de Cristo está a nossa salvação. Somos justificados por graça de Deus pela fé em Jesus Cristo. Pode parecer fraqueza e loucura, mas é o evangelho, o poder de Deus.
Mas então a lei não tem mais valor nenhum diante de Deus?
Segundo Paulo a lei serve para mostrar o nosso pecado. Se queremos saber se estamos pecando olhamos para os dez mandamentos. Eles são como um espelho. Apontam os nossos pecados. Porque os mandamentos são expressão da vontade de Deus. Por isso, que Jesus ensina aos seus discípulos, conforme ouvimos na leitura do evangelho de Mateus 5.13-20: Não vim para acabar com eles (os ensinamentos de Moisés e profetas), mas para dar sentido completo. Pois os mandamentos, a lei de Deus, tem como propósito promover a vida plena em Jesus Cristo. O cumprimento completo da lei de Deus se concretiza na prática do mandamento do amor: amor a Deus, amor ao próximo, amor a toda a criação de Deus e amor a si mesmo. O cumprimento da lei deve acontecer por gratidão a Deus, por amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. Assim toda lei do amor promove vida e leva a Deus. Jesus nos ensina que não podemos confundir a lei de Deus (os mandamentos) com tradições e leis humanas. Além disso, Paulo nos ensina que não podemos nos tornar novamente escravos da lei. A lei de Deus é boa, deve ser amada, mas não salva. Somos salvos somente por graça de Deus pela fé em Jesus Cristo. Essa é a mensagem, a boa notícia, o evangelho que toda a igreja cristã deverá dar testemunho. Amém.
CONFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai…
CANTO APÓS MENSAGEM: Foi na cruz – Livro de Cantos da IECLB – nº 585 ou
Aqui você tem Lugar – Livro de Cantos da IECLB nº 006
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Destino da oferta:
CANTO DURANTE O RECOLHIMENTO DA OFERTA (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
O pão nosso de cada dia – Hinos do Povo de Deus – nº 424.
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes;
2. Pessoas doentes na comunidade;
3. Pessoas que vivem em conflitos familiares, com vizinhos ou com colegas de trabalho;
4._______________________________________________________;
5._______________________________________________________;
6._______________________________________________________.
Oremos. Querido e amado Deus!
Nós te agradecemos porque vieste ao nosso encontro em teu Filho Jesus Cristo. Ele assumiu a cruz para nos conceder o perdão de nossos pecados e a nossa salvação. Obrigado também pelo pão de cada dia. Obrigado pela família e pela nossa comunidade.
Nós te pedimos que nos ajudes a viver conforme a tua vontade e, como expressão da nossa gratidão pela salvação, a amarmos os teus mandamentos. Ajuda-nos a amar o nosso próximo, especialmente os mais necessitados, pela prática da solidariedade e partilha. Ajuda-nos a amar toda a tua criação demonstrando isso no cuidado com o meio ambiente, na preservação e plantação de árvores, no cuidado e respeito com os animais, na cultura de flores, no cuidado com o descarte de lixo. Queremos ser luz e sal do mundo. Queremos refletir a luz do amor que Jesus Cristo que Jesus nos dá. Agradecemos por mais um ano de vida e continue abençoando os aniversariantes. Por Jesus Cristo que nos ensinou a orar…….
PAI NOSSO
LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Sacerdotal (Números 6.24-26)
ENVIO
Celebrante: Vão na paz e no amor de Deus. Sirvam sempre com alegria e com amor.
Comunidade: Demos graças a Deus.
CANTO FINAL
Paz, paz de Cristo – Livro de Cantos da IECLB – Nº 263