|

Guia-nos, Jesus, pela tua luz! Que fiéis a ti sigamos e que em vero amor sirvamos! Leva-nos, Senhor, para o teu fulgor! Dá na provação força ao coração! Que teu fardo carreguemos e jamais desesperemos! Mesmo o amargor leve a ti, Senhor! Dá-nos tu, Senhor, graça e paz na dor! Que em paciência a suportemos e os aflitos consolemos! Faze-nos vigiar, ao teu Reino olhar! Tu, Senhor, nos dás vida e plena paz. Mesmo em árdua e rude via, nos serás pastor e guia. Faze-nos vencer pelo teu poder!

Com esse hino, cuja letra sabiam de cor, pois não havia hinários, as primeiras sete famílias luteranas celebraram o seu primeiro culto na Rondônia, há 35 anos, especificamente em Espigão do 0este/R0. As palavras de Nikolaus von Zinzendorf, autor deste hino, que viveu no século dezoito, ainda são atuais e apontam para o fundamento da esperança. Elas expressam bem a fé luterana, ou seja: mesmo na dor, no sofrimento e na provação, Deus é o nosso guia e a nossa esperança.

O testemunho acima faz parte de um texto de divulgação do Sínodo da Amazônia para a celebração de 35 anos de presença luterana em Rondônia e, por extensão, no extremo Oeste e no Norte do Brasil. Para essa ocasião, haverá um encontro festivo em Pimenta Bueno/RO, dia 24 de julho, que reunirá delegações das 11 paróquias que compõem o Sínodo (maiores informações no site www.luteranosnaamazonia.com.br).

Somos gratos a Deus pelas famílias pioneiras que, ao migrarem para as novas áreas de colonização, há 35 anos, plantaram comunidades da IECLB nesse chão. Congratulamos a grande família sinodal da Amazônia por ocasião dessa celebração. Rogamos a Deus que o culto festivo e o almoço de confraternização, os encontros e as apresentações culturais sejam ricamente abençoados, com louvor e gratidão a Deus por sua graça e fidelidade, com alegria e novo ânimo para continuar participando da missão comum de testemunharmos a fé em Cristo, a esperança e o amor no contexto da vida diária. Assim estamos contribuindo para tornar realidade o que pedimos e confessamos com o Tema do Ano: Deus, em tua graça transforma o mundo.

Os desafios e sofrimentos vividos pelos migrantes no extremo Oeste e no Norte do país, traduzem, em boa medida, as dificuldades enfrentadas pelos camponeses em nosso país. Ao homenagearmos as pessoas que migraram para o Oeste e o Norte do país, queremos estender também, no dia 25 de julho – Dia do Colono, nossa gratidão e intercessão a todas pessoas que trabalham na agricultura. Sabemos que parte significativa do nosso povo evangélico luterano vive no campo e depende da terra para sua sobrevivência. Como comunidades cristãs, somos exortados a mostrar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e somos igualmente motivados a, de forma comunitária e organizada, reivindicar a prática da justiça e o cumprimento de direitos para quem vive da agricultura.

Propomos, assim, que em nossa oração comum em toda a IECLB, nas próximas semanas, possamos expressar gratidão a Deus e interceder por suas renovadas bênçãos no trabalho comunitário no Sínodo da Amazônia:

Expressamos nossa gratidão por 35 anos de presença luterana no extremo Oeste e no Norte de nosso país e intercedemos por renovado vigor no testemunho comunitário do Sínodo da Amazônia

Na paz de Cristo, fraternalmente,

P. Sin. Dr. Rolf Schünemann
2º Vice-Presidente e Presidente em exercício 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.