O Sínodo Vale do Itajaí promoveu nos dias 13, 14, 20, 22 e 27 de maio conferências ministeriais em cada um dos setores geográficos. No primeiro momento, o pastor sinodal Alan Schulz fez uma breve celebração e reflexão sobre o texto de pregação da semana. Num pequeno altar, ministros e ministras puderam pensar diferentes situações que ocupam a caminhada ministerial.
As Metas Missionárias, aprovadas no último Concílio, foram apresentadas aos grupos. Partindo da Meta 1: ‘Fortalecer a vitalidade comunitária e o crescimento integral da Igreja’ e da Meta 2: ‘Fortalecer a incidência do testemunho público da Igreja’, foram estudados as quatro prioridades missionárias: missão, formação, diaconia e governança. A ênfase do debate priorizou discussões nas áreas de cultos, adolescentes, diaconia comunitária e planejamento missionário.
A assessora de Formação do Sínodo, pastora Mônica Erdmann Ellwanger, apresentou o novo programa sinodal de formação continuada. Nos meses de agosto e setembro, a sede sinodal vai oferecer o 1º Módulo “A Missão da Igreja” do programa “Igreja em Movimento”. Serão três encontros setoriais com os temas “Sacerdócio geral das pessoas que creem”, “As parábolas no contexto da missão” e “As metas missionárias da IECLB”. Ao final, uma celebração com entrega de certificados irá reunir todas as pessoas participantes.
“O objetivo é compreender a missão da Igreja a partir de fundamentos bíblico-teológicos da Reforma Protestante, com ênfase na apropriação das metas missionárias como impulso para novas práticas comunitárias”, enfatizou Schulz.