Em sua terceira reunião anual, o Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense tomou uma decisão especial: destinar 50% de seu superávit anual ao Fundo Sinodal de Solidariedade Missionária. Com isso, há um incremento financeiro substancial em ações missionárias dentro do âmbito sinodal, mas também além.
Originalmente, esse Fundo Missionário é composto por 0,5% das arrecadações de comunidades e paróquias do Sínodo. Historicamente, já foram auxiliadas paróquias que alcançaram sua viabilidade financeira. Outras paróquias, especialmente as que possuem reduzido número de membros, são auxiliadas de forma contínua fomentando seu crescimento integral.
Em 2026, serão investidos mais de 300 mil reais em projetos missionários e solidários – sem qualquer necessidade de devolução. São auxílios à manutenção de Campos de Atividade Ministerial, na edificação de uma nova comunidade, em atividades junto a uma instituição de recuperação de pessoas com dependência química e de jogos, bem como ao apoio à missão da Igreja em Sínodo parceiro.
Para o Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann, “percebe-se uma consciência crescente na cooperação e solidariedade missionária de comunidades e paróquias do Sínodo. Cada qual tem suas preocupações, necessidades e clamores, mas, ainda assim, percebem que a missão de Deus vai além dos muros locais”, finaliza.
A reunião do Conselho Sinodal aconteceu a 08 de novembro, na Paróquia Vale do Iguaçu, em Porto União/SC.