No dia 24 de maio de 2025, mais de 150 pessoas estiveram reunidas na Comunidade em Serra Grande I, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Gramado, para a 28ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho. As pessoas foram recepcionadas com um delicioso café da manhã, preparado pela comunidade local.
A Assembleia começou com a saudação do Presidente, Celso Nicolau Kerber, e celebração no templo da comunidade, tendo como celebrantes o P. Me. Eduardo Paulo Stauder (Pastor Sinodal), P. Carlos Romeu Dege (Pastor Vice-Sinodal), P. Maurício Nagel (Gramado – Centro), P. Jorge Rucks Hirt (Rolante), Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira (Assessor Teológico de Formação e Diaconia) e P. Dr. Paulo Butzke (representante da Presidência da IECLB), que trouxe a pregação sobre as parábolas do semeador e do grão de mostarda. O culto teve os hinos conduzidos pelo Coral Vozes de Esperança. Na ocasião também foi instalada a Coordenação do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), gestão 2025-2026. Após, as pessoas retornaram ao salão comunitário, onde foi verificado o quórum, que preenchido permitiu a continuidade da Assembleia.
O P. Paulo Butzke foi o palestrante da Assembleia, enfatizando pontos acerca do Tema do Ano 2025 da IECLB, entre os quais missão da Igreja; compromisso em compartilhar a generosidade de Deus; sacerdócio geral das pessoas crentes. As pessoas participantes puderam registrar impressões quanto à arte do tema: alegria, inclusão, diversidade, vida, Criação, abundância, multiplicação. Para fomentar as reflexões, o assessor propôs uma dinâmica a partir do material “Nossa Equipe”. Cada grupo de 6 pessoas poderia escolher 5 personagens bíblicos que viabilizem a missão na sua comunidade. Os diálogos em grupo foram enriquecedores. Ao final da palestra, pessoas da Diretoria do Conselho Sinodal entregaram uma lembrança e agradeceram pelas contribuições do P. Paulo Butzke.
Ainda pela manhã, foi lida a ata da primeira parte da Assembleia pela Secretária Úrsula Loth. Após algumas retificações, foi aprovada. O Presidente ainda acolheu o Prof. Dr. Oneide Bobsin e representantes da Faculdades EST que estavam presentes. Antes do almoço, o grupo cantou agradecendo pelo alimento servido.
No turno da tarde as atividades foram retomadas. O P. Jorge Rucks Hirt trouxe algumas palavras sobre sua representação do Sínodo no Conselho da Igreja. Na sequência, o Presidente do Conselho Sinodal, Alécio Patzlaff, apresentou o relatório das atividades do Sínodo: auxílios prestados e recebidos durante a enchente de 2024; eventos nacionais da IECLB; agradecimentos pelo empenho das lideranças e ministros e ministras.
O Assessor Teológico de Formação e Diaconia, Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira, apresentou o relatório das suas atividades, dentre as quais se destacam: formação de lideranças jovens (Estação Jovem, Acampa de Carnaval); Saúde e Alimentação; Encontro Sinodal de Diaconia; Seminário de Formação de Lideranças Comunidades Criativas, em parceria com a Secretaria da Ação Comunitária da IECLB; Retiros de Jovens, Acompanhamento às Coordenações Sinodais. Na esfera da Diaconia, destacou os projetos para angariar fundos em favor das comunidades atingidas pela enchente em maio de 2024 (mais de 01 milhão de reais); Jejum Diaconal 2025, em favor do Lar Padilha; Tenda da Misericórdia em 3 Dias da Igreja; e demais atividades englobadas na rotina do Sínodo (Dia da Igreja, Reuniões da diretoria do Conselho Sinodal, Boletim Informativo Eletrônico, CONGRENAJE, Planejamento Missionário Sinodal; Acompanhamento a Planejamentos Missionários de Paróquias). Por fim, falou sobre a participação no Fórum de Missão da IECLB em 2024, palestras que ministra em cursos da IECLB, além da representação da Igreja na Diakonia das Américas e do Caribe (DOTAC), sendo nesta última eleito presidente para a gestão 2025-2029.
A seguir, o P. Me. Eduardo Paulo Stauder, apresentou o relatório das atividades desempenhadas na função de Pastor Sinodal, destacando a generosidade que moveu o Sínodo durante e após a enchente. Abordou a importância do Plano Nacional de Ofertas, da Campanha Vai e Vem e das Ofertas para a OGA (Obra Gustavo Adolfo. Lembrou da celebração dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil. Diversas comunidades colocaram placas comemorativas pelos 200 anos, organizaram celebrações comemorativas e sessões solenes nas Câmaras de Vereadores. Falou sobre o Dia da Igreja: dons a serviço da vida, realizado simultaneamente nos 04 núcleos do Sínodo; Concílio Geral da Igreja; Coordenações sinodais; Seminário Comunidades Criativas; CONGRENAJE (organização, voluntariado); Encontro de Ministros e Ministras eméritas. Ainda, agradeceu ministros, ministras, candidatos e candidatas do PPHM que estiveram no Sínodo até o início deste ano e lideranças comunitárias, que tornam possíveis a realização das atividades locais e sinodais.
O Relatório financeiro do Sínodo foi trazido por Iloiva Schmitt e Patrícia van Grol, Tesoureiras da Diretoria do Conselho Sinodal. Na apresentação, enfatizaram os recursos necessários para o auxílio de comunidades e paróquias em decorrência da enchente de 2024 (Fundo de Solidariedade Sinodal; Fundo Calamidades IECLB). Apresentaram os orçamentos já aprovados pelo Conselho Sinodal para 2025, referendados pela Assembleia. E, trouxeram o parecer do Conselho Fiscal relativo a 01.01.2024 até 31.12.2024, o qual favorável.
Pessoas jovens do COSIJE falaram sobre a mobilização para o CONGRENAJE 2025, ressaltando que este será o maior evento da IECLB até o momento. Incentivaram as comunidades e paróquias representadas na Assembleia para a doação de bergamotas (símbolo levado para o CONGRENAJE 2023 pelo Sínodo) e agasalhos, que serão destinados a jovens que vêm de todo o país para o evento e que não conhecem o frio do inverno gaúcho.
A Assistente Administrativa Sinodal, Roselei Stresser, falou sobre o SIG (Sistema Integrado de Gestão) da IECLB, que está sendo implementado em várias paróquias do Sínodo, cuja meta é alcançar todas. Sinalizou que o SIG facilita a gestão administrativa e financeira a nível de IECLB, além de auxiliar na missão da Igreja. Incentivou a adesão ao programa para unificação das informações comunitárias e paroquiais, e falou sobre a participação do Sínodo no GT 2 da IECLB: grupo que auxilia nos trabalhos de implementação e ajustes do SIG.
Dando continuidade à pauta da Assembleia, foram abordados assuntos diversos:
- Diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos: apresentação do Lar. Agradecimento pelo Jejum diaconal e pelo apoio a diversas iniciativas.
- Campanha Vai e Vem, P. Adelar Appelt: motivação para a participação e ofertas.
- Liderança da Comunidade Evangélica de Picada 48: Oferta Sinodal de 27 de julho, em favor da Pintura do templo da comunidade, o mais antigo da IECLB em uso, com 175 anos de história.
- Doações da Assembleia para o Lar Santíssima Trindade de Três Coroas: justificativa e agradecimento pelo P. Oscar Lehmann.
- Os panôs partilhados durante o Dia da Igreja retornaram para as paróquias de origem.
Direcionando para o final dos trabalhos, a Comissão da Mensagem da Assembleia, composta por Luiz Henrique Seidel, Amanda Gabriele Siebeneichler, Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira e Pastora Ma. Jéssica Laís Kriese Duffeck, apresentou a mensagem, aprovada por unanimidade. O texto pode ser acessado na íntegra ao final deste boletim.
A aprovação da ata referente à segunda parte da Assembleia foi encaminhada para o Conselho Sinodal. A Assembleia foi encerrada pelo Presidente. As palavras de bênção foram proferidas pelo Pastor Sinodal Eduardo Stauder e pelo Pastor Paulo Butzke.
Agradecemos pela dedicação da equipe da Comunidade Serra Grande I pelas deliciosas refeições servidas e pela carinhosa acolhida, bem como pela participação de cada pessoa que compareceu à Assembleia. Que Deus siga abençoando os trabalhos de cada comunidade, paróquia e do Sínodo, e que possamos compartilhar a Sua infinita generosidade.
Juliana Kupske Raddatz
pela Equipe de Comunicação do Sínodo Nordeste Gaúcho