Entre os dias 2 e 4 de maio, em um final de semana lindo, alegre e ensolarado, aconteceu, no Sítio do Jacaré do Papo Amarelo, em Lomba Grande, Novo Hamburgo, o Acampamento Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos.
O evento reuniu, ao todo, 62 pessoas de 16 paróquias do Sínodo Rio dos Sinos e três participantes de três paróquias do Sínodo Nordeste Gaúcho.
Com o tema “A partir do coração” – mesmo tema do CONGRENAJE (Congresso Nacional da Juventude Evangélica), que acontece de 27 de julho a 01 de agosto em Igrejinha – as pessoas jovens puderam refletir sobre como Cristo caminha com cada um e cada uma. Com base no texto de Lucas 24.13-35, que menciona o encontro de Jesus com dois discípulos no caminho de Emaús, o grupo conversou sobre como Ele fala ao coração e sobre o que traz motivação para testemunhar e servir a Deus. Os momentos de reflexão foram ministrados pelos integrantes da coordenação do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), Thamires Raquel Hinkel, Natan Schumann e Ana Lena Grosse e também pela Pa. Cleide Olsson Schneider, Orientadora Teológica do COSIJE.
As pessoas jovens participaram de uma oficina de confecção de corações de origami, deixando o clima descontraído e o ambiente cheio de alegria e cor. Balões em formato de coração também foram enchidos e levados à área externa do Sítio, onde foi gravado um vídeo. Estas duas ações foram feitas para motivar as JEs a participarem do CONGRENAJE.
No Acampamento, aconteceu ainda o Congresije (Congresso Sinodal da JE). Para acompanhar o Congresso e a eleição da nova coordenação do COSIJE, esteve presente o Pastor Vice Sinodal Cláudio Kupka. No culto de sábado à noite, o Pastor Cláudio conduziu o ato de instalação da nova coordenação.
Além da Pa. Cleide, também estiveram presentes junto dos grupos de jovens a pastora Andressa Ávila Cleveston, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Trindade de Santo Antônio da Patrulha, a pastora Mirian Bartz, ministra na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Matriz, em Porto Alegre e o pastor Isaías Steinmetz, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Leopoldo.
Sobre o acampamento, a Pa. Cleide pontua: “foi um momento especial de fortalecer vínculos da JE no Sínodo e o compromisso com uma fé ativa no amor, que vem do Cristo que caminha ao lado de cada um e cada uma de nós.”
Foi um final de semana leve, divertido e muito valioso, repleto de aprendizado e comunhão. Com certeza, cada um e cada uma que participou do Acampamento, volta para sua casa com o coração preenchido de amor, de alegria e de motivação para servir de acordo com o dom que Deus lhe deu.
Texto: Ana Carolina Walzburger/ Comunicação do Sínodo Rio dos Sinos
Fotos: Arquivo COSIJE