Cerro Largo – julho de 2025
Com uma programação marcada por emoção, resgates e reencontros, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Cerro Largo celebrou, no domingo, 13 de julho, os seus 50 anos. A data histórica foi celebrada com culto jubilar festivo, solenidade comemorativa, almoço e sarau dançante, reunindo lideranças eclesiásticas, autoridades civis, membros da comunidade e visitantes.
O cinquentenário foi o ponto alto de uma série de atividades que marcaram o ano de 2025, com o resgate da memória histórica, homenagens e ações especiais que reforçaram a identidade e o compromisso da comunidade com a missão cristã.
Uma história de fé e recomeço
A presença luterana em Cerro Largo remonta ao início do século XX, com a fundação da antiga colônia Serro Azul, em 1902. À época, os primeiros imigrantes de fé evangélica luterana organizaram a Deutschen Evangelischen Gemeinde zu Serro Azul, comunidade que teve como figura de destaque o professor e pastor leigo Helmuth Smidt. Dificuldades internas e a condição de minoria religiosa levaram muitos luteranos a se deslocarem para outras localidades.
O “recomeço” aconteceu décadas depois, com o retorno de famílias evangélicas à cidade. No dia 22 de julho de 1975, foi oficialmente fundada a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Cerro Largo, como parte da Paróquia Martin Luther de Dona Otília. A primeira diretoria foi eleita na mesma ocasião, dando início a uma nova etapa da vida comunitária.
Desde então, foram muitos os desafios e conquistas. O primeiro templo e salão em madeira, a construção da churrasqueira, a edificação do novo templo inaugurado em 2010 e, mais recentemente, a construção do novo pavilhão social — cuja inauguração está prevista para novembro deste ano — marcam a trajetória de perseverança e compromisso da comunidade.
Celebração com presença de autoridades e homenagens
A programação comemorativa iniciou com o culto festivo, conduzido pelo pastor local Felipe Hobus Vollrath, e contou com a participação do Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense Fábio Bernardo Rucks e do Pastor Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense Fábio Steinert.
Em sua pregação o Pastor Sinodal Fábio Rucks manifestou sua alegria em participar de um marco tão importante na caminhada de uma comunidade. Além disso, baseado no texto previsto para a pregação de domingo Lucas 8.26-39, destacou o fato de que temos que ser uma igreja que acolhe as pessoas em suas dores, angustias, sofrimentos. Estar ao lado, acolher as pessoas assim como elas são, é marca de uma Igreja Cristã. E essa é a Igreja que buscamos ser. Que transforma vidas, amando como Cristo nos amou.
O culto contou ainda com presença especial e apresentação do Coral de Trombones da Paróquia de Senador Salgado Filho.
Após o culto, o salão comunitário foi o palco da solenidade comemorativa dos 50 anos, conduzida com organização e reverência. A solenidade foi iniciada com nova apresentação do coral de trombones, enchendo o espaço de música, emoção e celebração.
Durante seu pronunciamento, a presidente da Comunidade, Sra. Fabiane Gabriela Bloch Blanke, ressaltou que os 50 anos de história representam muito mais do que a construção física da comunidade — são vidas unidas por um propósito maior, guiadas pela fé, perseverança e a certeza de que Deus tem sido a força que os sustentou em cada desafio e continuará a conduzi-los rumo ao futuro.
Durante o ato solene, que contou com a presença do Prefeito Municipal, Sr. Protásio Pedro Butzen, foram feitos pronunciamentos de autoridades, lideranças e pessoas homenageadas. A leitura do texto histórico dos 50 anos foi realizada por Felipe Bloch Blanke, que também coordenou o trabalho de pesquisa e organização do acervo documental da comunidade.
Em seguida, houve o descerramento da placa comemorativa, homenagens a ex-presidentes, pastores e pastoras e o lançamento oficial do livro digital “Luteranos em Cerro Largo – 50 anos de um recomeço”, que reúne relatos, fotografias e marcos da caminhada comunitária. O material está disponível em https://drive.google.com/file/d/1ovGj4JEh4Qb5rjxO0W00yn5T16A0purp/view?usp=sharing
Comunhão e festa
Após a solenidade, foi servido o Tradicional Churrasco no salão da comunidade, reunindo e integrando as pessoas presentes, o clima de alegria e reencontros deu o tom do evento, marcado por abraços, lembranças e espírito comunitário.
A programação prosseguiu com um sarau dançante, promovendo momentos de confraternização e celebração da vida em comunidade.
Compromisso com o futuro
Ao completar 50 anos, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Cerro Largo reafirma seu compromisso com a missão cristã, com a vivência da fé e com o serviço à sociedade. As comemorações não encerram um ciclo, mas marcam o início de uma nova etapa — com esperança renovada, fé firmada em Cristo e gratidão a todas as pessoas que ajudaram a construir esta bela história.