Com muita alegria e gratidão, celebramos no último domingo, 17 de maio, os 103 anos de inauguração do templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em Farroupilha, ocorrido em 21 de maio de 1922, além dos 10 anos de inauguração do Centro Comunitário Luterano, ocorrido em 17 de maio de 2015. Esse espaço tem sido um verdadeiro local de acolhimento, promovendo festividades municipais e momentos especiais para famílias.
Ao pesquisar um pouco sobre a história do templo, descobrimos que as primeiras famílias que chegaram aqui construíram uma igreja que se tornou refúgio, um lugar de encontro, celebração, comunhão, aconchego, esperança e luz. Relatos dizem que, entre 1912 e 1916, já havia momentos de meditação, cantos e orações na casa do Sr. João Carlos Frederico Fetter e de Elizabeth Noll. Depois desse período, os cultos passaram a acontecer a cada três semanas na casa do Sr. Guilherme Engers, sempre ministrados pelo Pastor Curt Haupt. Foi nesse tempo, entre 1917 e 1921, que nasceu a ideia e a vontade de construir uma igreja e fundar a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana na cidade de Farroupilha.
Assim, no sábado, dia 17, a comunidade se reuniu em culto de ação de graças a Deus. Durante a pregação, refletimos sobre o texto de Apocalipse 21.1-6, lembrando que a fé e a esperança sempre estiveram presentes em nossas famílias e na caminhada desta comunidade. Deus tem enxugado nossas lágrimas e nos fortalecido ao longo desses 103 anos de história. Essa esperança nos fortalece e nos inspira a seguir firmes na fé, confiantes de que Deus realiza suas promessas e nos guia em sua generosidade.
Louvado e engrandecido seja o Senhor que tem abençoado e acompanhado a história desta comunidade e suas famílias até aqui, e certamente assim o fará para todo o sempre! Assim, junto com o salmista podemos celebrar: “Cantem uma nova canção a Deus, o Senhor, pois ele tem feito coisas maravilhosas”, pois “até aqui o Senhor nos ajudou”. Parabéns a todos e todas nós que fazemos parte desta história de fé e amor a Deus.
Diácona Telma Merinha Kramer
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Farroupilha