Celebração especial contou com a presença do Pastor Geraldo Graf, natural da localidade, e relembrou momentos marcantes da fundação da Comunidade de Sussuí em Engenheiro Beltrão-PR.
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Sussuí, no município de Engenheiro Beltrão-PR, celebrou no dia 18 de maio um emocionante Culto de Ação de Graças, marcando oficialmente o início das comemorações pelos 75 anos de fundação da comunidade, instituída em 07 de janeiro de 1950.
A celebração contou com a presença do Pastor Geraldo Graf, natural de Sussuí, que conduziu a pregação com base no Salmo 98, exaltando a fidelidade de Deus ao longo das gerações e o chamado à gratidão e à generosidade como marcas da vida cristã. Em sua introdução, o pastor Geraldo Graf compartilhou um testemunho pessoal comovente, relacionado às origens da comunidade:
Infelizmente, eu não me lembro dos inícios da comunidade. Eu nasci em 1951, quando as famílias já se reuniam como comunidade. Tanto que fui batizado num culto realizado na residência, se não me engano, de meu tio Paulo Graf, batismo realizado pelo Pastor Hans Zischler, de Rolândia-PR. Na época, a construção do templo da igreja era um sonho, que já virara projeto. Em maio de 1952, quando estavam preparando o terreno para a construção do templo, aconteceu o acidente que tirou a vida de meu pai, Carlos Graf. Em 1955, quando finalmente puderam inaugurar o templo, eu já não estava mais aqui em Sussuí, pois fora adotado um ano antes por meus tios de Taió-SC.
A mensagem reforçou a importância de cada cristão louvar com entusiasmo, como resposta ao agir constante de Deus na história da igreja e na vida de cada pessoa. Como motivação, a comunidade foi lembrada de que Martim Lutero introduziu nos cultos o canto comunitário, valorizando a música como expressão de fé. Na introdução de seu primeiro hinário, Lutero escreveu:
Cantai ao Senhor um cântico novo, pois Deus alegrou nosso coração e nossa mente através de seu Filho amado, o qual Ele nos deu para nos salvar do pecado, da morte e do mal. Quem nisso crer firmemente, não conseguirá deixar de se alegrar e cantar, de anunciar isto para que também outras pessoas ouçam e se alegrem e se juntem a nós.
A história da Comunidade de Sussuí está diretamente ligada ao processo de colonização da região de Engenheiro Beltrão, com a chegada de famílias luteranas — especialmente oriundas de Taió-SC — como as famílias Graf, Hendrich e Roder, que se estabeleceram na localidade a partir de 1948. Os primeiros cultos foram realizados na casa da família Graf, com o atendimento pastoral do Pastor Hans Zischler, da Paróquia de Rolândia.
A fundação oficial da comunidade ocorreu em 07 de janeiro de 1950, durante assembleia realizada na residência de Paulo Graf. Em 1952, o trágico acidente que vitimou Carlos Graf, então tesoureiro da comunidade, levou os membros a decidirem construir o templo no local do acidente, como forma de homenagem. O templo de madeira foi concluído e inaugurado em 1956. Em 2000, a comunidade inaugurou o atual templo de alvenaria, preservando no local do antigo templo um memorial a Karl Graf.
Após o culto de Ação de Graças, a celebração seguiu com um almoço comunitário e um delicioso café da tarde, em que cada família contribuiu com saladas, carnes e acompanhamentos, simbolizando a comunhão e a partilha entre irmãs e irmãos na fé.
Em espírito de gratidão, a Comunidade de Sussuí segue reafirmando sua missão: viver e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em seu contexto local. As celebrações pelos 75 anos continuarão ao longo de 2025, com programações especiais que recordarão a caminhada histórica da comunidade e o compromisso com o futuro.
Texto: Miss. Romildo Ricardo Ramlow
*Leia a pregação do culto, fazendo download do documento abaixo.