Na última sexta-feira, 11 de julho, representantes da Diretoria Nacional da Legião Evangélica Luterana (LELUT) realizaram uma visita à Sede Nacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Porto Alegre/RS.
Na comitiva da LELUT estavam Sírio Tribess (Presidente), Ingo Bartz Strohschoen (Vice-presidente), Horst Berndt (Vice-secretário) e o Pastor Paulo Roberto Franke (Assessor Espiritual). O grupo foi recebido pela Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz; pelo Pastor Marcos Bechert, Secretário Geral; e pelo Pastor Olmiro Ribeiro Júnior, Secretário de Ação Comunitária.
O encontro teve como objetivo apresentar a nova presidência da LELUT e fortalecer os laços entre a organização e a Sede Nacional da IECLB. Temas, como o papel dos homens na vida comunitária da Igreja, o ecumenismo e os desafios dos grupos da LELUT estiveram em pauta. Também houve diálogo com diferentes setores da Sede Nacional, como a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias; Coordenação de Música; Coordenação da Juventude Evangélica (JE); e o Núcleo de Projetos.
A Diretoria Nacional da LELUT compartilhou sua preocupação com o fortalecimento da participação masculina nas comunidades. Um grande desafio é animar e ampliar os grupos da LELUT em todo o país.
A visita antecede a XIV Convenção Nacional da LELUT, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro de 2025. O evento será em Medianeira/PR, sob o tema “Compartilhar a generosidade de Deus: LELUT em crescimento na diaconia, missão e fé.”
O QUE É A LELUT
A LELUT (Legião Evangélica Luterana) é uma organização religiosa de homens e um Setor de Trabalho da IECLB. Ela possui estatuto e regimento interno próprios, e tem atuação em âmbito nacional, sinodal e local. Ela promove o bem-estar dos homens, com encontros para reflexões bíblicas e palestras. Valoriza a convivência, atividades de integração e lazer. Da mesma forma, incentiva legionários a colocarem seus dons a serviço de sua comunidade.
A cada dois anos, a LELUT realiza a Convenção Nacional do Homem Luterano. Acesse a página da LELUT e conheça os núcleos oficializados.