Na noite do dia 02 de outubro, cerca de 90 lideranças participaram da reunião de divulgação prévia das estatísticas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
O encontro iniciou com saudação do Pastor Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente, e do Pastor Marcos Bechert, Secretário Geral da IECLB. Na sequência, a Pastora Presidente, Sílvia Beatrice Genz, conduziu a meditação e oração.
O que são as estatísticas da IECLB
As estatísticas da IECLB são resultado de uma extensiva coleta de dados realizada nas Comunidades e Paróquias da Igreja. Os dados dizem respeito ao número de membros e às atividades, tais como cultos, grupos e iniciativas.
As estatísticas permitem saber quem somos e o que fazemos. Além disso, elas dão indicativos para sabermos onde, para quem e para o que direcionamos os esforços das ações missionárias.
A coleta de dados aconteceu no período de abril e junho de 2025 e se refere ao ano de 2024. O processo foi realizado por meio de aplicativo, criado especialmente para esta finalidade. A proporção de Comunidades que participaram é bastante significativa: 97,4%.
Alguns indicativos das estatísticas 2025
A análise completa dos dados ainda não está disponível, mas já é possível ter um panorama geral.
Observa-se que a maior parte da membresia da IECLB se constitui por pessoas na faixa de 30 a 59 anos (cerca de 42%). Chama atenção que o número de adolescentes (11-14 anos) é menor do que o número de pessoas idosas acima de 80 anos.
Dentre os grupos comunitários, destacam-se o trabalho com mulheres (OASE e grupos de mulheres), ensino confirmatório, estudo bíblico, música (canto, coral, instrumental) e culto infantil.
Desde 2010, observa-se uma redução do número de membros na IECLB. Embora a tendência continue, percebe-se um relativo equilíbrio entre o número de admissões e desligamentos. De forma positiva, há um significativo número de pessoas que ingressam na IECLB por profissão de fé.
A queda no número de nascimentos, apontada no Censo Demográfico do IBGE, é um dos fatores para o leve declínio na membresia da Igreja. Neste sentido, o número de sepultamentos supera o número de batismos. A baixa natalidade igualmente se reflete na redução do número de confirmações.
Entre os motivos para o ingresso na IECLB estão os ensinamentos da igreja, a forma e estilo da pregação, a liturgia, o convite de uma pessoa, redes sociais e materiais diversos.
Encaminhamentos a partir das estatísticas
O objetivo das estatísticas é auxiliar as Unidades de Missão da Igreja em seu planejamento. Por isto, os dados ficarão disponíveis para todas as lideranças que têm a responsabilidade da gestão e do planejamento. Assim, quando concluída a análise, o material será encaminhado a cada Sínodo da IECLB. Comunidades e Paróquias poderão, então, solicitar os dados ao respectivo Sínodo.
Após a apresentação dos principais dados, houve um momento de diálogo para partilha de impressões e perguntas. Ao final, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, Pastor Ismar Schiefelbein, conduziu o grupo em oração.