Prédica – Efésios 5.8-14 – 4º Domingo na Quaresma – 15/03/2026
“Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” – João 3.14-15.
15/03/2026 – 4º Domingo na Quaresma
Prédica: Efésios 5.8-14
Leituras bíblicas: 1 Samuel 16.1-13 * Salmo 23 * João 9.1-41
Pastora Emérita Alice Liane Klostermeyer Griebeler – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Em João 3.14-15, lema da semana, está escrito: “Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.” Com esta palavras, acolho vocês da comunidade e visitantes. Celebremos este culto com fé, esperança e amor, nos fortalecendo para viver na luz!
CANTO DE ENTRADA
Nº – 13 – LCI – Corações em fé unidos
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Estamos em união, neste culto, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Cantamos:
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº – 3 – LCI Deus Trino
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Amado Deus! Obrigada pelo que és por nós! Somos pessoas imperfeitas, confiamos em quem não defende causas pelo bem comum, nem sempre nos deixamos guiar pela tua vontade, ficamos em cegueira diante das injustiças, opressões, ódio, divisões, não se tem mais vergonha das falcatruas praticadas, se pratica injustiças a luz do dia, não se distingue verdade de mentiras. Por isso, mais do que nunca, precisamos do perdão que nos transforma em humanos/as. Confiando no perdão que transforma, clamamos: Perdão, Senhor, perdão:
Nº – 35 – LCI – Perdão, Senhor, perdão:
ANÚNCIO DO PERDÃO
Em Salmos 86:5 está escrito: “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam”. Com estas palavras, possamos sentir que Deus nos oferece perdão por Jesus Cristo. Deus nos ajude a viver o perdão.
KYRIE
Deus é bom pastor que cuidada de nós, e nos dá liberdade e temos sofrimentos, causados por nós ou não. Assim pelos nossos, e todas as pessoas em sofrimentos, clamamos: pelas dores, cantando:
Nº – 56 – LCI – Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus nos ouve, ajuda. Por tudo que Ele é por nós, o louvamos cantando:
Nº – 101 – LCI – Bendirei ao Senhor em todo tempo
ORAÇÃO DO DIA
Deus Eterno, agradecemos-te pelo teu cuidado, amor, confiança em sermos luz. Prepara nossos corações e mentes neste momento para receber a tua Palavra. Pela Palavra, dá-nos o alimento que necessitamos para nossa vivencia de fé. Fortalece-nos para vivermos tua orientação. Fala conosco, Senhor. Assim, oramos em nome de Cristo, que contigo e o Espírito Santo vivem e reinam em todo tempo! Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Samuel 16.1-13
2ª Leitura Bíblica: Salmo 23
Aclamamos ao Evangelho cantando:
Nº – 187 – LCI – Aleluia
3ª Leitura Bíblica: João 9.1-41
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº – Nº – 155 – LCI – Deus é meu amparo
PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Efésios 5.8-14
No texto para a nossa reflexão no dia de hoje, o apóstolo Paulo aponta para uma um tema presente na Bíblia, a saber: a Luz (como algo bom) contra as Trevas (como algo mal). A luz expressa majestade e glória de Deus. Ela também indica que Deus quer revelar-se ao ser humano: “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos” (Sl 43.3). Os v. 9 e 10 são como um chamado para a vida na luz, de todas as pessoas batizadas em nome do trino Deus. Bondade, justiça, verdade e o agradar a Deus podem ser apresentados como um caminho cheio de luz para cada pessoa e família. Bondade é algo que experimentamos. É o que se faz. É a disposição em fazer o bem para a vida daquelas pessoas que Deus colocou ao nosso alcance. A justiça é indispensável para estabelecer bons relacionamentos. Podemos aqui nos lembrar da importância da honestidade, do ser correto e justo/a. O contrário dessa luz são as trevas. Trevas representam toda a maldade humana, a opressão, ganância, mentira, ódio, desprezo, descuido. Os versículos 11 a 13 tratam das obras infrutíferas das trevas e, de forma enfática, Paulo pede que ninguém do povo de Deus se torne participante ou parceiro dessas. Uma vez que as trevas foram banidas com a vinda da luz, não devemos ser cúmplices delas. O versículo 14 tem o desafio para despertar da insensatez e do pecado . Estar no pecado é descrito como estar morto espiritualmente (Ef 2.1), mas o dom de Deus em Cristo Jesus é uma nova vida. É Cristo Jesus que nos faz filhos e filhas da luz. Ninguém pode despertar sem essa luz que vem de Jesus. Essa luz revela que o pecado nos separa de Deus e do nosso semelhante, mas ela também nos mostra a vontade de Deus e une-nos com ele.
É interessante, também lembrar o quanto este texto de Efésios 5.8-14 nos lembra as palavras de Jesus no evangelho de Mateus, quando Jesus diz aos discípulos durante o Sermão do Monte: Vocês são a luz do mundo. (Mt 5.14). Mas antes de qualquer coisa, ao abordar este tema de Luz em meio a um mundo de escuridão, Paulo nos lembra as palavras de Jesus, mas também nos faz um convite.
Um convite para que, estando nós em Cristo, estamos na luz e sejamos também como luzes que orientam e iluminam tudo a nossa volta. É verdade que não como alguém que tem luz própria, mas como alguém que recebe a luz de Cristo, não para brilhar e ofuscar, mas para iluminar. Luz é importante, quando por algum motivo, estamos em casa e de repente a luz faltar, o local que antes era visível, se torna em caos, não enxergamos nada além da escuridão, parece que tudo o mais sumiu. Nós recebemos o chamado a sermos Luz em um mundo cada bastante escuro, opaco e sem sentido. Não é tarefa fácil, mas nós sabemos que Jesus está conosco, abre nossos olhos. Deus está conosco, Ele é pastor que cuida.
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). Nosso Senhor dirige essa palavra a todas as pessoas batizadas Que, nosso Senhor nos ilumine para vermos o quanto nossa vida pode alegrar, animar e abençoar as pessoas que nos cercam. Sejamos luz! Amém
HINO
Nº – 582 – LCI – Há Sinais de paz e de graça
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra e como testemunho de nossa fé, a confessamos com mas palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº – 604 LCI – Guia-nos Jesus
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Oremos: Senhor Deus, Graças te rendemos pois por mais que em muitas situações, tudo parece ficar escuro e confuso, Tu estas conosco. Faze-nos Senhor Deus, cada vez mais sensíveis em ver as situações das pessoas em escuridão. Senhor, tua palavra nos diz que em ti somos luz. Queremos ser luz em nossa família, em nosso trabalho, entre nossos colegas. Que nas trevas, Senhor, nós possamos ser uma clara luz que tu acendeste. Que nossa comunidade, ó Deus, seja luz aqui onde vivemos e reflita a luz de Cristo. Que nós não tenhamos vergonha de testemunhar teu evangelho. Que consigamos sendo luz, amparo e alento a todas as pessoas a nossa volta. Ampara as pessoas doentes, que sintam teu amor e cuidado. Consola as famílias enlutadas. Abençoa todo trabalho honesto. Que autoridades sejam honestas e trabalhem pelo bem comum. Ajuda a nós e todas as pessoas. Que as famílias vivam em harmonia e cuidado. Que nossas Comunidades sejam unidas. Tudo o mais que não conseguimos expressar aqui, agora o fazemos na oração que o próprio Jesus nos ensinou, dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
ENVIO: Vamos na Paz do Senhor, e sirvam a Ele com Alegria, nos deixando guiar por Deus, na luz. Amém
CANTO FINAL
Nº – 567 LCI – Canção do Cuidado