Com o foco na formação de novas lideranças, o Sínodos Rio dos Sinos deu início no domingo, dia 25 de janeiro, à oitava edição da Escola de Líderes Jovens – Estação Jovem. Participam desta edição 46 pessoas jovens, sendo 38 do Sínodo Rio dos Sinos, seis do Sínodo Nordeste Gaúcho e duas do Sínodo Centro-Campanha Sul.
As atividades ocorrem até o dia 1º de fevereiro no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo. Também integram o grupo 16 pessoas jovens responsáveis pela coordenação. A orientação teológica está sob responsabilidade da pastora Cleide Olsson Schneider, com apoio dos pastores Isaías Steinmetz e Carlos Heinz Eberle.
O primeiro dia foi marcado por atividades de integração e o culto de abertura, ministrado pela pastora Cleide Olsson Schneider na capela do prédio S. Com base nos textos bíblicos de Salmo 145.8-21 e Filipenses 4.4-9, as pessoas jovens refletiram sobre a importância e o poder da oração. “Por meio da oração, nos aproximamos ainda mais de Deus, seja de forma coletiva, seja em conversa íntima com Ele, quando buscamos o conforto, agradecemos pelas dádivas ou intercedemos por alguém”, lembrou a ministra.
A pastora Cleide ainda enalteceu que o Estação Jovem deixará marcas em cada participante. “Vivenciaremos nesta semana dias bonitos que deixarão marcas no coração de cada um e cada uma de vocês. Todas essas marcas de Deus são maravilhosas, mas algumas dessas serão definitivas. Como é bom ter a presença de vocês em mais uma edição do Estação Jovem”, frisou.
Em sua saudação, o pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, convidou as pessoas jovens participantes a viverem o seu tempo. “Aproveitem este tempo para ouvir o que Deus tem a dizer para vocês. Olhem para si mesmos, se autoconheçam e conheçam a sua Igreja, a IECLB”, ressaltou.
O ministro responsável pela pastoral da Faculdades EST, Carlos Heinz Eberle, enalteceu a importância da instituição ser a sede da formação. “Somos um importante espaço de formação dentro da IECLB. Então, é uma alegria para a EST receber cada um e cada uma de vocês e sediar o Estação Jovem desde a sua primeira edição”, afirmou.
O tesoureiro do Conselho Sinodal, Paulo Roberto Nunes, reforçou que o Estação Jovem é o principal programa de formação de jovens lideranças do Sínodo Rio dos Sinos. “Vocês são o futuro da nossa IECLB. Que vocês possam vivenciar esta oportunidade que oferecida pelo Sínodo”, pontuou.
Após a celebração, as pessoas participantes se reuniram no Auditório Dr. Ernesto Schlieper para as orientações gerais e informações de como será a programação ao longo da semana, além de estabelecer, de forma conjunta, as regras de convivência. As atividades se concentram no prédio S da Faculdades EST.
O Estação Jovem
O Estação Jovem é direcionado para pessoas jovens de 14 a 29 anos, que receberão capacitação para o exercício da liderança jovem nos grupos de Juventude Evangélica e outras atividades comunitárias. As atividades serão ministradas pela equipe Coordenadora do Estação Jovem, formada por integrantes da Coordenação Sinodal da Juventude Evangélica (Cosije).
Durante toda a semana, as pessoas jovens participarão de aulas e oficinas de criação de cultos, liturgias e meditações, confessionalidade luterana, história da Igreja e da Bíblia, música, entre outras. Este ano, o eixo central é a estrutura e organização da IECLB e, por isso, a saída de campo que ocorre na quinta-feira, dia 29, tem como destino a sede nacional da Igreja, em Porto Alegre.
Já durante as noites, ocorrem as celebrações criativas, dentre elas, o Culto de Tomé, Ágape e a Celebração do Caminho, que é uma liturgia desenvolvida no Estação Jovem. A programação das atividades inicia às 7h30, com café da manhã, e segue até às 22h, aproximadamente.
O Estação Jovem é divido em dois módulos. Após a participação nos dois módulos, as pessoas jovens estão aptas para a formatura, que ocorrerá na manhã do dia 1º de fevereiro, durante o culto de encerramento, que, a princípio será realizado às 10h no centro comunitário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Leopoldo, no Centro. A celebração é aberta para familiares, ministros, ministras e pessoas convidadas. Este ano, 19 pessoas jovens serão diplomadas.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos