nos dias 17 e 18 de junho, com a assessoria do professor e consultor Marcelo Blume, o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISM) – vinculado à EST – ultimou a preparação dos documentos a serem encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) referente a novos cursos na área da Música.
São três novas habilitações do curso de bacharelado em Música para os quais o ISM encaminhará, até julho, pedido de autorização à Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC: Canto, Música Sacra ou Regência Coral e Teclado ou Cordas, adianta a diretora do ISM, Dra. Laura F. da Silva. Assim, junto com a habilitação em Musicoterapia, o ISM passará a oferecer quatro habilitações do bacharelado em Música. Até o final deste ano, pretende-se encaminhar também a documentação para a autorização do curso de Licenciatura em Música. As novas habilitações oferecem o preparo de profissionais da Música com formação teológica, visando à prática na comunidade cristã, explica Laura. A EST, acrescenta, já dispõe dos professores necessários para essa nova empreitada.
Conforme a diretora do Instituto, os novos cursos pretendem ir ao encontro das necessidades das comunidades e dos profissionais que já atuam na área, entre eles, também os alunos dos cursos técnicos de Música da Esep. Os cursos do ISM serão um diferencial para o mercado das comunidades, para seus corais, grupos de jovens e da OASE, exemplifica professora Laura. Segundo ela, os cursos de Regência e Canto já faziam parte do primeiro lote de três cursos encaminhados para a autorização do MEC, em 1998, sendo o curso de Música com habilitação em Musicoterapia o primeiro a receber a autorização, ainda em 2002, que teve seu início em 2003. Já há alunos esperando pelos novos cursos, observa Laura. Durante todo o ano de 2004, o MEC esteve fechado para autorização de novos cursos, e em julho do ano passado iniciaram os trabalhos para complementar os projetos dos novos cursos, aponta a diretora do ISM. No segundo semestre também será encaminhado ao MEC o pedido de reconhecimento da Musicoterapia, que já conta com três turmas.
Esse espaço do Morro (do Espelho), que era extremamente teológico, aos poucos, também se vai tornando um reduto artístico, sem abandonar a Teologia, salienta Laura F. da Silva. Ela define a equipe envolvida nesses projetos como uma engrenagem, que faz de tudo para que o encaminhamento ao MEC dê certo. Além da Direção, da Coordenação e do Corpo Docente do ISM, também integram o grupo a Reitoria e as pró-reitorias da EST.
Fonte: EST – Ingelore S. Koch