A pedagoga Josefa Silva da instituição “Pró Ludus – O Caminho”, da cidade de Gravatá-PE, esteve visitando o Lar Padilha – ABEFI, nos dias 01 e 02 de setembro. A visita ocorreu no Centro de Convivência do Lar, onde Josefa realizou uma atividade especial com um grupo de crianças acolhidas no Lar, baseada na Brinquedoteca da Pró Ludus. Foram confeccionados diversos brinquedos, com apoio da Psicopedagoga do Lar Padilha, Taís Kirsch, e dos voluntários da Alemanha, Romy e Tilo, que estão em Padilha por alguns meses realizando ações de voluntariado. A passagem da Josefa pelo Lar faz parte do projeto Redes em Rede, iniciado em 2024 em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Rede de Diaconia.
A Rede de Diaconia é uma proposta de articulação das instituições diaconais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com foco no fortalecimento da atuação, formação, incidência pública e sustentabilidade. Coordenada pela FLD, em parceria com a Secretaria Geral da IECLB, a rede recebe apoio da Federação Luterana Mundial e do Pão para o Mundo. É um importante espaço de construção da identidade coletiva das instituições diaconais da IECLB, por meio da articulação, da parceria na caminhada, da partilha de experiências e da maior proximidade com as comunidades.
Conheça a Pró Ludus
A Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais (Pró Ludus – O Caminho), na Comunidade Luterana de Gravatá (PE), foi fundada em janeiro de 2005, com a intenção de desenvolver atividades prioritárias no atendimento a crianças e adolescentes, ações de fortalecimento das organizações e iniciativas sociais.
Na tentativa de mitigar a violência sócio familiar e o abuso de drogas, a Pró Ludus promove ações contínuas de acesso à educação, através da brinquedoteca e instrumentos didáticos e metodológicos no processo de ensino-aprendizagem.
Atualmente, o projeto atende: 40 crianças de dois a cinco anos; 25 crianças de seis a 12 anos; e 50 adolescentes e jovens. Além disso, presta atendimento e acompanha as famílias de forma sistemática. Saiba mais:
Fernandes Vieira dos Santos
Diretor do Lar Padilha – ABEFI