“¹¹Quanto ao mais, irmãos, adeus! Procurem aperfeiçoar-se, consolem uns aos outros, tenham o mesmo modo de pensar, vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês. ¹²Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todos os santos mandam saudações. ¹³A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13.11-13).
Em sua saudação final na carta de 2 Coríntios, o apóstolo Paulo pede para que as pessoas daquela comunidade se aperfeiçoem, consolem umas às outras, que vivam em paz e, em seguida, profere uma bênção.
A comunidade de Corinto era uma comunidade formada por pessoas muito diversas, e por ter essa diversidade a comunidade acabou tendo conflitos e tensões, e estes versículos finais, buscam orientar essa comunidade e ajudá-la a ser mais unida. Paulo quer mostrar novas posturas, para que os conflitos não voltem a existir e para que as pessoas que viviam lá pudessem ser de fato irmãos e irmãs em Cristo.
Paulo também recomenda uma demonstração física da paz e do amor. O beijo. Hoje em dia talvez não seja mais tão comum, dependendo da cultura, mas ainda assim temos outras maneiras de demonstrar esta paz, que é com um aperto de mão ou um abraço, o importante é demonstrar de maneira concreta a paz e amor de Cristo, que também flui por nós.
Esta mensagem e o pedido de uma demonstração física da paz e do amor, são tentativas de promover uma comunidade unida, e uma comunidade que, mesmo que tenha muitas pessoas, seja uma só em Cristo. Unidade esta que também é representada através da Trindade: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.”
Esta bênção proferida ao final da carta mostra a Trindade unida na sua diversidade. Jesus (o Filho) traz a graça, Deus (o Pai) o amor e o Espírito Santo a comunhão. Três ações diferentes, mas uma só bênção. Isto também reflete em como a comunidade deve ser, pois ela é formada por várias pessoas, cada qual com seu dom, com sua especialidade, mas ainda assim, unida. Que possamos aprender a partir do exemplo do próprio Deus, a ter unidade, principalmente, em nossas diferenças. Amém!
Oração: Bondoso Deus, por meio do teu exemplo podemos aprender a ser pessoas unidas a partir das nossas diferenças. Dá, Senhor, que este ensinamento possa alcançar nossos corações para que possamos viver de fato em harmonia e unidade. Abençoa, Senhor, nossas relações. Oramos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém
P. Guilherme Christ Hass
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Miguel em Dois Irmãos