Na vida cristã, é fundamental que a gente vença os nossos medos e esteja aberto e aberta às surpresas de Deus. Assim, podemos experimentar o melhor que Ele tem para nós, confiando e deixando que sua graça e sua generosidade nos surpreenda a cada dia. Conforme o relato de João 6.16-21, os discípulos enfrentam uma travessia difícil, com escuridão e tempestade ao redor. O texto revela que o medo dos discípulos se intensifica porque eles não sentiam a presença de Jesus e estavam enfrentando um mar tormentoso, cheio de trevas e tempestade. A noite, a fragilidade do barco e a sensação de abandono criam um ambiente propício para o pavor se manifestar.
Mas, Deus tem suas surpresas, muitas vezes Ele não vem exatamente como esperamos. Sua presença na nossa vida nem sempre é tão palpável, especialmente nos momentos de maior dificuldade. As adversidades podem ser tão intensas que até duvidamos do Deus Emanuel, que é o Deus conosco. É nesses momentos que a fé verdadeira precisa aparecer, para que os “fantasmas” do medo, da dúvida e do desânimo sejam superados. Mesmo na dificuldade, a esperança de que Deus está conosco permanece e, muitas vezes, é justamente nesses momentos que a fé é fortalecida ao confiar na presença invisível, mas real, de Deus. Experimentamos sim, momentos difíceis e assustadores, mas também momentos de consolo e esperança. Jesus está conosco em todos os momentos, nos dizendo para não termos medo. Quando ouvimos a sua voz, o medo desaparece, e podemos seguir em frente na confiança que a presença dEle traz paz e segurança.
A Igreja, o barco de Jesus, tem sua longa travessia, para chegar ao seu destino (v. 21). Nesta travessia, há situações nas quais parece que Jesus está ausente. Em outros momentos, sua presença é estranha ou distante. Então, vem o medo ou até aparecem “fantasmas”. Entretanto, a certeza é que Jesus está conosco com sua Palavra. Ela declara a sua presença: “… eu estarei com vocês todos os dias” (Mateus 28.20). Por isso, “não tenham medo, sou eu!” (v. 20). Quando se ouve esta Palavra, o medo desaparece e o barco chega ao seu destino. A Palavra do Senhor sempre nos surpreende!
Oração: Senhor, dirige o barco da nossa vida. Quando surgirem as tempestades, os medos, fala-nos a tua Palavra: “Não tenham medo. Estou com vocês!”. Assim cremos que tu vais adiante de nós e, por isso, te louvamos. Amém.
Diác. Telma Merinha Kramer
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Farroupilha