Mensagem da XVII Assembleia da OASE do Sínodo Sul-Rio-Grandense
“Deus não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo, mas estava na brisa suave” (1 Reis 19.11-12). Com essas palavras de saudação, reuniram-se as presidentes e coordenadoras paroquiais da OASE, para a XVII Assembleia da Associação Sinodal dos Grupos de OASE na Paróquia Nova Aliança, Comunidade Emanuel, situada na Rua Vereador Paulo Aci Teixeira 2016, Bairro Sítio Floresta, Pelotas/RS.
Fomos relembradas de que OASE é lugar de refúgio, descanso no Senhor, quando nos sentimos sem liberdade, presas, quando tudo parece estranho, quando estamos limitadas. Deus fala com pessoas cansadas e desanimadas. Ele não diz: Esqueça o cansaço e aguentem firmes sozinhas, ao contrário, Deus em Jesus diz: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
E como nos ensina o Evangelho de Marcos 1. 35-39, devemos procurar a Deus em oração antes de quaisquer circunstâncias que a vida nos traz. Lutero inspirado por essa passagem afirma: “Hoje tenho muito o que fazer, portanto vou precisar orar muito”.
Dentro dos nossos grupos de OASE, que a nível Sinodal são em torno de 930 mulheres, somos chamadas a viver, cuidar, e se relacionar. Que tipo de sentimento tem ocupado a sua vida? Como você realmente está? A Palavra de Deus que nos leva a esta reflexão é de Romanos 12.2 que diz “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Como OASE somos motivadas a não nos conformarmos com as coisas (com o sempre foi assim), mas devemos renovar a mente, mudar, motivadas pela fé. Pois, viver é mais que saber sobreviver. Por isso cuide do seu corpo que é templo do Espírito Santo. Cuide de sua mente, cuide dos seus limites, cuide da sua espiritualidade, cuide dos seus relacionamentos.
Portanto, como o Salmista 126,4 rogamos: “Senhor restaura-nos assim como enches o leito dos ribeiros no deserto”. Amém