COLINAS – O domingo, 23 de novembro, ficará marcado na história da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Corvo, em Colinas/RS, no Sínodo Vale do Taquari. No “Domingo Cristo Rei”, que é o último domingo do Ano Eclesiástico, a Paróquia celebrou a dedicação da nova casa ministerial.
A motivação para a construção foi a triste realidade enfrentada no ano de 2024. Em virtude das enchentes que assolaram a região naquele ano, a antiga casa pastoral sofreu sérios danos. Além disso, o local não está livre de futuras crises. A nova construção ergue-se em um local seguro, livre do risco de enchentes. Isto representa não apenas um novo endereço, mas um novo começo.
Este recomeço foi possível graças a uma vasta rede de solidariedade. A nova casa pastoral é fruto de muito trabalho, fé, confiança e, sobretudo, da generosidade de comunidades próximas e até mesmo de irmãos e irmãs na fé da Alemanha. O sentimento que permeou a celebração foi de profunda gratidão a Deus, ao esforço comunitário e cada ajuda recebida.
Confiança e apoio mútuo
A celebração foi conduzida pela Pastora local, Josiéli Bruch Koerich, e contou com a presença do Pastor 1º Vice-Presidente, Odair Airton Braun, do Secretário Geral da IECLB, Pastor Marcos Bechert e do Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Luis Henrique Sievers.
Em sua pregação, o Pastor Odair Braun transmitiu uma mensagem de encorajamento e gratidão. Ele destacou a necessidade de confiar em Deus tanto nos momentos de alegria, como a dedicação da casa, quanto nos períodos de desafios, como as enchentes. Ele enfatizou que a solidariedade para a construção da casa é um testemunho de que ninguém está só quando está em comunidade.
Braun lembrou que, além da força e da orientação do Espírito Santo de Deus, temos as mãos estendidas dos irmãos e irmãs, o que dá significado especial ao viver em comunidade. A fé se concretiza no apoio mútuo e no amor ao próximo, assim como experimentado e testemunhado pela Paróquia de Corvo em Colinas.
Emoção e comunhão
Sob a emoção do badalar dos sinos, se deu o descerramento de uma placa de identificação e o corte da fita em frente à casa. O presidente da paróquia, senhor Marcos Roberto Pott, entregou as chaves à Pastora Josiéli e seu marido Samuel, que abriram as portas da casa e convidaram a comunidade para entrar e conhecer. A mudança da família pastoral se deu ainda na tarde do domingo.
A dedicação da nova Casa Pastoral da Paróquia Corvo vai além da simples inauguração de uma edificação. É um símbolo de resiliência e testemunho de fé que enfrenta desafios em comunhão. Para a comunidade de Colinas, o “Domingo Cristo Rei” de 2025 foi, de fato, a coroação de um esforço coletivo, abençoado pela graça divina e pela união do povo de Deus.