Com o primeiro Encontro de Pessoas Negras, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB viveu um momento importante em sua caminhada de fé. O evento, que aconteceu no dia 26 de junho através de plataforma online, reuniu 37 pessoas de 14 sínodos. Foi um momento especial, marcado por escuta, partilha e compromisso com a justiça racial.
O evento foi organizado pela Secretaria da Ação Comunitária, por meio da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, em parceria com o Grupo Identidade da Faculdades EST.
A partir do tema Quem somos, onde estamos, com o que sonhamos, surgiram relatos sobre barreiras enfrentadas por pessoas negras e afrodescendentes na vida comunitária. Muitas vezes, a discriminação acontece de forma velada, com questionamentos sutis que reforçam exclusões. Com tristeza, constata-se também o silêncio diante do racismo. Apesar disto, houve espaço para falar sobre aspectos positivos, sonhos e esperanças.
O grupo expressou o desejo de ter uma igreja decolonial, acolhedora, onde todas as pessoas possam viver sua fé com dignidade, sem precisar provar pertencimento étnico. Uma comunidade justa respeita e celebra as diferentes histórias e identidades.
Justiça étnico-racial e a missão da igreja
O Encontro de Pessoas Negras antecedeu o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 03 de julho. A IECLB reconhece que a eliminação do racismo é um compromisso de fé e uma tarefa cotidiana.
A justiça étnico-racial constitui uma das áreas de atuação das Metas Missionárias 2025-2030. A proposição estratégica desta área é “ampliar a compreensão sobre racismo e suas derivantes, bem como incidir na sua prevenção no contexto da Igreja”.
O próximo encontro já está agendado para 14 de agosto, reafirmando o compromisso da IECLB em seguir construindo comunidades onde o Evangelho se traduza em ações concretas de justiça e paz, contribuindo para uma sociedade livre de todas as formas de discriminação.
Colaborou com informações para o texto: Pastora Carmen Michel, Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias