Montenegro
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro realizou, na quinta-feira, 31 de outubro, uma programação especial para comemorar os 507 anos da Reforma Protestante. Esta data histórica também marca os 200 anos da Presença Luterana no Brasil, que teve início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em 1824. Para a Comunidade Evangélica de Montenegro, que celebra seus 160 anos de existência em 2024, a ocasião foi um momento de grande significado.
O Dia da Reforma Protestante foi celebrado com uma noite memorável. A programação iniciou com a Caminhada Luminosa, com a saída do Cais do Porto, percorrendo ruas da cidade em direção à Igreja da Ressurreição. Durante o trajeto crianças, adolescentes e jovens destacaram a chegada dos primeiros imigrantes luteranos pelo Rio Caí.Os participantes puderam reviver a chegada dos imigrantes, visitando locais que foram fundamentais para o surgimento da comunidade, como a casa da família Schilling, onde ocorreram os primeiros cultos. Outras paradas destacaram a primeira escola da região e o primeiro hospital, ambos criados com o apoio da igreja. Além disso, rememoramos os três templos que acompanharam a vida da Comunidade ao longo destes seus 160 anos. A Orquestra do Colégio Sinodal Progresso abrilhantou a noite com lindas apresentações no templo. Ao final, todos se uniram numa confraternização de gratidão no Centro Social Martin Luther.
Feliz
O dia 31 de outubro foi movimentado na Paróquia de Feliz. Foram realizadas várias atividades para destacar a importância do Dia da Reforma na igreja. As atividades também visaram dar visibilidade à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no contexto em que estamos inseridos.
Logo no início da manhã, as senhoras da OASE de Feliz realizaram a “Parada da Reforma”. Esta atividade acontece todos os anos desde 2017, quando foi iniciada visando comemorar os 500 anos da Reforma. Foram distribuídas 507 bolachas pintadas para os munícipes que estavam no centro da cidade naquela manhã. Muitas pessoas do comércio lembram deste ato de carinho e comemoração de anos anteriores. A parada da Reforma está virando tradição na Feliz!
Ao meio-dia, participamos de uma entrevista na rádio da cidade, a Vale Feliz, onde falamos sobre a herança da Reforma para os dias atuais e sobre os trabalhos da Paróquia Evangélica de Feliz que são realizados hoje.
Na parte da tarde, o P. Jeferson foi convidado para trabalhar o tema da Reforma com as crianças do Colégio Sinodal Progresso de São Sebastião do Caí. Usamos este espaço com muita responsabilidade, apresentando para as crianças nossa história de forma lúdica e cultivando um vínculo de respeito, fé e cuidado.
Terminamos o dia com o Culto Paroquial da Reforma, realizado na Comunidade Evangélica de Feliz. Nesta celebração, tivemos a participação do Coral Evangélico de Feliz e dos confirmandos e confirmandas do primeiro ano do ensino confirmatório, que realizaram uma apresentação sobre os pilares da Reforma Protestante do Século XVI.
Somos extremamente gratos e gratas por todos estes testemunhos que podemos dar. Louvado seja Cristo!
Linha Nova
Uma tradição que vem acompanhando as comunidades da Paróquia de Linha Nova são os cultos comemorativos no Dia da Reforma, 31 de outubro.
Nesse dia, há vários anos, as comunidades de Linha Nova e Paixão realizam cultos com a participação dos corais das respectivas localidades.
Em Linha Nova, neste dia é feriado municipal. O culto acontece de manhã e o evento consta no calendário de programações da prefeitura do município e recebe o nome de “Celebrando a Reforma: cantando em Comunidade”. A comunidade acolhe muitos visitantes, pessoas que vêm de paróquias e municípios vizinhos, onde não há cultos nesse dia. Assim, muitos aproveitam também o momento para visitar amigos e familiares. Neste ano, também teve visita internacional: pessoas da Alemanha e Suíça que estavam visitando a região, viram a divulgação do culto e almoço comunitário e vieram participar.
Já o culto na Comunidade Paixão acontece sempre à noite e também conta com a participação de corais e uma confraternização que motiva a participação e a comunhão entre os grupos, comunidade e famílias representadas.
Celebrar o dia da Reforma é muito especial para firmamos nossa fé e lembrarmos das redescoberta de Martim Lutero e sua importante contribuição para uma compreensão mais clara sobre o Evangelho, a graça de Deus e justificação pela fé.
Também aconteceram celebrações pela Reforma Protestante nas comunidades e paróquias de Canela, Igrejinha, Ivoti, Nova Petrópolis, Rolante, São Sebastião do Caí, Alto Feliz, General Neto Alto, Taquara, Três Coroas e Vale Real
Informações:
P. Charles Werlich e Jornal Ibiá
P. Jeferson Rusch
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer