As secretárias das comunidades e paróquias do Sínodo Rio dos Sinos tiveram um dia especial de autocuidado, integração e capacitação no dia 26 de setembro. A programação preparada pelo Sínodo Rio dos Sinos foi alusiva ao Dia da Secretária e ocorreu junto ao Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo.
Pela manhã, as secretárias já foram recepcionadas com um café especial. Em seguida, o pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, conduziu a meditação com base no texto bíblico de Eclesiastes 11. “Que este tempo que vocês estão dedicando a si mesmas neste encontro as motive viver melhor a vida de vocês, o que irá transcender às pessoas que estão ao nosso redor. Que este tempo ajude vocês a se movimentar fisicamente e mentalmente”, enalteceu.
Ainda pela manhã, a coordenadora da Pastoral do Cuidado do Sínodo Rio dos Sinos, pastora Ana Paula Genehr, e a psicóloga Cíntia Porto conduziram o momento “Autocuidado: cultivando bons momentos em mim – Um encontro de afeto, autocuidado e autoconhecimento”. A pastora e a psicóloga ressaltaram a importância do autocuidado, do estar bem consigo mesma para poder atender bem o próximo.
Ana e Cíntia deram dicas de autocuidado e realizaram atividades que visavam a valorização dos méritos e da história de cada participante. “Autocuidado é cuidar do corpo, da mente, das emoções e da alma; é respeitar seus limites; é reconhecer que você merece atenção e carinho. Cuidar de si é manter viva a chama que ilumina os outros”, reforçaram. Ao final, cada participante plantou sementes de girassol e um desejo que quer realizar.
Após o almoço, as secretárias puderam caminhar pelos espaços do Cecrei, contemplando a natureza e as belezas do local. Na sequência, o assessor de comunicação do Sínodo, jornalista Édson Luís Schaeffer, conduziu uma dinâmica, convidando as participantes a formar uma rede, mostrando o quanto elas são importantes na estrutura da Igreja.
O Encontro de Secretárias ainda contou com momento de capacitação. A responsável pela implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da IECLB no Sínodo, Mônica Kupka, falou da importância do SIG e apresentou suas facilidades para o dia a dia das comunidades e paróquias, além de esclarecer dúvidas das participantes.
Mônica reforçou a importância da implantação do sistema, o que vai ao encontro das Metas Missionárias da IECLB. “O SIG visa simplificar, padronizar, integrar e automatizar processos administrativos e financeiros, bem como qualificar a gestão. O uso do SIG por parte de Sínodos, Paróquias e Comunidades representa um significativo avanço para a gestão compartilhada e em rede na IECLB”, frisou.
As secretárias do Sínodo, Silvana Soares e Thaíse Escobar, agradecem a todas as colegas secretárias que dedicaram o seu tempo para participar do encontro. “Este momento foi pensado com carinho, para que as secretárias possam seguir motivadas nesta linda missão. Cada secretária, com sua dedicação, faz a diferença e contribui ativamente na vida comunitária”, enalteceram.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos