O Seminário de formação para lideranças ocorreu nos dias 02 a 04 de agosto, em Olinda-PE, e reuniu lideranças, ministros e ministras de todas as comunidades da União Paroquial Norte e Nordeste, do Sínodo Espírito Santo a Belém. Estiveram representadas as comunidades de Salvador-BA, Gravatá-PE, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, São Luís-MA e Belém-PA.
A temática da formação foi sobre o fundamentalismo, que atualmente é uma forte ferramenta de opressão e retirada de direitos, impossibilitando uma vida com dignidade às pessoas. Como introdução ao tema, o grupo fez uma visita, na sexta à tarde, ao Memorial Dom Hélder Câmara, que foi um bispo católico e grande defensor dos direitos humanos, durante a ditadura militar. Durante o sábado, aconteceu a formação da temática, conduzida por Kezzia Silva e Camila Rago, assessoras político-pedagógica da “Diaconia”, que é uma importante instituição social atuante na luta contra as injustiças e garantia de direitos. A motivação inicial foi a partir da passagem bíblica de Atos 4.20: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”.
A igreja de Cristo, desde o seu início, viveu no mundo sentindo as dores do seu tempo, o clamor da terra e das águas, os dilemas humanos. Toda essa realidade mobiliza o povo de Deus para ser resposta de esperança e transformação. Falar sobre o que se via e ouvia do contexto em que a igreja primitiva estava inserida, era imperativo e continua sendo para a igreja nos dias atuais. O que é que temos visto e ouvido sobre o qual não podemos deixar de falar? A formação contou com muitos trabalhos práticos em grupos, onde as pessoas fizeram um mapeamento do fundamentalismo em cada estado da União Paroquial, além de estudar textos bíblicos relacionados ao tema. No domingo, dia 04 de agosto, a Comunidade Luterana no Recife acolheu todas as pessoas com culto e almoço comunitário. A pregação do culto foi conduzida pelo Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein, a partir do texto bíblico de João 6.24-35.
Esses dias de seminário foram um convite para que possamos falar sobre as injustiças, bem como lançar luz e apontar caminhos de esperança para as dores desse mundo. O Seminário de lideranças é sempre um momento para conviver, trocar experiências, reafirmar a identidade luterana e fortalecer a fé. Que Deus abençoe cada participante para que possam retornar aos seus contextos e compartilhar o conhecimento adquirido. Que Deus abençoe o trabalho da Diaconia para que ela continue lançando luz e voz profética nesse mundo.
Pastor Lohan Schulz Tesch – Projeto Missionário no Litoral do Nordeste