O refrão do hino da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) – “Somos OASE: a Deus agradecemos. Jubilamos com alegria e gratidão. Que entre nós continue abençoando, o testemunho, o serviço e a comunhão!” – resume um pouco do que as lideranças dos grupos de OASE do Sínodo Rio dos Sinos vivenciaram no dia 13 de novembro. Na ocasião, ocorreu no Seminário Sinodal de Lideranças da OASE, tendo como local a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, em Esteio.
Ao longo do dia, reflexões, cantos de alegria, partilhas no grande grupo e nos específicos das presidentes, das secretárias e das tesoureiras deixaram o dia ainda mais especial. O tradicional café da OASE e o almoço preparado pela Comunidade Bom Pastor com o auxílio das integrantes do grupo local deram um sabor especial ao encontro.
Aliás, sabor também lembra cheiros. Primeiro, o aroma das flores vindo do pátio da comunidade, indo ao encontro da meditação conduzida pela ministra local, pastora Ermelinda Klitske Ferreira, com base no texto de Isaías 40.6-8. “As flores representam vida e cuidado, ou seja, aquilo que está na essência da OASE. Vocês são flores! Continuem espalhando este perfume por onde passam”, ressaltou.
Outro aroma que se fez presente foi o pão assando. Enquanto a pastora Scheila dos Santos Dreher conduzia a palestra “Você é preciosa aos olhos de Deus”, dois pães iam assando no forno instalado dentro do templo, em alusão à parábola do fermento, que se encontra em Mateus 13.33, que enaltece uma das atividades desenvolvidas pelas mulheres: “Jesus ainda fez outra comparação: o Reino do céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, e toda a massa fica fermentada”.
A pastora Scheila lembrou que um dom pode parecer pequeno, como um fermento, mas tem um grande potencial. “O desenvolvimento acontece de dentro para fora. O Espírito Santo age despertando, fortalecendo e potencializando os dons. E os dons de cada pessoa trazem alegria pessoal e beneficiam toda a massa”, pontuou.
Por fim, a ministra ainda reforçou que cada mulher é preciosa para Deus. “Deixe o Espírito Santo de Deus agir. Potencialize-se! Aprenda, sonhe, ouse! Fortaleça as outras mulheres. Seja fermento na massa e participe do processo de produzir ‘pães saborosos que saciam a fome’ por uma vida justa e de qualidade para você e para as outras pessoas”, sublinhou.
O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, enalteceu a força da OASE. “É da OASE que flui uma força de vida imensurável para as nossas comunidades. Uma força que não podemos conter. Por meio seu testemunho, comunhão e serviço, a OASE semeou vida na nossa igreja e, por consequência, na sociedade”, afirmou.
Durante a programação, foi realizado o sorteio do intercâmbio dos grupos, bem como homenageados os grupos jubilares. No início da tarde, o grande grupo se dividiu em três, conforme sua função (presidentes, secretárias e tesoureiras), onde partilharam experiências, anseios e vivências.
A coordenação da OASE Sinodal, por meio de sua presidente, Flávia Dreher, agradeceu a todas as pessoas que tornaram o encontro possível. “Gratidão especial também à Comunidade Bom Pastor, por meio de seu presidente, Carlos Eduardo Richter, e à OASE de Esteio, por meio de sua presidente, Ana Lúcia Holz Luz, pela linda e inesquecível acolhida!”, destacou.
Ela ainda agradeceu a cada liderança dos grupos e, também, aos ministros e às ministras por dedicarem o seu dia para participar do Seminário. “No início do Seminário cantamos que o nosso encontro ia ser abençoado e que sairíamos daqui alegre. E de fato isso aconteceu. Cristo derramou sobre o nós o Seu poder e saímos daqui alegres, fortalecidas na nossa missão de testemunho, comunhão e serviço”, sublinhou.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos