Lançado no ano passado, o Roteiro dos Sinos é a nova atração turística da Rota Romântica no Rio Grande do Sul, focada em turismo religioso e histórico, integrando Estância Velha, São Leopoldo e Novo Hamburgo. E dentre os atrativos, está a Igreja Três Reis Magos, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo, no Sínodo Rio dos Sinos.
Rico em detalhes, o templo chama a atenção pela sua arquitetura, os seus vitrais e seu órgão de tubos da marca Bohn adquirido em 1936, um dos primeiros instrumentos desse tipo na região e que ainda está em funcionamento. Além disso, as pessoas visitantes ainda podem conhecer a história do local.
A Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho foi fundada em 06 de Janeiro de 1832 e é não apenas a primeira igreja evangélica em Novo Hamburgo, mas a primeira igreja cristã na cidade. Já em 1833 foi construído o primeiro templo. Em 1845, o Pastor Johan Peter Christian Haesbaert incentivou a Comunidade a construir um novo templo. Após a proclamação da República em 1889, foi iniciada a construção da torre em 1895, concluída em 1898 com a colocação dos três sinos vindos da Alemanha. Por causa do crescimento da Comunidade, a nave anexada à torre foi derrubada e foi construído o novo templo, inaugurado culto de Páscoa de 04 de Abril de 1926, pelo Pastor Wilhelm Richard Kreutzer.
O ministro local, pastor William Felipe Zacarias, ressalta a importância da Igreja Três Magos estar no Roteiro dos Sinos. “A história da Igreja Três Reis Magos e de Novo Hamburgo estão diretamente relacionadas. Boa parte da história do município e dos primeiros imigrantes passa por aqui. Portanto, estar neste roteiro valoriza toda essa trajetória e reforça a importância desta igreja no desenvolvimento social, cultural e religioso de Novo Hamburgo”, sublinha.
O pastor ainda coloca que o Roteiro dos Sinos procura ir além da contemplação de espaços turísticos. “Espera-se que a pessoa visitante saia transformada em sua visita. Sim, que tenha a memória da beleza dos lugares que visitou. Mas, especialmente, que saia de cada espaço ainda mais conectada com Deus. Afinal, quando o sino toca, é um convite para uma experiência de fé, paz, reflexão, história, cultura e arte”, frisa.
O Roteiro dos Sinos
Reconhecidas como berço da imigração alemã no Rio Grande do Sul, as cidades do Vale do Sinos preservam um legado de tradições e costumes, unindo religiosidade, arquitetura, gastronomia, música e muito mais. E o Roteiro dos Sinos leva as pessoas a estes cenários, para conhecer, sentir, conviver e refletir.
O Roteiro dos Sinos é um produto oficial da Rota Romântica e consiste em um pacote de visitações com transporte, percorrendo seis atrativos turísticos religiosos e com valor histórico. Café da manhã e almoço são servidos durante as visitas.
A visitação tem início em Estância Velha, na antiga capela da Igreja Sagrado Coração de Jesus. As pessoas visitantes são acolhidas com palavras de fé acompanhadas de um café da manhã com produtos da Associação dos Produtores Rurais de Estância Velha. Religiosidade e história andam juntas até o segundo ponto de visitação: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Estância Velha, no Sínodo Nordeste Gaúcho.
As paradas seguintes são em São Leopoldo, começando pelo Santuário Padre Reus, um dos templos religiosos mais visitados do Rio Grande do Sul. Ainda nesta cidade, o Colégio São José e o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei) são as opções para a próxima atração a ser visitada.
Na sequência, em Novo Hamburgo, a visitação começa pelo tradicional bairro de Hamburgo Velho, na Igreja Evangélica Três Reis Magos (Sínodo Rio dos Sinos), onde uma mensagem de fé é compartilhada com o grupo. E, para finalizar, uma vista panorâmica do Vale dos Sinos a ser contemplada no Santuário das Mães, outro templo religioso de grande relevância.
Todo o roteiro é acompanhado por um guia local. Para isso, é preciso agendar a visita antecipadamente com a Operadora Rossi, pelo telefone/WhatsApp: (51) 99910-3787 ou e-mail rossi.turismo@hotmail.com.
No dia 23 de janeiro, o roteiro foi destaque no Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. A reportagem pode ser conferida em https://www.instagram.com/reel/DT3MQgJCsk6/?igsh=MW14dm4wNjc1bTMxbg==. Mais detalhes do roteiro estão disponíveis em https://www.rotaromantica.com.br/pt_BR/roteiros-rota-romantica/roteiro-dos-sinos-estancia-velha-sao-leopoldo-e-novo-hamburgo.
Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos, com informações do Roteiro dos Sinos