No dia 04 de setembro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther, em Osório, acolheu o Passa Dia da OASE do Núcleo Litoral do Sínodo Rio dos Sinos. O encontro reuniu 102 pessoas em um dia marcado por espiritualidade, comunhão e solidariedade.
A temática central foi “A Generosidade de Deus”, refletida a partir da Parábola do Semeador (Lucas 8.5). Durante o evento, também foi realizada a arrecadação de 67 kg de alimentos, destinados para a doação diaconal.
A programação foi conduzida pelos ministros das quatro paróquias do Núcleo: pastora Andressa Ávila Cleveston, da Paróquia da Trindade (sede em Santo Antônio da Patrulha); pastor Felipe Gustavo Koch Buttelli, da Paróquia do Litoral Nordeste (sede em Tramandaí); pastor Rafael Bull, da Paróquia Martin Luther – Litoral Norte (sede em Capão da Canoa); e pastor Rodrigo Gustavo de Lima, da Paróquia no Vale do Três Forquilhas (sede em Itati).
O próximo Passa Dia da OASE do Núcleo Litoral, em 2026, será em Santo Antônio da Patrulha. “Agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma serviram e participaram, e tornaram este DIA tão especial. Já estamos ansiosas e ansiosos pelo próximo encontro”, destacam os ministros.
Setembro Amarelo
O encontro também contou com um momento especial alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Balões amarelos, um painel temático e uma cruz com post-its lembraram a importância do cuidado mútuo e da esperança em Cristo.
Com os balões, as participantes cantaram “Vede que grande amor nos tem concedido o nosso Pai”, recordando que Deus cuida das pessoas e as convida a cuidar das pessoas em sofrimento, sendo semeadoras da Boa Palavra de Cristo.
Na cruz, foram colados nomes de pessoas em situação de angústia, depressão ou famílias que enfrentaram perdas por suicídio. Esse gesto simbólico representou o entregar dessas vidas aos cuidados de Deus, em oração por consolo, força e esperança.
Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos
Fotos: divulgação