Nos dias 17 e 18 de agosto, o Sínodo Uruguai realizou a reunião do Conselho Sinodal com enfoque para o Planejamento Missionário. Com assessoria do Pastor Emilio Voigt, o grupo refletiu sobre a missão e, em seguida, definiu as prioridades do Sínodo para os próximos 6 anos. As prioridades são:
- Diaconia e Justiça
- Formação
- Gestão e Comunicação
- Missão e Celebração
Além da definição dos temas, houve indicação de ações e atividades. A partir destas indicações, um grupo menor trabalhará na descrição das ações, atividades e tarefas para cada prioridade. Posteriormente, o Conselho Sinodal de março de 2025 fará avaliação e aprovação do planejamento.
Passos do planejamento sinodal
As reflexões iniciaram ainda em 2023, com a definição dos passos para realizar o Planejamento Missionário. Em seguida (primeiro semestre de 2024), paróquias, setores de trabalho, diretoria sinodal, Ministras e Ministros, se ocuparam com três questões:
- Como avaliamos a nossa atuação a partir do artigo 3 da Constituição da IECLB?
- O que precisamos para desempenhar a nossa missão como Igreja de Jesus Cristo?
- Que trabalhos em conjunto podemos desenvolver no Sínodo Uruguai?
Todas as paróquias do Sínodo responderam o formulário com as perguntas. Da mesma forma, houve participação intensa de setores de trabalho, da diretoria e de Ministras e Ministros. Após esta etapa, o assessor do planejamento sistematizou as respostas de acordo com temáticas específicas.
No mês de junho, o Sínodo realizou o Fórum Sinodal de Missão, com a participação de mais de 80 pessoas. Neste encontro, foram apresentadas as proposições do Fórum Nacional de Missão, bem como um resumo dos resultados da pesquisa sinodal. Com base nestes indicativos, o fórum sinodal de missão fez proposições para o planejamento do Sínodo.
Outros assuntos da reunião
O Conselho Sinodal definiu que o valor do retorno da Campanha Vai e Vem 2024 irá para a Capelania Hospitalar em Chapecó e para o Centro de Formação (CEFAPP) em Palmitos.
Com muita emoção e gratidão, o grupo fez uma homenagem ao Sr. Arri Koch, que deixou a presidência do Conselho Sinodal. Em seu lugar, assume o Vice-Presidente, Almir Böttcher.
Ainda durante o encontro, cada pessoa teve a oportunidade de escrever algumas frases sobre “qual o Sínodo com que sonho?”. Os papeis com as frases foram colocadas em uma “cápsula do tempo”, que será aberta em março de 2030.