A Secretaria de Missão da IECLB, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Santíssima Trindade em Maringá/PR, os Sínodos Paranapanema e Brasil Central, uniram esforços para a aquisição de um terreno na cidade de Iguatu/CE, onde se reúne o Ponto de Pregação São Lucas. A parceria, que atravessa regiões e abraça a missão, foi oficializada no dia 8 de outubro (dia do Nordestino).
A aquisição do terreno, um passo importante para a presença Luterana no Ceará, foi possível graças à doação da Comunidade Luterana de Maringá. Mais do que uma transação imobiliária, a oficialização da compra é um testemunho de comunhão e cuidado. O gesto demonstra a generosidade de compartilhar recursos e evidencia o espírito missionário que pulsa além dos muros das comunidades locais.
Enquanto o Sínodo Brasil Central oferece suporte pastoral e acompanhamento, a Comunidade Luterana de Maringá, distante mais de 3 mil quilômetros, assume com generosidade o compromisso financeiro da aquisição. Desta forma, materializa o conceito de que a igreja é una e universal. A Secretaria de Missão e o Sínodo Paranapanema atuaram como elos para viabilizar a cooperação.
Um terreno que chama para a missão
Iguatu é uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, localizada no centro-sul do Ceará. É um importante polo regional, contando com universidades e uma dinâmica econômica que atrai pessoas de toda região. A presença de uma comunidade luterana organizada e com sede própria é um marco significativo para a divulgação do Evangelho neste contexto.
O terreno representa a esperança de um espaço próprio e permanente para as pessoas luteranas que se reúnem na cidade. O sonho da construção de um templo, que proporciona estabilidade e condições para o crescimento do trabalho evangelístico na região, anima as lideranças a perseverarem.
Gratidão e Desafio
O gesto de solidariedade inter-regional merece profundo reconhecimento e gratidão. Aos irmãos e às irmãs de Maringá, que com visão missionária abraçaram esta causa, vai o agradecimento de toda a comunidade luterana, especialmente das pessoas que, em Iguatu, veem seu sonho de um lar espiritual se concretizar.
Este exemplo serve também de desafio para outras comunidades. Quantos outros “Pontos de Pregação” ou pequenos grupos espalhados pelo Brasil aguardam uma oportunidade semelhante? Quantas sementes do Evangelho poderiam florescer com um gesto de parceria, uma adoção missionária, um investimento consciente no futuro da igreja?
A história do Ponto de Pregação São Lucas em Iguatu mostra que as fronteiras geográficas não limitam o amor cristão. Que esta belíssima iniciativa inspire outras paróquias e comunidades a olharem para além de seu próprio território, a buscarem parcerias criativas e a investirem em missão, transformando recursos em legados de fé e esperança para as próximas gerações.
A obra missionária avança quando nos dispomos a caminhar e construir em união.
Colaborou com o texto: Pastor Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB