A música é parte constitutiva de nossos cultos e de nossa vida comunitária. Cada geração tem ensinado às seguintes o que de mais valioso possui em termos de repertório musical. Também vemos constante e crescente preocupação por parte das diversas instâncias da igreja no sentido de recuperar o canto, no aperfeiçoamento técnico e no aprofundamento teológico do que se canta. Tudo isso para que não se perca de vista importantes papéis e funções que a música exerce na proclamação da palavra, na expressão da fé, no ensino e na unidade da igreja.
Dentro desse contexto, existe uma forma musical a recuperar: os Salmos cantados. Para cada domingo encontramos no Lecionário Comum Revisado da IECLB a antífona de um Salmo. Muitas vezes, é realizada a leitura responsiva dos Salmos, o que é uma excelente oportunidade para a proclamação conjunta da Palavra de Deus no culto (voz do povo na liturgia). Já a forma cantada, mais antiga e original, é bem menos usada. Porém, o Salmo, de acordo com o próprio Lecionário, não se constitui em leitura bíblica, mas é de fato cantado!
Assim, antífonas são trechos de Salmos musicados, para serem cantados de forma responsiva no culto. Uma forma simples de utilizá-los pode ser: começa-se com a antífona cantada pela comunidade. A seguir, a/o oficiante lê as estrofes (os versos do Salmo) e toda a comunidade canta a resposta – a antífona. Assim, a antífona é o versículo que se entoa antes de um Salmo e que depois se repete, alternadamente entre as estrofes, como um refrão ou estribilho. A antífona geralmente é breve, constituída de um versículo bíblico.
Desde 2005, um projeto realizado no âmbito da IECLB ocupou-se com a questão da composição de antífonas, já que se sentiu falta desse repertório em língua portuguesa. O projeto é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Música, Conselho de Liturgia, Coordenações de Liturgia e Música. Compositoras e compositores de toda a IECLB se uniram em oficinas, sob a orientação e coordenação do musicista Louis Marcelo Illenseer. Nas oficinas, foram compostas todas as antífonas necessárias e indicadas no Lecionário, para os anos A, B e C. Ou seja, é um extenso trabalho, perfazendo cerca de 150 novas composições dos salmos, e totalmente feito no âmbito da IECLB.
Esse material, agora concluído e em forma de partituras, está organizado e gradativamente disponível no portal luteranos. Pode ser encontrado facilmente ao digitar a palavra “antífonas” em <busca de conteúdo>. Irá abrir uma nova tela. Ali estarão os recursos referentes às antífonas. Clicar com o mouse sobre antífonas, onde há a data de 30/07/2013. Irá abrir uma tabela das antífonas para todos os domingos. Somente as que estão em fonte verde já se encontram disponíveis. Ao clicar sobre a antífona escolhida, irá abrir uma nova tela, onde constará a letra da antífona e outras informações referentes à mesma. Ao final da página aparece o arquivo da partitura em PDF. Clicando sobre o “nome” da antífona, irá abrir a partitura correspondente. Esta aparece como melodia cifrada.
Vai aqui um estímulo para a utilização das antífonas nos cultos. Uma sugestão é que sejam ensaiadas pelos grupos de canto, coros e grupos instrumentais para que estes ajudem a comunidade a aprender essa forma de cantar os Salmos. O material se encontra em fase experimental para, posteriormente, vir a ser impresso. Por isso, sugestões, comentários, gravações e relatos de experiência de uso desse material são bem-vindos, podendo ser feitos através do endereço musica@ieclb.org.br.
Music. Dra. Soraya Heinrich Eberle – Coordenação de Música da IECLB
Vá diretamente para as antífonas. Clique aqui.