Corações agradecidos irradiam o amor é um bom resumo para o encontro das Presidentes Sinodais, da Diretoria Nacional e das Ministras Pastoras Orientadoras Teológicas da Associação Nacional dos Grupos de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas). O evento aconteceu em Porto Alegre/RS, nos dias 22 a 24 de setembro.
O primeiro dia do encontro foi marcado por momentos de acolhida, celebração, partilha das Presidentes. À noite, as mulheres participaram de uma oficina de criatividade. Com muita criatividade, deram cores e vida a corações de madeira.
O segundo dia teve como destaque a palestra da Pastora Mirian Ratz com o tema: “Coração agradecido cativo e sustenta”. A Pastora Mirian é Secretária do Ministério com Ordenação na Secretaria Geral da IECLB. À noite, na dinâmica da amiga secreta, se vivenciou a troca dos corações, acompanhados de uma xícara representando o chamado e serviço como Mulheres da OASE. A mensagem da meditação da noite ressaltou que um coração agradecido não deixa de servir, porque sempre encontra uma forma de irradiar amor.
Por fim, no último dia, houve homenagens às Presidentes Sinodais e a celebração de encerramento com instalação das orientadoras teológicas, Pastora Márcia Helena Hülle e Pastora Gabrielly Ramlow Allende. O ato de instalação foi conduzido pela Pastora Marli Lutz, Assessora teológica da Presidência da IECLB.
+ Acesse a página do Facebook da OASE Nacional e veja mais fotos do evento
Mensagem do Encontro Anual de Presidentes Sinodais e Diretoria Nacional da OASE
Com alegria e gratidão, com o coração pulsando pela OASE, estiveram reunidas nos dias 22, 23 e 24 de setembro, na Casa das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre/RS, as Presidentes Sinodais, a Diretoria Nacional da OASE e as Ministras Pastoras Orientadoras Teológicas da Associação Nacional dos Grupos de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – IECLB).
Em meio a sentimentos diversos, cantos de louvor, dinâmicas de acolhida e momentos de meditação, o encontro foi se desenrolando. Dos nossos corações, fluiu a certeza de que “mãos em gratidão se abrem em generosa partilha”. Cabe- nos semear, na esperança de que frutos germinem.
Por meio de relatos significativos, as Presidentes Sinodais compartilharam metas, anseios, alegrias, contratempos e desafios. Grandes coisas podem começar com algo pequeno, que, regado pela fé, se transforma, cresce e se desenvolve até se tornar algo grandioso — como a semente de mostarda que se torna uma grande árvore, oferecendo refúgio a muitos.
O coração é o lugar íntimo onde se encontram nossos valores mais profundos, sentimentos e emoções. Para que a gratidão seja vivida, ela precisa atravessar o coração. Afinal, “a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12.34).
Ditados populares reversos serviram como desafio para que cada participante encontrasse seu par. Rememorar a primeira lembrança de como conheceu a OASE nos levou a tempos passados, carregados de sentimentos, emoções e sensações.
Os ipês nos ensinaram que, apesar das adversidades, não podemos desistir — devemos florescer em cada inverno. A beleza do ipê, que surge após a espera, nos faz refletir que momentos difíceis também geram vida. Resiliência, superação, perseverança e esperança florescem mesmo em tempos áridos. É preciso renunciar a algo para que o novo possa surgir. Nos momentos mais escassos, temos um Deus que nos sustenta.
Aqui estamos. O chamado para exercer a liderança não é conquista nem merecimento, mas nos coloca diante da tarefa do servir. Bondade, generosidade, paciência, mansidão, sabedoria, discernimento, força interior, fé, confiança, serviço e integridade são exemplos de que podemos ser olhos, ouvidos, boca, pés e mãos na OASE.
Rute, Débora, Dorcas, a Mulher Samaritana, a Mulher Encurvada e a Mulher Cananeia nos deixam um legado de fé, coragem, sabedoria, persistência e força.
São inspiração para servir e testemunhar ao lado de outras pessoas, cumprindo os propósitos de Deus.
A OASE é um poço refrescante — espaço de acolhida, partilha, escuta, compreensão e encontro. Um lugar para saciar a sede e encontrar apoio mútuo. Tudo o que vivemos e experimentamos deve ser compartilhado e multiplicado.
Servir com alegria e gratidão é o diferencial para que muitas mulheres percebam, na fé e na força, os impulsos para a vida. Porque “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21). E “tudo o que fizerem, seja em palavras, seja em ações, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17).
Somos OASE, e a Deus agradecemos!
Seguimos firmes na continuidade dessa história, como grupos de OASE, fundamentadas em: Comunhão, Testemunho e Serviço.
Porto Alegre/RS, 24 de setembro de 2025.