Conteúdos e experiências do Curso de Psicotraumatologia ajudam a compreender como o corpo e a mente reagem diante de eventos traumáticos.
Entre os dias 08 e 12 de setembro aconteceu o 8º e último módulo do Curso de Especialização em Cuidado em Situação de Estresse e Trauma. O curso é uma promoção da Coordenação de Diaconia Comunitária da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, em parceria com a Wings of Hope da Alemanha e Faculdades EST/São Leopoldo. E foi em São Leopoldo/RS que aconteceu esta última etapa.
Temos um bom motivo para sermos como nós somos!
O modelo KReST – Körper, Ressourcen und Systemorientierte Traumatherapie (Traumaterapia voltada para o corpo, os recursos e o sistema) foi essencial para compreender o que é um trauma, como o corpo e a mente reagem diante de eventos traumáticos e como é possível auxiliar as pessoas através de diferentes técnicas e exercícios.
As vivências traumáticas ficam registradas na mente como pedaços de um quebra-cabeças. Esses pedaços são compostos de imagens, sons, cheiros, emoções, sensações no corpo e pensamentos. Um som, uma imagem, uma frase, muitas vezes são gatilhos que fazem reviver, aqui e agora, o medo, a dor, o sofrimento, como vividos no passado. É como se aquela vivência traumática estivesse acontecendo novamente.
As técnicas e exercícios auxiliam a pessoa a regular suas emoções e a compreender as reações do corpo. A metodologia permite “encaixar as diferentes peças” para formar uma imagem mais completa e compreensiva do que realmente aconteceu. Desta forma, auxilia na diminuição das dores e sofrimentos, regulando as emoções.
As professoras Ulrike Held e Regina Miehling, da Fundação Wings of Hope, ministraram as aulas deste último módulo. Participaram do curso ministros e ministras da IECLB, bem como profissionais que atuam em instituições diaconais da Igreja.
Gratidão a Deus e a todas as instituições envolvidas neste grande projeto de formação, voltado ao cuidado integral do ser humano. Como é especial ver uma igreja diaconal que realmente busca ajudar as pessoas em suas dores, perdas, lutos e traumas.
Colaborou com o texto: Pastor Jefferson Schmidt