Prédica – Filemom 1-21 – 28/09/25
28/09/25 – 16º de Domingo de Pentecostes
Prédica – Filemom 1-21
Leituras bíblicas: Deuteronômio 30.15-20 * Salmo 1 * Lucas 14.25-33
Missionária Rosimere Maria Ramlow Becker – Matupá/MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Que a graça e o amor de Deus esteja entre nós neste lugar!
Quero saudar a cada um com a palavra de Filipense 4.4 que diz: Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se. Estar reunidos hoje nos enche de uma alegria que é real, pois vem de Cristo que nos ama e nos dá a oportunidade de juntos poder louvá-lo, adorá-lo e agradecer-lhe. Que essa alegria inunde todo o nosso ser!
Todos somos bem vindos a este momento, e quero acolher de forma especial aqueles que nos visitam. Sintam-se em casa em nosso meio!
CANTO DE ENTRADA
Nº 17 – LCI – Nós estamos hoje aqui
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Nos reunimos aqui neste momento em nome de Deus Pai, Criador, em nome do Filho, nosso Salvador e em nome do Espírito Santo, o nosso Consolador. Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – LCI – Trino Deus
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Amado Pai, nós te louvamos e te agradecemos por este dia podermos nos colocar em tua presença como filhos e filhas de Deus. Mesmo que em muitos momentos de nossas vidas não temos agido como filhos obedientes, mas sim como filhos rebeldes. Reconhecemos que somos falhos e pecadores. Pecamos em nossos pensamentos, em nossas palavras e também em nossas ações. Perdoa-nos! Queremos olhar para a cruz de Cristo e mais uma vez enxergar a sua maravilhosa graça que nos redimiu. E agradecemos por nos perdoar de todo o pecado e nos purificar de toda injustiça. Louvamos e agrademos pelo teu amor grandioso por nós. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
O Senhor nos diz: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” – Isaías 43:25.
KYRIE
Nº 526 – LCI – Glória pra sempre
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis
ORAÇÃO DO DIA
Agrademos-te, Senhor, pelo dia, pela dádiva da vida, pelo nosso lar e tudo que tens nos presenteado graciosamente. Alegramo-nos por estarmos aqui, o Senhor nos trouxe e quer falar aos nossos corações. Pedimos: fale conosco através de Sua Palavra e age em nós conforme a tua vontade, nos revelando o que necessitamos aprender e sermos assim transformados. Que a Palavra seja dirigida pelo teu Santo Espírito! Somos teus filhos amados que humildemente se dispõem para te ouvir! Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 30.15-20 *
2ª Leitura Bíblica: Salmo 1
3ª Leitura Bíblica: Lucas 14.25-33
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº – Hinário – Título do Hino
PREGAÇÃO
Filemom 1-21 – Amor: O caráter do cristão
Eduardo de apenas 8 anos disse para um amigo de seus pais: “Eu amo Jesus e quero servir a Deus no exterior algum dia”. Durante os 10 anos seguintes, esse homem, amigo dos pais de Eduardo, orava por ele enquanto o observava crescer. E mais tarde quando Eduardo se inscreveu numa agência missionária para servir, aquele mesmo amigo lhe disse: “Eduardo, a 10 anos quando ouvi o que você me disse sobre querer servir, investi um dinheiro e fui guardando para você, esperando esse dia chegar. Aqui está o dinheiro, e hoje é um dia emocionante”.
Essa história nos mostra duas pessoas dispostas a levar as boas novas de Deus.
No texto de Filemom vemos o apóstolo Paulo que havia já dedicado longos anos de sua vida ao ministério de anunciar Jesus Cristo. E podemos sempre ver que o seu amor, tanto pelos perdidos quanto por aqueles que iam sendo salvos, era muito grande.
Paulo inicia a carta a Filemom falando da usa condição: está preso. E quando o apóstolo fala que ele é prisioneiro de Cristo, ele tem o propósito de:
- Mostrar que havia dado tudo para Cristo, sua vida, seus recursos e que agora está disposto a sofrer por ele sem se queixar.
- Dizer com isso que há um sacrifício razoável que Filemom podia fazer quanto ao pedido a respeito de Onésimo. Onésimo era um escravo de Filemom que por alguma razão havia fugido e que assim também teria uma dívida com o seu senhor. Onésimo e Paulo então haviam se encontrado e Paulo também teve a oportunidade de evangelizá-lo. No momento em que Paulo escreve eles já haviam se tornado amigos, uma relação de pai e filho, como Paulo mesmo afirma: “ Portanto, eu lhe faço um pedido em favor de Onésimo, que é meu filho por estarmos unidos com Cristo, pois, enquanto eu estava na cadeia, tornei-me o pai espiritual dele.” V. 10.
- E como servo de Cristo, Paulo nos faz entender que ele deu a vida em total dedicação à Cristo, e assim a perda da sua própria vontade, sendo essa absorvida pela vontade de Cristo.
E Paulo sendo um servo abnegado de Cristo, é o que ele espera também de seus irmãos e semelhantes. Ele dá ênfase na obediência a Cristo por amor, e de estamos prontos a enfrentar qualquer grande perda.
Filemom era um dos principais líderes de Colossos. A igreja se reunia na casa dele, como vemos logo no versículo 1 e 2: “escrevo a você, Filemom, nosso amigo e companheiro de trabalho, e à igreja que se reúne na sua casa.”
Paulo dá graças pelas elevadas qualidades de Filemom: amor, fé , ação altruísta, e dedicação. E assim faz um pedido a ele a respeito de Onésimo. Que houvesse perdão por parte de Filemom a Onésimo e o exercício do amor cristão aprendido com Cristo. “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
“ Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos” – João 13:34, 35.
O apóstolo também se dispõe a pagar por qualquer dano ou prejuízo que Onésimo tenha causado.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos do apóstolo Paulo a Filemom, para que recebesse Onésimo não apenas como seu servo, mas como um irmão em Cristo.
“Pode ser que Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo a fim de que você o tenha de volta para sempre. Pois agora ele não é mais um escravo, porém muito mais do que isso: é um querido irmão em Cristo. De fato, para mim ele é muito querido. E para você agora ele é mais querido ainda, não só como escravo, mas também como irmão no Senhor” – Filemom 1:15, 16
O que podemos aprender nesta Palavra é que diante da obra salvadora que Cristo realizou na cruz todas as pessoas que creem Nele se tornam seus filhos redimidos e regenerados e a partir daí o amor é algo que está no coração. E esse amor não se importa em ficar em desvantagem para conservar a união de pessoas e o bom convívio. Assim o cristão coloca as necessidades e desejos dos outros acima dos seus próprios, e sem esperar recompensas ou reconhecimento. É o amor que se sacrifica como o Mestre nos ensinou. Um amor que se entrega e que perdoa. Um perdão que nós já recebemos pela misericórdia de Deus e por isso teremos compaixão dos outros que também pecaram, não mais os julgando orgulhosamente.
Que possamos olhar cada vez mais para o nosso próximo com compaixão e amor num mundo de tanto egoísmo e busca de prazer próprio. Só assim mostraremos ao mundo que somos discípulos de Cristo.
Que o Senhor nos ajude. Amém!
HINO
Nº 165 – LCI – Estou pronto, Senhor.
CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a pregação que ouvimos queremos como cristãos unidos confessar a nossa fé:
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº 479 – LCI – Graças dou por esta vida
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
E tudo o mais que temos para agradecer ou pedir incluímos na oração que o Senhor nos ensinou a orar:
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
BÊNÇÃO
Todo Poderoso te abençoe e te guarde. Que Ele resplandeça a sua face de amor e misericórdia sobre cada um e nos dê a sua paz.
ENVIO
Que Deus nos abençoe e que busquemos aprofundar nossa fé em Jesus e em Sua Palavra sendo assim um discípulo comprometido com o próximo, vivendo o amor que Cristo nos ensinou. Vamos na paz do Senhor e o sirvamos com alegria!
CANTO FINAL
Nº 288 – LCI – Vem, derrama a paz