Prédica – Filipenses 2.12-13 – 31/10/2025
31/10/2025 – Dia da Reforma
Prédica – Filipenses 2.12-13
Leituras bíblicas: Isaías 45.19-25; Salmo 46.1-7; Mateus 10.26b-33
Missionária Silena Schultz Lourenço – Tangará da Serra – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite! Sejam todos bem vindos e bem vindas ao nosso Culto da Reforma. Saúdo-vos com o versículo lema para esse dia que encontramos em 2 Coríntios 12.9, que diz “O Senhor disse a Paulo: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Que nesse culto possamos permitir que Deus fale conosco aquilo que precisamos ouvir.
As pessoas que nos visitam sejam bem vindas! É uma alegria tê-las aqui conosco, sintam-se abraçadas por nós.
SAUDAÇÃO
Celebramos esse Culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
CANTO DE ENTRADA
Nº 20 – HCI – Jesus, em tua presença
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Assim como cantamos que possamos estar aqui somente para adorar o nosso Deus. Não deixe que nada tire o foco da sua adoração. Dedique esse tempo para o Senhor. Convido para chegarmos diante do nosso Senhor em humildade e confessarmos os nossos pecados, clamando o seu perdão.
Aqueles que puderem eu convido a se colocarem de pé.
– Querido e amado Deus, em tua presença estão teus filhos e filhas. Viemos para prestar culto ao teu Nome. Queremos te adorar e clamar a tua presença em nossas vidas. Sabemos que não somos perfeitos, que caímos nas tentações, somos fracos e viemos buscar em ti força, sabedoria e discernimento. Envia teu Espírito ó Deus, sonda os nossos corações. Veja se há algo que não te agrade e retire de nossas vidas. Perdão clamamos pelos pecados que foram cometidos em palavras pensamentos e ações. Olhe para nós com tua misericórdia e tenha piedade de nós. Nós clamamos em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador, amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1 João 1.8 Deus diz: “Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” Se você verdadeiramente se arrepende dos pecados cometidos e busca uma nova vida junto com Deus. Eu anúncio o perdão de teus pecados. Quem te perdoa é Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.
ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Obrigada Senhor pelo seu amor que é tão grande. Por tua graça que nos alcança todos os dias. Nos ajude a viver conforme a tua vontade, que o nosso viver seja um culto diário a ti. Que possamos em comunhão te adorar não somente com nossa boca, mas com todo o nosso ser. Fala conosco aquilo que precisamos ouvir. Alimente a nossa fé. É o que te pedimos em nome de Cristo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 45.19-25
2ª Leitura Bíblica: Salmo 46.1-7
3ª Leitura Bíblica: Mateus 10.26b-33
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 150 – HCI – Buscai primeiro
PREGAÇÃO
Convido para lermos o texto indicado para o culto de hoje: Filipenses 2.12-13
Hoje comemoramos 508 anos da Reforma Protestante.
O que exatamente foi e o que significa isso para nós?
Reforma, o que é exatamente uma reforma?
De acordo com o dicionário, Reforma é:
– Ato ou efeito de reformar, de atribuir uma forma melhor, de corrigir.
– Nova organização, nova forma: reforma política, reforma na saúde.
– Tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação: reforma do vestuário, da casa.
Em resumo: Reformamos algo que já existe. Que foi desgastado com o tempo. Que saiu da sua origem natural.
Porque foi necessária essa reforma religiosa?
O que estava errado?
Será que realmente precisava dessa reforma?
Não dava para passar por cima daquilo que estava errado e seguir adiante?
A Igreja cristã quando surgiu baseava todo o seu sentido em Cristo. Reuniam-se de casa em casa, dividiam o que tinham com os necessitados. Se preocupavam em dar a Palavra de salvação, alimentar a fé assim como também se preocupavam com o bem estar de todos, dando o pão de cada dia.
No decorrer do tempo a Igreja saiu desse Caminho. Não se preocupavam se a Palavra de salvação estava sendo entendida pelos membros. Não se preocupavam se o Evangelho estava sendo anunciado puro e verdadeiramente, tão pouco se preocupavam com as necessidades das pessoas.
A igreja começou a explorar seus membros com mensagens distorcidas. Liam em suas missas a Sagrada Escritura em Latim. Os membros saiam dos templos sem entenderem nada do que estava escrito na Bíblia. Pois as pessoas no geral não tinham acesso a Bíblia, somente aqueles que dirigiam as missas.
Assim podiam interpretar a Bíblia de acordo com o interesse da igreja porque ninguém tinha como questionar.
A igreja ensinou a ter medo de Deus. Ensinava que Deus era um Deus juiz que estava de olho para castigar aqueles que desobedeciam a Palavra.
Assim a Igreja começou a inserir heresias em seus ensinamentos como por exemplo: as indulgencias. Indulgência era um documento que assegurava dispensa ou abreviação de castigos decorrentes de pecados confessados. Na prática, a indulgência era entendida como uma possibilidade de conquistar um lugar no céu. Elas eram vendidas, dependendo do valor que se pagava, melhor eram os benefícios. Adoração a imagens e relíquias dos santos.
Sim, havia necessidade de uma reforma. A igreja estava banalizando o Evangelho. Não havia mais Cristo que morreu para pagar os nossos pecados. Não havia a salvação por graça e fé. Não havia mais a Palavra de Deus como autoridade.
No dia 31 de outubro de 1517 iniciou-se a Reforma Protestante.
A igreja Católica corrigiu alguns erros, mas não teve como os luteranos e católicos se manterem juntos. A ideia não era separar, mas corrigir os erros. Como não foi possível iniciou-se a igreja Luterana.
Nossa igreja ficou conhecida como a Igreja da Palavra, mas não de qualquer palavra, mas da Palavra de Deus. Todos deveriam ter sua própria Bíblia. Conhecer o Evangelho. Acompanhar as leituras e explicações feitas no culto com sua Bíblia.
Hoje temos a nossa Bíblia aqui no culto?
Ela está aberta?
Lemos ela em casa junto de nossa família?
Ainda somos a igreja da Palavra? Porque?
Temos de fato interesse em aprender sobre a Escritura, Cristo, Fé e Graça?
Não somente a Igreja necessita de Reforma, mas cada um de nós. Precisamos verificar se ainda estamos no Caminho, se acrescentamos coisas erradas na nossa vida, se nossa atenção está direcionada em outro objetivo que não seja a salvação.
Estaremos sempre em Reforma, até o último suspiro de nossa vida. Assim como o texto da nossa pregação diz: Filipenses 2. 12b: Continuemos trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês.
Não brinque e não permita que brinque com Deus. Permita sim, Deus agir e completar a obra em sua vida. Que a graça e a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento guardem os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Amém.
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra do Senhor queremos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 472 – HCI – Graças, Senhor , eu rendo
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Pai querido, obrigada pela tua Palavra que vive entre nós. Palavra que nos orienta o caminho certo a seguir. Queremos neste momento colocar diante de ti todas as pessoas que estão enfermas, que possam enxergar a tua graça mesmo diante da enfermidade. Restaure sua saúde física, espiritual e emocional. Esteja também com todos aqueles que estão em busca de novas oportunidades de emprego. Direcione cada um e que assim possam ter vida digna. Que nunca nos falte motivos para te agradecer. Esteja com cada família aqui representada, esteja dentro dos nossos lares, no nosso trabalho e não se afaste de nós nos nossos momentos de lazer. Abençoa cada um de nós e nos use como teus instrumentos, sempre que necessário. E tudo mais que queremos pedir e agradecer incluímos na oração que Jesus nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde,
o Senhor resplandeça o seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti,
o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim te abençoe Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.
ENVIO
Vamos todos em paz e vamos servir ao nosso Deus com alegria, amém.
CANTO FINAL
Nº 481 – HCI – Deus é Castelo Forte