Prédica – Gênesis 32.22-31 – 09/11/2025
09/11/2025 – 22º Domingo após Pentecostes
Prédica – Gênesis 32.22-31
Leituras bíblicas: Salmo 121; 2 Timóteo 3. 14- 4.5; Lucas 18. 1-8
Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva e Pastor Noberto Schwantes – Canarana – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Sejamos todos bem vindos para este momento de celebração. Momento em que juntos podemos louvar e adorar a Deus. Deus está aqui presente e nos convida também a estarmos em sua presença. Que este tempo possa ser especial na comunhão com Deus e com os irmãos e irmãos em Cristo.
Saúdo-os com a palavra bíblica de Tiago 1.18: “Segundo o seu querer, Deus nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas.” Deus toma a iniciativa. Ele não age por instinto, por emoção, por impulso, mas sim conforme sua bondosa vontade. Na palavra de Deus uma das grandes e mais intensas figuras bíblicas usado é o povo de Deus ser família. Somos seus filhos e filhas. Os primeiros frutos apontam para as colheitas, onde os melhores frutos eram dedicados a Deus. Horamos Deus quando nos dedicamos e nos submetemos a Ele. Deus quer que sejamos o veículo através da qual a pessoas possam ouvir as boas novas.
Acolhida aos visitantes:
De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes. Nos alegramos com sua presença em nosso meio e desejamos um tempo abençoado de Culto a Deus.
CANTO DE ENTRADA
Nº – Deus está aqui
SAUDAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 41 – LCI –Infinita graça
CONFISSÃO DE PECADOS
Reconhecemos a presença e grandeza de Deus em nosso meio e reconhecemos também nossa natureza pecaminosa.
Reconhecemos que precisamos da graça e misericórdia de Deus. Por isto confessemos os nossos pecados diante de Deus.
Oremos:
Justo e Eterno Deus, nos achegamos diante de ti com tremor e com temor. Clamamos por tua presença e misericórdia em nossas vidas.
Reconhecemos que nem sempre andamos por teus caminhos e nem sempre produzimos bons frutos.
Frutos de amor, paz e misericórdia.
Reconhecemos que temos pecado em palavras, ações e pensamentos. Com humildade pedimos que conceda o teu perdão e que pelo sangue de Cristo, derramado na cruz do calvário, possamos experimentar a reconciliação contigo e uns com os outros. Agradecemos por demonstrar tamanha misericórdia para conosco. No nome de Jesus Cristo, nosso Salvador é que oramos. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
O profeta Isaías nos diz (58.11): “O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam”.
Quando buscamos um caminho com Deus, somos continuamente chamados a confissão de nossos pecados. Com isso, Deus não apenas nos perdoa, mas Ele é quem nos fortalece em tempos difíceis e nos mostra os caminhos certos a seguir, quando não vemos saída. Assim, mediante a nossa confissão sincera, eu anuncio o perdão dos pecados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, voltamo-nos para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:
HINO
N° 209 – LCI – Pai Nosso
GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel e justo, Ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos cantando:
Nº 81 – LCI – Louvemos todos juntos o nome do Senhor. Louvemos todos juntos o nome do Senhor.
ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus e Pai. É bom estar em tua casa, em tua presença. Fale conosco neste momento. Que tua palavra possa gerar em nós bons frutos. Que tua palavra possa dirigir o nosso caminhar e consequentemente nos orientar e fortalecer na fé em ti. Pedimos que tu venhas falar ao nosso coração. Venha transformar a nossa vida por meio do teu falar. Tu és Deus conosco, Deus presente, Deus que age. Que não sejamos indiferentes ao teu falar. Em nome de Cristo Jesus. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 121
2ª Leitura Bíblica: 2 Timóteo 3.14 – 4.5
3ª Leitura Bíblica: Lucas 18.1-8
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 151 – LCI – Tua palavra é lâmpada
PREGAÇÃO
Gênesis 32 22-31 – Encontrar-se no seu lar
Prezada Comunidade
Quem já teve saudade de casa?
Ou melhor, quem já esteve longe e pensou em abandonar tudo para voltar para casa?
Ou ainda, quem depois de umas longas férias nunca disse: o melhor lugar é a nossa casa!
A nossa casa, nosso lar, sempre foi um referencial muito importante. Tanto que muitas pessoas sempre correm atrás do seu sonho de ter uma casa própria. Aliás, até o ditado popular diz: “quem casa, quer casa”.
Você lembra das casas que você já morou quando criança ou mesmo no decorrer da sua vida?
Aqui ressalto que há uma grande diferença entre termos nossa casa e nosso lar.
O lar é muito mais do que somente paredes levantadas, mobílias, cores, aparatos e utensílios domésticos. O lar se refere a algo interno inconsciente.
Nem sempre uma casa é um lar. Para ser um lar de verdade é preciso que o lugar conte uma história, transmita aconchego, seja um refúgio, tenha identidade e proporcione o bom relacionamento das pessoas que moram ali. Para ser um lar, casa precisa expressar vida e fazer sentido para seus moradores.
Muitas pessoas hoje não tem um lar — elas têm apenas Casas.
Elas vivem em suas casas decoradas, última tendência na sala de estar, móveis planejados e adaptados, tecnologia de ponta (sensor de presença, câmeras 24h, wi-fi 500mb, Alexa/Google Home). Casa possuem Netflix/ Disney Plus, Amazon Prime, etc.
Estas pessoas vivem em boas casas, mas falta um lar! Falta acolhimento e sentido de pertencimento.
Às vezes é preciso transformar a nossa casa em um lar.
A preocupação com a qualidade de vida também entra na pauta quando falamos de um lar. Ter na sua casa, que nada mais é que seu santuário pessoal, coisas que remetam ao bem-estar e ao conforto é essencial. Em um lar, o ideal é que você se sinta confortável, tranquilo – se sinta e experimente paz.
O texto bíblico de hoje, é um texto incrível!
Primeiro por tratar de um processo e de um movimento de reconciliação entre Jacó e o seu irmão Esaú; mas principalmente porque Jacó se deu conta de que por mais que ele tivesse construído toda uma fortuna, criado sua família, aumentado seu rebanho, obtido riqueza e poder, ele não tinha encontrado de fato o seu lar.
O texto bíblico que nós lemos, narra uma luta que aconteceu quando Jacó tinha decidido fazer as pazes com seu irmão Esaú. Jacó tinha ido ao encontro de Esaú e enviado presentes, e o retorno dos seus empregados era de que ele vinha com 400 homens contra ele (Gn. 33.1).
Para guardar-se e cuidar a sua família, Jacó divide todo o seu patrimônio em 2. Um vai para um lado, outro vai para o outro, e Jacó vai atrás.
Nesse meio tempo, antes de encontrar-se com seu irmão, Jacó trava uma grande luta, uma luta que dura uma noite inteira. Essa luta não era com uma pessoa qualquer, mas era contra o próprio anjo do Senhor. E nessa luta, Jacó não enfrenta outra pessoa, mas ele enfrenta a si mesmo; com seus medos, com a sua culpa, com a traição feita contra seu irmão, contra ausência e a falta de um lar.
Quando uma pessoa foge de si mesma, não importa para onde ela vá, nunca conseguirá construir um lar.
A bênção que antes fora roubada e, com ajuda de sua mãe e seu tio, agora é implorada ao Senhor. “Me dê a sua benção” – É um grito clamando: “me dá paz Senhor!”.
E na luta Jacó expressa algo muito bonito: eu via face de Deus e não morri. Quando encontramos a face de Deus, nós encontramos a nossa própria face.
Quando olhamos também, para nós mesmos encontramos a falta de Deus. Por ter vivido uma vida de engano, de pecado, da ausência de um lar; Jacó não conseguia encontrar a Deus; mas na luta no Jaboque, ele o encontrou, ele o recebeu.
E agora que Jacó vê a Deus e a si mesmo, ele está pronto e preparado para encontrar o seu irmão — pedir perdão, devolver tudo que tinha, reconstruir uma relação.
E no perdão de Esaú, Jacó encontra o seu lar. Que não era somente um lugar físico, mas um lugar aonde o seu coração podia descansar em amor e tranquilidade.
A partir deste texto bíblico podemos tirar algumas conclusões bem especiais para nossas vidas:
1 – Enquanto não nos encaramos e nos confrontamos conosco mesmos, com nossos enganos, nossas falhas, nossos erros; ficamos a vida inteira fugindo. Fugindo de nós mesmos, e/ou culpando os outros; enquanto eu fujo de mim mesmo eu sempre colocarei a culpa nos outros. Enquanto eu estou fugindo de mim mesmo eu não consigo contemplar nada do que está acontecendo a minha volta, porque eu estou sempre apressado. Eu estou sempre fugindo. Eu estou sempre com medo.
2 – Para encontrarmos a paz, precisamos estar com Deus; sim! O autor e mantenedor da vida oferece paz. Ele dá a paz que o mundo não pode dar, porque a paz do mundo sempre é frágil. Ela não é uma paz duradoura, mas ela acaba com grande facilidade. Por isso a partir do momento que eu estou com Deus eu terei paz no meu coração e a minha ansiedade irá diminuir.
3 – Encontrar um lar é muito mais do que ter uma casa; mas é ter um lugar onde podemos descansar o nosso coração. Esse lugar muitas vezes não está localizado geograficamente, mas pode estar dentro de um abraço. Ali será local para viver e compartilha alegrias e tristezas. Ali será local para compartilhar lágrimas e risadas. Ali será local para compartilhar conquistas e derrotas. Ali será local onde a nossa humanidade é entendida e poderá ser vivida.
Para finalizar:
Onde você consegue descansar o teu coração?
Você tem um lugar especial para se refugiar nos momentos de tribulação?
Onde fica o teu lar?
Precisamos lembrar que nosso lar não está somente neste mundo, mas estamos construindo um espaço de descanso também na eternidade
(O teu lar pode estar aonde está o teu coração) – onde está teu coração?
Lembre-se em Deus temos um lugar especial.
E por Deus somos convidados. Por Deus somos chamados. Por Deus somos guardados.
Deus te convida hoje: volte para casa! Volte para o seu lar. Faça as pazes com teu irmão/irmã. Experimente a minha paz.
Jacó ao encontrar-se consigo mesmo, com Deus e com o seu irmão passou por um processo de renovação.
Que Deus nos dê a sua paz e nos permita a cada dia ser renovado pela sua benção.
Onde fica o teu lar?
Medite sobre isso e que Deus te abençoe. Amém.
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra que ouvimos confessemos a nossa fé neste Deus que age e se faz Deus presente como Pai, Filho e Espírito Santo.
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 289 – LCI – Benção da Irlanda
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado Deus
Somos gratos Senhor pelo anuncio da tua palavra. Esse alimento que sempre nos ajuda e fortalece-nos em nossa caminhada de Fé.
Senhor, olhes para nós em nossas dificuldades dentro dos nossos relacionamentos. Muitas vezes não sabemos lidar com nossas diferenças, pois somos falhos, egoístas, inseguros e não dividimos contigo aquilo que se refere as nossas relações. Ajude-nos a olhar para nos mesmos e enfrentarmos nos medos, culpa e erros. Estabeleça a paz em nossos corações e em nossos lares. Por nós mesmos não conseguimos estabelecer a paz, mas tu Senhor podes trazer paz ao nosso viver.
Pedimos por nossas casas possam se transformarem em lares, lugar em que nos sentimos acolhidos, amados e fortalecidos uns pelos outros. Que a tua palavra habite em nossos corações e dirija o nosso viver. Pedimos a tua ajuda e a tua benção em nossos lares. E família.
Intercedemos pelas pessoas enfermas, aflitas, cansadas, deprimidas, tristes e enlutados. Que a tua presença possa trazer, força e consolo para suas vidas. Que suas famílias sejam também sustentadas em tempos de dificuldade e fragilidade.
Pedimos por nossa comunidade, igreja que possamos como teus filhos e filhas continuar dando testemunho da nossa fé neste Deus que vem para fazer parte da nossa vida. Que possamos ser a tua luz neste mundo que vive na escuridão.
E tudo mais que está em nosso coração, nossos pedidos e agradecimentos, colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém
ENVIO
Ide em paz e sirvamos ao Senhor com alegria.
CANTO FINAL
N° 293 – LCI – Dá-nos esperança e paz=