Prédica – Hebreus 11.1-3, 8-16 – 31/08/25
31/08/2025 – 12º de Domingo de Pentecostes
Prédica – Hebreus 11.1-3, 8-16
Leituras bíblicas: Gênesis 15. 1-6; Salmo 33. 12-22; Lucas 12. 32-40
Pastor Deolindo Feltz – Cuiabá – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite!
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11.1)
Nós todos aqui temos fé! Aí dizem… “uns fé demais, outros fé de menos”… a verdade é que ninguém possui fedômetro, capaz de medir a fé de alguém. Mas se vocês vieram até aqui hoje, é porque essa fé que vocês têm trouxe vocês, os impulsionou. O nosso desejo é que ela seja suficiente para abrir-se a o que Deus tem a nos dizer hoje. E que assim seja. Amém.
Acolher os/as visitantes
CANTO DE ENTRADA
Nº 13 – LCI – Corações em fé unidos
SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui hoje em nome e na presença do Trino Deus: que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – LCI – Em nome do Pai
CONFISSÃO DE PECADOS
Vamos nos apresentar diante de Deus com nossas falhas e incoerências, com nossas fraquezas e debilidades, mas com coração aberto para a ação transformadora de Deus. Em silêncio, cada um pode confessar a Deus os seus pecados…. Oremos. (após o silêncio)
Pai de amor e bondade. Em fé nos achegamos diante de ti para reconhecer nossa culpa. Muitas vezes cedemos ao mal, caímos na tentação de não te seguir. Perdão, ó Pai. Perdão por fazermos o mal que não queremos e ignorarmos o bem que almejamos. Reveste a nossa vida com a tua sabedoria e concede-nos a fé necessária para percebermos a tua presença constante e próxima a nós. Ó Deus da justiça, concede o teu perdão e ouve o nosso canto:
Hino: 34 – LCI – Ó Deus da justiça
ANÚNCIO DO PERDÃO
A fé é a prova de que existem coisas que não podemos ver. O perdão de Deus é tão real quanto o imenso amor dele por nós. Podermos confiar nesta promessa. Recebam, pois o perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Deus é bondade. Não podemos ver, mas, vemos e sentimos o que ele faz por nós e através de Deus. Infelizmente, temos que lembrar que o mal também existe e age constantemente no mundo, deixando marcas profundas e causando muito sofrimento. Oramos a Deus pelas dores causadas pelo mal, pela falta de fé e pelo descaso com a criação. As guerras, a violência contra os mais fracos, a fome, a falta de dignidade… consequências nefastas da ação do mal e do pecado no mundo. Tem, Senhor, piedade, e apressa-te em socorrer-nos. Cantemos:
Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores, ele é um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes O sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando os seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:
Nº 73 – LCI – Ontem, hoje e para sempre!
ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, a nossa fé hoje nos trouxe até aqui para ouvirmos a tua palavra. Sobre ela queremos meditar e a tua vontade queremos praticar. Ajuda-nos a saber distinguir a verdadeira bondade do mal que muitas vezes se apresenta a nós travestido de bem. Abra nossas mentes e corações. Permite que ouçamos atentamente a tua voz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gênesis 15. 1-6
2ª Leitura Bíblica: Salmo 33. 12-22
3ª Leitura Bíblica: Lucas 12. 32-40
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 609 – LCI – Palavra não foi feita para dividir ninguém!
PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós! Amém!
Estimada comunidade!
“Tenha fé! Vai dar certo!”
Certamente você já ouviu essa frase. Talvez já disse isso pra alguém também. – Está corretíssimo dizer isso, já que a fé é a prova de que vamos receber as coisas que esperamos.
E quando não recebemos? E quando não dá certo? A explicação simples é dizer que a nossa fé não foi suficiente. – Mas, como é que vou saber quanta fé devo depositar para conseguir conquistar?
Nosso grande erro é não olhar para a definição completa de fé! Vejam: “Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”
É bem provável que, quando não recebemos o que esperamos seja porque as coisas que não podemos ver entram em ação… Não somos capazes de entender tudo o que acontece conosco no mesmo instante em que acontece. Mas, muitas vezes, a explicação vem depois.
Querem alguns exemplos clássicos? Recebi essa semana uma mensagem da uma pessoa muito importante… Dificilmente compartilhamos textos assim, já que tem tanta coisa na internet.. mas, de repente, esse texto se encaixou bem aqui nessa mensagem. Coincidência? E por que não fé?
– Ouçam: …Depois do atentado do 11 de setembro, uma empresa que tinha o seu escritório em um dos andares do World Trade Center, convidou os seus sócios e empregados que por alguma razão haviam sobrevivido ao ataque, para compartilhar as suas experiências.
Aquelas pessoas estavam vivas pelas razões mais simples da vida, eram pequenos detalhes como esses:
– O diretor de uma pequena companhia chegou tarde porque foi participar de uma reunião na escola do seu filho;
– Uma mulher se atrasou porque o seu despertador não alarmou a tempo;
– Outro funcionário havia se atrasado pq pegou um caminho diferente afim de chegar mais rápido e acabou atolado em um engarrafamento pois havia acontecido um acidente na rodovia que havia pegado;
– Outro funcionário perdeu o ônibus;
– Uma funcionária foi atingida por cocô de pombo e precisou voltar pra se trocar;
– Um dos sócios teve problemas ao ligar o carro e precisou chamar um mecânico;
– Outro funcionário teve que atender um telefone que acabou resultando em poucos minutos de atraso antes do atentado;
– Uma secretária entrou em trabalho de parto;
– Um zelador não conseguiu um táxi;
– Mas a história que mais me impressionou foi a de um senhor que ficou com uma bolha no calcanhar, devido ao seu sapato ser novo e antes de chegar ao trabalho ele decidiu parar em uma farmácia pra comprar um curativo e por isso ele está vivo hoje.
– Agora, quando eu fico preso no trânsito, quando perco um ônibus, quando preciso me atrasar pq tive que atender alguém e muitas outras coisas que me desesperariam, penso primeiro: “Este é o lugar exato no que devo estar, nesse exato e precioso momento”.
– Na próxima vez que a tua manhã for uma loucura, que teus filhos demorem em se arrumar, ou que vc não esteja conseguindo achar as chaves do carro, não fique chateado ou frustrado.
VOCÊ ESTÁ EXATAMENTE NO LUGAR QUE DEVERIA ESTAR, nesse grande quebra cabeça da vida. Aplique a gratidão agora e seja grato por como você está agora e pelas coisas que tem.
Viva cada minuto como se fosse o último, abrace, chore, sorria, diga que ama, amanhã pode ser tarde demais…
Texto: Valdemir Guedes JR
– “Fé é a prova de que existem coisas que não podemos ver.” –
O versículo 3 afirma que a fé também é a aceitação do Criador do universo, ou seja, que não há uma maneira de se provar a existência de Deus, já que tudo o que existe foi por ele Criado. – No que consiste a fé então? – em saber que “aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. – A ciência tenta explicar, racionalizar… mas, a religião é o que de fato vai nos fazer aceitar que sempre haverá o que não se pode explicar, já que pra cada resposta encontrada, outras infinitas perguntas surgem. Michael Heller, um professor da área de cosmologia, filosofia e religião, afirmou certa vez: “A ciência dá-nos o conhecimento, e a religião dá-nos o sentido. Ambas são pré-requisito para uma existência decente.” – Ele diz também: “Inevitavelmente, eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus.”
Então, vamos descobrir, vamos revelar, vamos avançar no conhecimento… e, não importa quão longe cheguemos avançando em conhecimento, tudo sempre terá o Deus Criador como ponto de partida, pois é dele que se fez todas as coisas. Dele viemos, a ele retornaremos.
A fé foi sempre a que guiou a humanidade criada à imagem e semelhança de Deus. Quando nos distanciamos da fé, nos distanciamos do próprio Deus… e está muito claro que Deus é bondade. Se distanciar de Deus é se distanciar da bondade… Não podemos nos esquecer que existem coisas que não podemos ver e, independente da nossa fé, o mal, a maldade continua existindo… ela é uma dessas coisas que existem e que não podemos ver… vemos apenas as suas consequências. E quando nos distanciamos de Deus podemos estar nos aproximando da maldade… lembram da primeira tentação descrita no Gênesis? A serpente, que representa a maldade, dialoga com o ser humano e o faz se afastar de Deus, o leva à desobediência e o faz tentar se esconder de Deus, porque sente vergonha. O mal está em nós e tenta nos desviar, tenta nos afastar de Deus, que é pura bondade.
A fé é a certeza da existência de Deus, porque cremos na bondade… mas, essa mesma fé também deve nos tornar conscientes da existência do mal (não podemos ver Deus, também não podemos ver o Diabo, mas eles existem). Cabe à nossa fé procurar distinguir bem, estar ciente da existência de ambos. Dessa forma poderemos tomar as decisões corretas diante das nossas escolhas.
Ter fé também é ter consciência da existência do bem e do mal. Precisamos da fé pra fazermos as escolhas certas diante das encruzilhadas da vida.
Foi a fé que guiou todos os exemplos de pessoas que são citados aqui no texto: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó e toda descendência, o povo de Deus que seguiu em fé. O que nos une a eles é a fé. Eles morreram na fé, por isso, também na morte continuam unidos com o Deus Criador, origem de tudo e de todos.
Tenha fé! Procure perceber a presença constante de Deus na sua vida. Vai dar certo! E mesmo quando não der, tenha fé! Deus é sempre a escolha certa a se fazer. Estamos todos à procura de uma pátria melhor: a pátria celestial. Pela fé, e somente pela fé, iremos encontrar.
Tenha fé!
Que assim seja. Amém!
HINO
Nº 614- LCI – Em nada ponho a minha fé!!
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Enquanto cantamos um hino, serão recolhidas as ofertas. Elas estão destinadas à/ao……. Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores e doadoras, e que cada um e cada uma se sinta livre para ofertar.
Nº 477 – LCI – Obrigado Pai Celeste!
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:
Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui, nos leves de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou…
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ENVIO
Que a paz de Deus, que excede todo o nosso conhecimento e entendimento, nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor
CANTO FINAL
Nº 590 – LCI – Quão bondoso amigo é Cristo!
Obs: Este culto é uma contribuição do P. Adriel Raach, levemente adaptado pelor P. Deolindo Feltz.
Acesse aqui o Caderno de Cultos 2025