Prédica – João 11.1-5, 17-21 – 02/11/2025
02/11/2025 – Dia de Finados
Prédica – João 11.1-5, 17-21
Leituras bíblicas: Salmos 23; Romanos 8.31-39
Missionária Cledimar B. Windmöller – Paróquia de Matupá (Campo II)
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Saúdo-os com a Palavra bíblica: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co 15.19)
Neste dia de finados, certamente as lembranças de pessoas queridas que já partiram trazem saudade e mexem conosco! Que a Palavra de Deus seja alento, esperança e consolo em todo tempo! Para àqueles que creem em Jesus, a morte não é o fim!
Acolher os/as visitantes
CANTO DE ENTRADA
18 – LCI – O nosso encontro vai ser abençoado
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
20 – LCI – Jesus, em tua presença
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e amado Deus e Pai, chegamos a Ti, pois tu és a nossa força, tu nos conheces e sabes o que se passa em nosso coração. Por isso Pai, confessamos que somos falhos, necessitamos do teu perdão, por tua infinita graça, perdoa-nos Senhor. Transforma nossa vida! Em nome de Cristo. Amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO
“Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1 Jo 1.8-9). Querido irmão, querida irmã, se você confessou de todo o coração que realmente é pecador, e deixou seus pecados aos pés da cruz, receba o perdão de Jesus!
KYRIE
Pai, somos agraciados pelo teu cuidado conosco. Que o Teu Espírito mostre-nos o caminho que nos leva a ti e que nós tenhamos corações sensíveis ao Teu falar! Abençoa-nos querido Deus.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos ao poderoso nome de Deus, cantando:
65 – LCI – Glória in Excelsis
ORAÇÃO DO DIA
Deus querido, Tu tens sido bondoso para conosco, nos dando vida e saúde! Senhor, te damos graças, pois não se esquece do nós e continua nos alcançando com o Seu amor. Fica conosco, hoje e sempre. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmos 23
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.31-39
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
150 – LCI – Buscai primeiro
PREGAÇÃO
Você já passou por alguma situação que se perguntou se Deus estava se importando pelo que estava passando ou pessoas ao seu redor? Uma situação financeira, preocupação com alguém da família, alguma doença ou mesmo a dor do luto?
Vamos olhar para a Palavra que nos orienta, nos fortalece em meio aos questionamentos da vida. Na Bíblia nos é apresentado três irmãos que Jesus conhecia muito bem. São eles: Marta, Maria e Lázaro.
Existem episódios conhecidos por esses personagens:
1º Quando Jesus vai a casa deles e Marta está servindo as pessoas da casa e Maria está sentada aos pés de Jesus;
2º Quando Maria lava os pés de Jesus com um perfume muito caro e seca os pés de Jesus com seus próprios cabelos;
3º Vem de encontro com as perguntas que ouvimos no começo, será que Deus se importa com aquilo que estamos passando? Esse acontecimento se encontra na leitura abaixo:
Convido para lermos da Palavra de João 11.1-5; 17-21 (sugiro a leitura de João 11.1-37 no momento da preparação para o culto, pois na pregação, aparecem informações desse contexto.)
Nessa Palavra encontramos pessoas que estão enfrentando a dor do luto, da perda de alguém muito querido, mas antes disso acontecer, no começo do capítulo encontramos que as irmãs de Lázaro mandam um recado pra Jesus, dizendo que seu amigo estava doente. O Filho de Deus, logo traz uma Palavra ao saber disso: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.
O texto nos revela que Jesus ficou onde estava mais dois dias, só depois que seguiu para Betânia onde Lázaro estava.
Já fazia quatro dias que Lázaro havia morrido e ao saber que Jesus estava chegando ao povoado, Marta vai ao encontro dele e diz se o “Senhor tivesse aqui ele não teria morrido”.
Jesus lembra Marta que ele iria ressuscitar, logo ela afirma que sim, isso aconteceria no último dia. Mas Jesus tinha algo muito maior em mente! Ainda antes de Jesus entrar no povoado, a outra irmã de Lázaro, vai ao encontro dele também e diz algo semelhante que Marta já havia dito: “Se o Senhor tivesse aqui, isso não teria acontecido”
Após esse momento, nos deparamos com outra situação em que Jesus vai até onde Lázaro havia sido sepultado.
É nessa Palavra que encontramos que Jesus não é indiferente com as dores ou sofrimentos das pessoas: O texto nos diz claramente que Ele: chorou!
Como cristãos, isso nos conforta! Saber que Jesus o Senhor e Salvador da humanidade, não é indiferente com os sentimentos das pessoas e sofre com as pessoas. E ainda mais, quando choramos e estamos tristes por alguma situação, Jesus também chora conosco!
Não é desejo de Deus ver a humanidade sofrendo, mas muitas coisas acontecem pelo pecado que marca o ser humano desde a queda, muitas coisas acontecem pelas nossas escolhas ou ainda, muitas coisas acontecem e não entendemos, e essas cabem apenas a Deus.
Deus não está conosco só quando as coisas vão bem, pelo contrário Ele não nos abandona em nenhum momento. Na verdade, é mais fácil nós o abandonarmos com as dificuldades e lutas da vida. Quantas vezes pensamos que podemos “domesticar” Deus, que Ele precisa fazer sempre o que eu quero! Porém, pela Palavra somos lembrados que em Jesus não estamos abandonados, Nele somos consolados e que Ele sabe muito bem o melhor para cada um de nós!
Existem situações difíceis que talvez tenhamos que passar, que acontecem pra nos levar pra mais perto de Deus, por vezes. E, certamente a glória de Deus se manifesta nessas situações.
No texto, Jesus chora com a morte de Lázaro, e se continuarmos o texto adiante, vemos que Jesus o traz de volta a vida!
Queridos, essa é a esperança que temos em Jesus – a ressurreição e a vida! A morte eterna foi vencida por Jesus. Crendo Nele não morreremos eternamente e somente a Deus cabe o julgamento sobre a vida de cada um de nós!
Hoje somos lembrados por essa Palavra:
Tudo o que vivemos aqui, vai passar, mas o que é ETERNO tem estado em nosso horizonte?
Ou somente em alguma dificuldade ou luta é que nos lembramos de Deus?
Não nos esqueçamos: Jesus chorou com a morte de Lázaro, Jesus chora com nossas dores, nossas lutas, com alguma doença que nos aflige, Ele sofre conosco. Pois, o maior e mais doloroso sofrimento, somente Jesus que passou. O Senhor Jesus tomou sobre Ele a culpa de toda humanidade por amor a cada ser humano.
Mesmo quando choramos, sofremos e estamos aflitos, com o coração apertado, é consolador saber que Deus permanece ali, e, muitas vezes, nos carregando quando não há mais forças. Mesmo que existam situações que não entendemos e gostaríamos que fossem diferentes, somos instruídos pela Palavra a confiar no Senhor!
Que possamos refletir e lembrar que nas diversas lutas da vida, Jesus chora conosco, Ele sofre conosco. Na cruz todos os sofrimentos foram por Ele carregados.
Por isso Ele te convida: “Venha a mim, você que está cansado e sobrecarregado e eu te darei Descanso”. (Mateus 11.28)
Coloque a tua vida nas mãos de Deus, confie Nele, mesmo que não entenda muitas coisas, não perca a fé. Amém!
HINO
436 – LCI – Porque Ele vive
CONFISSÃO DE FÉ
Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico, na convicção da ressurreição em Cristo e vida eterna por meio de Jesus:
Creio em Deus Pai
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
84 – LCI – Por tudo o que tens feito
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor, agradecemos por este culto, pela tua Palavra que nos conforta e dá esperança! Pai, que possamos acolher a tua Palavra, para ela nos ampare nos dias difíceis. Que teu Espírito Santo nos renove em sabedoria e graça.
Oramos Senhor, pedindo por nossas famílias, por nossas crianças, nossos adolescentes, jovens, os casais, idosos, pessoas acamadas e tantos outros que tu conheces Senhor, que a tua graça se estenda em suas vidas! E tudo mais que não falamos nessa oração, queremos de forma profunda e sincera, incluir os demais pedidos, agradecimentos e intercessões com as Palavras de Jesus…
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que a paz de Deus te acompanhe e que possas compartilhar a bondade e amor de Deus por onde passar!
ENVIO
Vamos na paz de Cristo, amando e servindo a Ele com grande alegria e gratidão em nossos corações! Amém!
CANTO FINAL
567 – LCI – Canção do cuidado