Prédica – Lucas 10.38-42 – 10/08/2025
10/08/2025 – 9º Domingo Após Pentecostes – Dia dos Pais
Prédica – Lucas 10.38-42
Leituras bíblicas: Gênesis 18. 1-10a; Salmo 15; Colossenses 1.15-28
Pastora Mestra Josiane Velten – Paróquia Parecis – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Comunidade de Jesus Cristo!
Sejam bem-vindos e bem-vindas para este culto em nossa comunidade. Deus se alegra com a nossa presença. Nele confiamos nossa vida. Nele depositamos nossa fé e a fortalecemos quando nos reunimos em comunhão.
Acolho a comunidade reunida com o lema bíblico desta nova semana, conforme Isaías 55. 11, onde lemos: “Deus diz: A palavra que sair da minha boca não voltará vazia para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
Acolher os/as visitantes
CANTO DE ENTRADA
LCI 25 – Quando o povo se reúne
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos neste culto em nome e na presença do Trino Deus. O Pai, Criador de tudo; do Filho, Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador; e do Espírito Santo que anima, santifica e fortalece a vida. Amém
CANTOS DE INVOCAÇÃO
LCI 3 – Deus Trino
CONFISSÃO DE PECADOS
Em preparação para a confissão de pecados, convido para cantarmos:
LCI 34 – Concede o teu perdão
Senhor, nosso Deus!
Agradecemos-te por podermos nos reunir em Culto, ouvir Tua Santa Palavra e fortalecer a fé. Contudo, também reconhecemos que pecamos constantemente, seja em pensamentos, palavras e ações. Por isso, colocamo-nos humildemente diante de ti para pedir perdão. Perdão pelos nossos erros, pelas palavras ditas sem pensar, por julgarmos e por não anunciarmos da Tua vontade, conforme tu esperas de nós. Senhor Deus, em humildade e em arrependimento depositamos aos teus cuidados nossa confissão e pedimos: tem compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos ajudes a recomeçar. Por Cristo, nosso único Senhor e Salvador. Amém.
ANÚNCIO DA GRAÇA
Em 1 João 1. 9 está escrito: “Mas se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” A todas as pessoas que de coração aberto confessaram seu pecado e dele se arrependem, posso anunciar o perdão dos pecados em nome de Deus, o Pai, o Filho e Espírito Santo (+). Amém
KYRIE
Deus nos perdoa por causa do seu amor incondicional pelo mundo. Contudo, somos animados e animadas, constantemente, por meio do seu perdão, a servir. Com isso, perceber a dor do irmão e da irmã. Por todo lugar há dor, miséria, sofrimento. Enquanto Corpo de Cristo, somos chamados e chamadas a nos unirmos a tantas pessoas que carecem e clamam por misericórdia. Por isso, cantamos:
LCI 56 – Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
Rendemos glória a Deus por Seu imenso amor pela humanidade. Deus ouve o clamor do Seu povo. Ele se compadece da Sua criação. Por isso, cantamos:
LCI 72 – Glória
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus de amor!
Agradecemos-te por este encontro contigo e com nossos irmãos e irmãs na fé. Agradecemos-te por teu perdão que consolo e anima ao recomeço. Neste culto pedimos a tua presença. Por meio das leituras bíblicas e da pregação da tua Palavra, pedimos para que fales ao nosso viver. Ajuda-nos em nossos medos, nossa ansiedade, nossa fraqueza na fé.
De geração em geração, o teu povo tem sentido a tua presença, por isso, sabemos que tu estás sempre junto de nós, estás presente em nossa história. Anima-nos e fortalece-nos. Por Teu Filho, nosso Senhor e Salvador que vive de eternidade a eternidade. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gênesis 18. 1-10a
2ª Leitura Bíblica: Salmo 15
3ª Leitura Bíblica: Colossenses 1. 15-28
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
LCI 171 – Ontem, hoje e sempre
PREGAÇÃO
Saudação Apostólica: A graça do nosso Senhor, Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo, estejam sempre com vocês. Amém
Texto da Pregação: Lucas 10. 38-42
Aclamação do Evangelho: LCI 182 – Aleluia
Pregação: Irmãos e irmãs em Cristo!
“O capítulo 10 do Evangelho de Lucas tem um esplêndido conjunto de imagens sobre a igreja: a igreja é Jesus com seus 72 discípulos (10. 1-12), homens e mulheres enviados pelo mundo inteiro para anunciar o Reino de Deus. Depois, a igreja é o bom samaritano (10. 25-37, pessoas a serviço do cuidado dos feridos (física, emocional e espiritualmente). E ainda a igreja que não se limita ao testemunho de homens nem a lugares sagrados, mas destaca a presença das mulheres e que santifica lugares como a casa (10. 38-42)” [1].
O evangelista Lucas tem características especiais. Nos seus escritos ele oportuniza a visibilidade da atuação de mulheres no ministério de Jesus e a relação de Jesus para com as mulheres. No texto em destaque, é Marta quem recebe Jesus. Maria, a irmã mais nova de Marta também está na casa. Ambas, porém, têm uma atitude diferente ao estarem na presença de Jesus.
O texto do evangelho deste domingo, destaca a atuação protagonista das mulheres nas primeiras comunidades cristãs. Além disso, o texto bíblico destaca a importância da diaconia nas comunidades. Contudo, também convida a uma reflexão de que a diaconia/servir não está separada da tarefa de ouvir, refletir e fortalecer a fé diante das palavras de Jesus.
Além disso, outro aspecto importante para mencionarmos é que todos os textos bíblicos indicados abordam o assunto da hospitalidade, do acolhimento, da receptividade. No texto de Gênesis, os três homens são acolhidos por Abraão. Eles recebem água para lavar os pés, comida e um lugar para descansar. No relato de Colossenses, Paulo está confortável diante da comunidade para explicar qual tem sido a sua tarefa, a de anunciar a esperança do evangelho.
O relato do texto bíblico indicado para a pregação é conhecido. A situação que acontece com Marta e Maria, ao receberem Jesus, também é interpretado de diferentes maneiras. Contudo, vale ressaltar que há um equívoco em muitas das interpretações e atualizações contextuais, quando se associa e se reduz a ocupação de Marta, aos serviços domésticos.
No grego, o termo que encontramos para expressar a ação de Marta é a diaconein. Quando ela é traduzida, passa a ser denominada por trabalho doméstico. Conforme a Pastora Doutora Ivone Richter Reimer, “o verbo sem complemento ou o termo diaconia refere-se a ministério, a função diaconal realizada por mulheres e homens nos inícios da igreja” [2].
Portanto, de fato, algo chama nossa atenção neste texto: qual era a diaconia que inquietava Marta? Sabendo que a hospitalidade, a diaconia, a cordialidade são características destacadas nos textos de hoje, Marta questiona Jesus sobre o fato dela estar sobrecarregada com muita diaconia, enquanto sua irmã tem a deixado sozinha.
Jesus é categórico e convida para que Marta, assim como Maria, não se chateie com aquilo que torna sua atuação pesada, mas para que se junte à sua irmã e viva aquilo que ninguém poderá tirar dela: o evangelho.
Queridos irmãos, queridas irmãs!
Muito podemos aprender da atitude de Jesus. Toda conjuntura pode nos fortalecer a fé de inúmeras maneiras. Desde o olhar atencioso para as mulheres, até o cuidado de convidá-las a não permitir que a sobrecarga imposta pela sociedade, as impeça de desfrutar do fundamenta: escutar os ensinamentos de Cristo.
Jesus nos convida, constantemente, a nos atermos ao que realmente importa. Isso não quer dizer que outras demandas não podem ser assumidas, porém, estas não devem ocupar o lugar mais importante. Nada é mais importante do que o fortalecimento da fé, que é feito por meio do anúncio do evangelho, ao qual nós experimentamos em comunhão e na comunidade de fé.
Além disso, a visita de Jesus a Marta e Maria, também nos alerta, de que também nós podemos o receber, afinal, nós sabemos que: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3. 20
Que Jesus tenha espaço em nossa vida, nossa casa e que vejamos qual é a parte mais importante. Cristo os ouvida a escutar os seus ensinamentos e fortalecer a fé por meio deles para que a nossa diaconia seja vivida com disposição, amor e fé. Que Deus nos abençoe sempre. Amém.
HINO
LCI 565 – Aprendamos de Maria
CONFISSÃO DE FÉ
Diante da Palavra de Deus que nos foi lida e anunciada, queremos confessar a nossa fé, no Trino Deus dizendo juntos:
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
LCI 290 – Chuvas de bênçãos
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Senhor nosso Deus!
Agradecemos-te por vires a nós por meio da Tua Santa Palavra e da comunhão com irmãos e irmãs na fé. Agradecemos por tantas pessoas que se reúnem para celebrar e ouvir tua Palavra. Que ela sempre se novo encontre morada e espaço no nosso dia a dia.
Além de agradecer, queremos também interceder por tantas situações de sofrimento e angustia ao nosso redor. Intercedemos pelas pessoas doentes, acamadas, debilitadas. Pessoas que não tem um lar, vida digna, alimento em suas mesas. Lembramos das pessoas vítimas dos mais diversos vícios, daquelas que sofrem com a violência.
Intercedemos por esta comunidade de fé. Lembramos de forma especial, daquelas pessoas que não puderam estar neste culto conosco, bem como de tantas pessoas que ainda estão afastadas de ti e do convívio da comunidade.
Continue Senhor bem junto de cada pessoa que tem se dedicado ao Teu serviço. Cuide também da nossa IECLB nos mais diferentes lugares. Lembramos de forma especial dos ministros e ministras que têm a tarefa de te servir com seus dons. Dê sempre muito ânimo e sabedoria.
Rogamos pelas nossas autoridades políticas nas mais diferentes instâncias da sociedade para que saibam governar com responsabilidade e transparência, cuidando do teu povo e da tua criação.
Que a Tua paz e o Teu amor possam sempre estar junto de nós. Que a diaconia não nos impeça de escolher pela melhor parte, que é escutar o que Tu tens para nos ensinar. Assim como Marta e Maria, diferentes uma da outra, nós também reconhecemos nossas diferenças. Porém, reconhecemos nossas semelhanças e pedimos para que possamos ser instrumentos de anúncio da Tua vontade. Tudo isso e ainda, aquilo que não mencionamos, incluímos na oração que o teu Filho, nosso Senhor e Salvador nos ensinou a orar dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz.
ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!
SUGESTÃO MENSAGEM DIA DOS PAIS
(Esta sugestão encontra-se no roteiro da OASE – 2025, na página 91. A reflexão foi escrita pela médico psiquiatra Içami Tiba)
Pai é PAI e não ajudante da mãe!
“Paternidade é uma função própria do pai, com direitos e obrigações familiares importantes. Pai não é coadjuvante da mãe, é seu complementar.
A mãe costuma pedir ajuda ao pai: Ajude aqui, por favor, fique um pouco com as crianças! Ela acha que está apenas ajudando a mãe e não se sente fazendo parte. Muitos pais nada fazem enquanto suas mulheres não pedem. Para os filhos não interessa se é a mãe que está muito ativa ou se o pai é muito passivo. O que eles precisam é de pai e de mãe. Nesse ponto, alguns pais reclamam que suas mulheres os tratam como se fossem filhos.
Paternidade é a atitude de estar pronto para atender seus filhos, sem esperar que a mãe peça. Um pai acomodado, além de não ser um bom exemplo na família, estimula o filho a explorar a mãe. Numa família assim pode se estabelecer uma confusão entre pai acomodado/pai bonzinho e mãe ativa/mãe rabugenta – quando na realidade o pai é negligente e a mãe ativa é obrigada a cobrar as obrigações de todos.
Fica muito clara essa situação quando uma mãe reclama que ela é a “pãe” da família. Ela tenta preencher também as funções de pai, o que é quase impossível.
Há muitos homens, no entanto, que já assumem bem mais seu papel. Muito longe de querer substituir a mãe, eles querem tomar parte na educação do filho. Reparei em um passageiro que, em pleno voo, trocava as fraldas de seu bebê, que deveria ter um ano de idade. A mãe não estava presente. Um bebê cuidado pela mãe e pelo pai cresce com menos preconceitos e com menos machismo. Aquela família parece estar desenvolvendo a alta performance.”
Aos pais!
Que Deus vos continue fortalecendo para que sejam exemplos de vida para seus filhos e que nunca se esqueçam na importância que vocês têm na vida de vossos filhos. Bênçãos e cuidado de Deus neste Dia dos Pais.
[1] GIESE, Nilton. A igreja na casa. In: SCHMITT, Flávio. Proclamar libertação: auxílios para o anúncio do evangelho. São Leopoldo: Sinodal, v. 49, 2024. p. 285.
[2] REIMER, Ivoni Richter. MARTA, DIÁCONA E DOMADORA DE DRAGÃO: NARRATIVAS MÍTICAS E DIFERENTES FORMAS DE ENFRENTAR O MAL. Caminhos, 2010. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/download/1290/874/4079. Acesso em: 18, jun, 2025.