Prédica – Lucas 12.13-21 – 24/08/2025
24/08/2025 – 11º Domingo após Pentecostes
Prédica – Lucas 12.13-21
Leituras bíblicas: Eclesiastes 1.2,12-14, 2.18-23; Salmo 43*; Colossenses 3.1-11
Pastora Emérita Dulce Engster– Santarém – MT
1. Liturgo (ministro/a ou liderança não-ordenada);
2. Comunidade.
LITURGIA DE ENTRADA
SINO
PRELÚDIO – a escolher
ACOLHIDA
14. Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (JO 14.23).
Com esta palavra de Jesus, saúdo e acolho cada um e cada uma de vocês neste momento de culto. Sejam todos e todas bem-vindos.
Temos visitantes em nosso culto? (Acolher visitantes).
Vamos juntos louvar a Deus cantando o hino:
CANTO DE ENTRADA
♫ 18 – LCI – O nosso encontro
VOTO INICIAL
(de pé)
1. Em nome e na presença do Bom Pastor nós nos reunimos e celebramos. Testemunhamos que nosso culto é celebrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
2. Amém!
CONFISSÃO DE PECADOS
1. Na presença do trino Deus reclinamos nossa cabeça e confessamos nosso pecado. Em silêncio, colocamos diante de Deus aquilo que está em nossa mente e coração, e que reconhecemos e confessamos nosso pecado. (Silêncio).
Arrependidos e dispostos a seguir na luta contra o mal, juntos suplicamos:
♫ Tem Senhor piedade!
♫ Tem Senhor piedade!
♫ Tem Senhor piedade!
ANÚNCIO DO PERDÃO
1. A palavra de Deus nos assegura que Deus oferece o seu perdão e a sua misericórdia a todas as pessoas. O perdão e a reconciliação com Deus desperta em nós alegria e gratidão. Somos aceitos por nosso Deus em sua generosidade, não por nossos méritos, e sim pela grande misericórdia divina. Amém. (sentar)
KYRIE
1. Juntos clamamos pelas dores deste mundo
♫ 056 – LCI – Kyrie Eleison
GLÓRIA IN EXCELSIS
1. Deus ouve e atende o clamor do seu povo. Glórias a Deus!
Glória, glória, glória a Deus nas alturas! ♫ Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós!
ORAÇÃO DO DIA
1. Deus de amor, graças te damos por este novo dia. Gratidão por podermos, com irmãos e irmãs na mesma fé, celebrar juntos. Abra nossa mente e coração para ouvir tua palavra. Dá que ela nos oriente, que ela nos anime, console e fortaleça no testemunho. Por Cristo Jesus, nosso senhor e salvador. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1. Acolhemos as leituras bíblicas cantando
♫ 160 – LCI – Como tu queres
1ª Leitura Bíblica: Eclesiastes 1.2; 12-14; 2.18-23
2ª Leitura Bíblica: Colossenses 3.1-11
1. Acolhemos o Evangelho deste domingo cantando
♫ Hino 188 – LCI – Aleluia
12. Leitura do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas 12.13-21.
13. Até aqui palavras de vida e de salvação.
14. Louvado sejas Cristo!
(sentar)
PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam entre nós. Amém.
Estimada comunidade reunida em nome de Jesus!
Da sabedoria do livro de Eclesiastes ouvimos e lemos: tudo é ilusão! Entenda que não é para se acomodar, nos colocar em uma situação de preguiça, de desacreditar das nossas lutas e empenhos pela vida. O que o sábio traz à memória é a distorção da função do trabalho: de bênção, trabalhar se tornou uma maldição. A monarquia da época, o trabalho se tornou um motivo de tristeza e de sofrimento. A vaidade e a ganância transformou a bênção em mal, em disputa, exploração, maldição.
Nas palavras do Evangelho, tão antigas, mas tão atuais, Jesus aborda a questão que faz, por vezes, a vida se resumir a acumular, acumular, acrescentar coisas, bens.
Em uma conversa casual, alguém disse: “Mas a gente precisa trabalhar muito para garantir o futuro”. Fiquei me perguntando: Qual é o futuro que queremos ou nos é possível garantir?
O moço do texto tem um “problema” bem natural: a questão da herança. Ele recorre a Jesus para uma “ajudinha”: Diz para o meu irmão repartir comigo a herança deixada pelo pai; ordena! Jesus, tão compreensivo e amoroso, trata da questão de forma tão didática, educativa, contando uma parábola.
*Convidar a comunidade a relembrar a parábola.
A minha pergunta é: será que o moço entendeu? Ele estava no meio da multidão que estava ali no “culto”, onde Jesus estava pregando. Se olharmos para o capítulo 12, podemos conferir a pregação. Ele fala a respeito da falsidade, de quem devemos ter medo, confessar e negar a Cristo e, do nada, esse homem vem com esse pedido e manda o irmão repartir a herança. Jesus, percebendo a ausência do espírito, mas a presença da preocupação tão terrena deste homem, que começa a falar a história do rico sem juízo (esse é o título da Bíblia que estou usando).
Como essa parábola soa aos nossos ouvidos hoje? Dentro do mundo em que vivemos qual a preocupação da humanidade? Qual é, de fato, nossa preocupação na vida? O Reino de Deus ou mais focada nas heranças terrenas? Garantir nosso futuro com as coisas terrenas, construir celeiros?
São legítimas as nossas preocupações terrenas. Deus não condena. Vêm dele o chamado para trabalharmos, é vocação divina dada ao ser humano. O problema aqui é quando isso se torna uma obsessão. Angariar sempre mais e mais, construir celeiros maiores. Quando não conseguimos mais estabelecer um limite. Quando não conseguimos ver a beleza do trabalho, da colheita, não servimos mais gratos e nos tornamos gananciosos, soberbos, loucos como diz Jesus. E, como diz Eclesiastes, perderemos a sabedoria do que é a vida, esse presente que recebemos tão graciosamente de Deus. Deus, em Cristo Jesus, nos ensina que a soberba nos torna ignorantes, nos faz esquecer daquilo que é fundamental: nossa vida e nosso futuro não está em nossas mãos, em nossos celeiros cheios; está nas mãos de Deus!
Deus nos dá a vida para viver com sabedoria, com humildade, com reverência! Ela é dádiva! Gratidão pela vida que serve a Deus nessa bonita missão de trazermos esperança e graça para dentro deste mundo “que ainda é de Deus”, como diz o hino da nossa Igreja. Amém.
CONFISSÃO DE FÉ
Vamos confessar a nossa fé, em resposta a mensagem ouvida, com as palavras do Credo Apostólico.
(de pé)
Creio em Deus Pai, …
(sentar)
OFERTÓRIO
1. As ofertas do culto passado foram destinadas para ____________________________ e somaram a importância de R$ __________. As ofertas do culto de hoje são destinadas para _______________________. Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores.
♫ Hino 640 – LCI – Cada dia o dia inteiro
ORAÇÃO GERAL DA IGREJA
(de pé)
1. Gracioso Deus, que tua generosidade alcance nossos corações para torna-los generosos e amáveis neste mundo atraído por tantas coisas que acabam tirando a graça da vida. A corrida atrás da riqueza e poder tem gerado muito sofrimento e exclusão. Carrega em teu colo os que são excluídos da dignidade da vida. Sê com os doentes, solitários, idosos, crianças em sofrimento, derrama teu Santo Espírito nas suas dores e aflições, confortando-os. Dá à tua Igreja alegria e firmeza para divulgar, pregar e viver o Evangelho da Graça e salvação. Sê com todos que se dispõe a te servir com fidelidade e justiça. Cuida, Senhor, das nossas famílias, que ali seja um espaço de viver comunhão, sabedoria, reconciliação. Guarda-nos sob teu manto de amor, para que sigamos fiéis e alegres na vivência da Esperança pelo teu Reino. Em nome de Jesus, cujas palavras oramos juntos: Pai nosso…
(sentar)
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___h___min.
Entre outros avisos da comunidade.
♫ Hino 289 – LCI – Bênção da Irlanda
BÊNÇÃO
(de pé)
1. Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que sobre ti o Senhor levante o seu rosto e te dê a paz.
ENVIO
1. Vamos em paz e sirvamos a Deus com alegria.
POSLÚDIO – a escolher
SINO
Acesse aqui o Caderno de Cultos 2025