Prédica – Lucas 10.1-11, 16-20 – 27/07/2025
21/12/2025 – 4º Domingo de Advento
Prédica – Mateus 1.18-25
Leituras bíblicas: Isaías 7.10-16; Salmo 80.1-7,17-19; Romanos 1.1-7
Pastor Cleomar Raach – Paróquia do Araguaia – Jataí – GO – Sínodo Mato Grosso
ACOLHIDA
Saudações estimados irmãos e irmãs! Que bom que vocês vieram ter comunhão neste tempo de muitas luzes que já anunciam o nascimento do nosso Salvador Jesus. Quero motivar vocês com as palavras que são lema desta semana: “O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus conosco”. Mateus 1.23
HINO DE ENTRADA
355 LCI
LITURGIA DE ABERTURA
Saudação Trinitária: Estamos reunidos em nome e na presença do Trino Deus: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém
HINO DE INVOCAÇÃO
2 LCI
CONFISSÃO DE PECADOS: (Breve momento de silêncio, onde você faz sua confissão pessoal)
Graças te rendemos querido Deus, nosso criador. Neste tempo de Advento queremos nos preparar para a vinda do menino Jesus. Em especial neste encontro o Senhor nos convida a amar, agradecer, partilhar e ter comunhão. Mas, queremos confessar que em muitos momentos duvidamos da vinda do salvador e recusamos o teu chamado e nos afastamos da tua verdade. Assim, queremos humildemente colocar diante de ti as nossas falhas, dores e transgressões. Nos curvamos diante da tua bondade e clamamos, tenha misericórdia e nos conceda a graça do teu perdão. Amém.
KYRIE
56 LCI
Suplicamos pelo mundo que se afasta da mensagem do nascimento de Jesus, e vive no pecado; (após cada prece a comunidade responde cantando):
Perdão Senhor, perdão. (2x).
Envia o espírito da paz através da criança nascida na estrebaria para um mundo que vive em trevas. Clamamos pelas pessoas inocentes que estão morrendo pela ganância de líderes que se acham donos do poder.
Perdão Senhor, perdão. (2x).
Clamamos pelo fim dos conflitos entre povos, pelo fim da violência, por vida digna e justa para as pessoas mais carentes e necessitadas.
Perdão Senhor, perdão. (2x).
Por todas as pessoas que dão mais importância aos bens materiais do que aos bens espirituais.
Perdão Senhor, perdão. (2x).
Pelas pessoas que sofrem discriminação, preconceito e buscam viver de maneira humilde e de acordo com os teus ensinamentos, tem compaixão Senhor.
Perdão Senhor, perdão. (2x)
ANÚNCIO DA GRAÇA E PERDÃO
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Quem de coração sincero confessou o seu pecado e busca caminhar em novidade de vida, lhes anuncio o perdão de todos os teus pecados. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tanto, podemos chegar a Deus com os corações aliviados e fortalecidos e com alegria cantar Glória a Deus nas alturas.
HINO
70 LCI
ORAÇÃO DO DIA
Em humildade queremos agradecer, Deus nosso Criador, pela tua compaixão e misericórdia, pela tua palavra que fortalece a nossa fé e teu amor revelado no nascimento de Jesus Cristo. Que possamos sentir a tua presença de Espírito entre nós neste culto e em toda nossa vida. Assim, vem por meio do teu poder nos transformar em teus seguidores. Por amor de teu filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador que vem nascer por todos nós. Amém.
HINO
363 LCI
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 7.10-16
2ª Leitura Bíblica: Salmo 80.1-7, 17-19
3ª Leitura Bíblica: Romanos 1.1-7
HINO
372 LCI
Leitura do texto para Prédica: Mateus 1.18-25 (Aclamar de pé, cantando Aleluia…)
PREGAÇÃO: (Antes, sugiro uma oração)
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém.
Estimada Comunidade!
(Sugiro fazer a pergunta: Qual tua lembrança da infância deste tempo de Advento/Natal?)
Já no início do texto quero destacar o amor de Deus pelo ser humano. Agora Maria está grávida do Espírito Santo. Todos deveriam se alegrar com essa notícia. A concepção foi feita por Deus, pela qual “o verbo se fez carne”. Deus se faz gente e vem habitar entre nós de forma humilde e reveladora. Bom reviver essa história que faz conflito direto com a realidade daquela época e ainda hoje. Como entender e aceitar tão grande presente recebido de Deus por pura paixão, graça e misericórdia?
Vamos imaginar um pouco na questão da gravidez de Maria pela ótica de José, dentro de uma sociedade patriarcal, de uma pequena cidade do interior: Maria está grávida antes do casamento, uma jovem solteira grávida! E agora? Como isso foi acontecer? Temos pelo menos duas questões: ou ele engravidou a jovem e desonrou a casa do Pai de Maria e fica com sua moral questionada, ou assume um filho ilegítimo fruto de uma traição de Maria. Para a sociedade na época, nenhuma das opções era bem aceita. Na realidade de hoje, creio que na maioria dos nossos lares, isso seria mais tranquilo de resolver. O que vocês acham?
Querida comunidade, costumamos nos referir a José como pai adotivo. Mas, sabemos que Pai é pai. Ponto. Sempre delegamos a José uma figura de menor importância no plano salvífico. Do mesmo modo que a nossa sociedade delega um papel secundário ao pai, todas as responsabilidades recaem quase exclusivamente sobre as mães. José vem nos dizer (mesmo quando no texto ele não tem fala) sobre paternidade e sobre como ser pai. Pois o projeto do Reino aconteceu porque José também disse sim ao anjo do Senhor. E a partir desse sim, José assume todos os riscos junto com Maria.
Como pecadores, não somos dignos do amor de Deus, mas mesmo assim, Jesus se torna humano e habita entre nós. O Evangelho é a “boa nova” da salvação. E esse nascer de Jesus por intermédio também de Maria e José é o Evangelho do amor, o mesmo amor que Jesus praticou em sua vida quando, nasceu, cresceu e caminhou na Galileia e demais regiões, atendendo os que necessitavam de qualquer atenção, com a sua atuação pastoral, algumas vezes através do simples carinho e da mera atenção e boa vontade, outras vezes com benefícios mais significativos, como o diálogo na busca pelo entendimento, reconciliação, fazendo milagres e trazendo a cura, mas sempre fazendo o que aquelas pessoas precisavam receber dele. O convite é para que possamos deixar Jesus nascer novamente em nosso coração e vida de família, comunidade e sociedade.
Querida Comunidade, qual a melhor imagem que temos de Deus? A resposta é Jesus Cristo. Por isso, vivamos através do cumprimento da sua palavra, essa mesma palavra que se resume a amar. Jesus nasceu por todos nós. Realmente, Jesus veio para trazer a transformação de toda humanidade corrompida em realidade de paz, humildade e compaixão. Vamos entrar na história e receber o menino Jesus como luz em meio a nossa escuridão.
Por isso, vamos ser fiéis e seguir as orientações de Deus, assim como Ele se revela através do sonho para José. O caminho é confiar em Deus e viver nesse propósito de servi-lo (diaconia) com todas as consequências. Talvez, num primeiro momento, isso traga algum desconforto, sofrimento e frustação, mas que, quando levado a sério, dá a incomparável satisfação de uma vida realmente boa e uma esperança que jamais morrerá. Então logo é natal. Jesus nasce, e assim, vem nos iluminar e libertar dos nossos pecados. Como José e Maria o desafio é caminhar na confiança de que Deus conduz as nossas vidas em todas as situações.
A promessa de Deus se cumpre em Jesus, que vem mudar os rumos da nossa vida!
Com efeito, do mesmo modo que o nascimento de Jesus é incomparável, sempre assegurado aos que o amam e o seguem, sua paz não é igual à paz entre os homens, porque a paz entre os homens é boa e necessária, mas nunca conseguirá ser completa e perfeita como é a paz advinda de Deus, a qual não conseguimos medir, mas conseguimos sentir com uma profundidade e uma intensidade inigualáveis, no fundo das nossas almas. Por isso, “não se perturbe nem se intimide o vosso coração”! Como fez José, ouça a voz de Deus, o chamado de Deus e faça missão.
Querida comunidade, o menino Jesus que é a luz maior e a nossa salvação vem nascer por todos nós neste Natal. Deus está conosco. E as palavras do Hino do LCI 164 nos lembram Jesus como: “Maravilho, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”. Amém.
CONFISSÃO DE FÉ
No Deus que nos concede luz, esperança e a vida eterna queremos confessar a nossa fé conforme as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai
HINO
379 LCI
AVISOS
– Próximo Culto:
– Destino da Oferta:
– Oferta do Culto anterior: R$ _________ – foi destinada para: _____________________
_
_
– LEMBRAR OS ANIVERSARIANTES DA SEMANA /AGRADECER OS VISITANTES.
HINO
383 LCI (Recolhimento das Ofertas).
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
– Motivos de oração:
–
–
Toda comunidade intercede porque confia no poder de cura e transformação através da oração. Crentes nas tuas promessas e confiantes no teu agir em nossas vidas, oramos:
O: Obrigado querido Deus, por enviar teu amado filho através de José e Maria, por tua palavra que nos inspira e encoraja, nos sustenta nas tradições e nos impulsiona aos desafios da inovação. Graças pelas dádivas e frutos que nos tem proporcionado. Intercedemos por nossas ricas histórias. Por nossas Comunidades, Paróquias, Sínodos, IECLB e seus líderes, para que sejam instrumentos da missão e proclamadores do Evangelho. E que a palavra que anuncia o nascimento de Jesus Cristo seja vivida intensamente por todos nós, oremos ao Senhor:
C: (canta): Ouve nossa oração e atende a nossa súplica. (2x).
O: conduza-nos Senhor, a nos apegarmos cada vez mais e com firmeza às tuas vontades e verdades, que possamos viver da tua luz e orienta-nos para que jamais nos desviemos da tua paz e dos teus ensinamentos, oremos ao Senhor:
C: (canta): Ouve nossa oração e atende a nossa súplica (2x).
O: silenciamos neste instante e entregamos nossas preocupações a Deus. Tudo que nos atrapalha, e assim colocamos em oração (ficar por alguns minutos em silêncio). Na certeza que Deus ouve e atende nossas intercessões, somos gratos.
C: Amém.
PAI NOSSO
Viver no amor do menino Jesus é a possibilidade de viver de forma humilde e comprometedora. É viver na certeza que o Deus Emanuel está conosco todos os dias, até o fim dos tempos. Juntos oramos:
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
BENÇÃO: (neste tempo especial de Advento/Natal)
O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te de a paz. Assim, te abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.
ENVIO
Ide na paz de Senhor e servi a Deus com gratidão, generosidade, amor e alegria.
HINO FINAL
373 LCI