Na próxima semana, de 9 a 15 de agosto, será realizada a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, organizada pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Será um momento especial dentro do processo permanente de mobilização nacional, uma ocasião para refletir, discutir e definir ações práticas e concretas. Deverá ser um marco, iniciado em 2004, que se repetirá todos os anos como fórum para avaliação e aceleração dos avanços sociais.
A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade quer organizar uma agenda unificada a partir do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a realização dos mais diferentes eventos e atividades.
A idéia é sensibilizar os brasileiros para o compromisso com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos na Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas no ano 2000. O Brasil, em conjunto com os países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, com metas e indicadores precisos, a serem atingidos pelos países até 2015, através de ações concretas dos governos e da sociedade.
Estes objetivos são:
1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 – Atingir o ensino básico universal
3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde materna
6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental
8 – Estabelecer uma Parceria Mundial para o desenvolvimento
Mais informações sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade podem ser obtidas no site www.nospodemos.org.br.