Entre os dias 14 a 16 de outubro, aconteceu, em Foz do Iguaçu/PR, a 4ª Convenção Nacional de Ministras e Ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
A partir do tema “Venham ver!”, o encontro teve três palestras. O Portal Luterano publicará um resumo de cada uma delas.
-
- Venham Ver! Então eles foram, com o Pastor Dr. Pedro A. Puentes Reyes (acesse o resumo aqui).
- Venham experimentar as Boas Novas, com o Pastor Carlos Pinheiro Queiroz (acesse o resumo aqui).
- Vamos! Horizontes com Deus – Profª. Ma. Doris Helena Schaun Gerber
Confira abaixo o resumo da palestra Professora Ma. Doris Helena Schaun Gerber, que trabalha em uma instituição comunitária que forma professoras e professores em nível médio e superior.
Memórias que se guardam e se refazem
A professora Doris iniciou sua palestra falando sobre memórias. Cada pessoa é o que é porque tem suas próprias memórias. Podemos dizer, então, que somos o que lembramos. E tais lembranças são importantes para a profissão, para voltar para casa depois do trabalho, para conversar com pessoas amigas, para projetar o futuro.
Em uma das várias citações a respeito do assunto, Doris compartilhou a visão construtiva da memória a partir da, já falecida, psicóloga e escritora brasileira Ecléa Bosi: “Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado” (Ecléa Bosi)
Assim como as memórias, o “ofício de mestre” é algo que se constrói.
Desafios para a educação
Na avaliação da professora Doris, a profissão docente vive um período de mal-estar, marcado por sobrecarga de trabalho, desvalorização, adoecimento e um sentimento de desamparo.
Por um lado, há uma enorme expectativa social sobre a escola, professoras e professores. Por outro lado, profissionais da área sofrem questionamentos de saber e autoridade e até, em casos extremos, agressões. Isto sem contar a baixa remuneração e o escasso suporte emocional. Neste sentido, é fundamental cuidar de quem educa para transformar a educação e, por extensão, a sociedade.
Outro grande desafio, de acordo com a professora, é captar pessoas para seguir a carreira docente. Como inspirar jovens para abraçar esta profissão tão nobre?
Educação em tempos de mudanças: o que é necessário?
Desde o mês de janeiro de 2025 está em vigor a lei que restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em escolas de educação básica. Esta decisão é uma oportunidade de restaurar a socialização com a oferta de alternativas que devolvam a crianças e adolescentes as experiências de convivência e de lazer offline.
Desta forma, pode-se minimizar o surto de ansiedade e proteger a saúde mental das novas gerações. A sobrecarga digital prejudica o desenvolvimento cognitivo, afeta o cérebro em desenvolvimento e contribui para o aumento da ansiedade. É assustador o indicativo de que os atendimentos por transtornos de ansiedade no SUS dispararam entre crianças e adolescentes.
Especialistas afirmam que cada vez mais serão necessárias habilidades para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar o equilíbrio mental em situações que não são familiares. A pergunta para a educação é: possuímos essa flexibilidade que o século XXI exige e estamos apresentando as ferramentas adequadas para abraçar o desconhecido?
“Para poder acompanhar o mundo de 2050 você vai precisar não só inventar novas ideias e produtos – acima de tudo, vai precisar reinventar a você mesmo várias e várias vezes.” (Yuval Harari, As 21 lições para o século 21).
Não atuamos sós, mas em equipe
Ao longo da nossa carreira profissional, fazemos escolhas tendo a certeza de que sempre integramos equipes de trabalho. Não atuamos sós. Estar em uma equipe implica em calar, ouvir, falar, olhar, medir as palavras, se ver no espelho.
O trabalho em equipe requer reconhecer fragilidades e potências, vivenciar alegrias e dificuldades, oferecer ajuda, pedir ajuda, fortalecer processos colaborativos. Acima de tudo, é fazer a sua parte para que as pessoas desenvolvam as habilidades sociais necessárias para a humanidade tornar-se melhor.
Confira o álbum de fotos do último dia da 4ª Convenção Nacional
Acesse a página da 4ª Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB