Nenhum lugar seguro para ir. Em declaração divulgada do dia 17 de setembro de 2025, a Federação Luterana Mundial (FLM) condena a ofensiva israelense na Cidade de Gaza, pede ação global para deter os ataques, proteger os civis e garantir o acesso humanitário.
A Federação Luterana Mundial expressa sua profunda preocupação com a escalada das operações militares israelenses na Cidade de Gaza. A intensificação dos ataques e o avanço para áreas densamente povoadas colocam civis já vulneráveis em risco sem precedentes. Não há lugar seguro para ir. É terrível testemunhar centenas de milhares de pessoas forçadas a deixar a Cidade de Gaza sem ter onde se abrigar e sem acesso às necessidades básicas.
Entre as pessoas deslocadas estão funcionários e funcionários da FLM e colegas do hospital Al Ahli.
Apesar dos repetidos alertas das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, o governo de Israel continua a ignorar os apelos para proteger pessoas civis. Tememos pelas vidas, pela dignidade e pelo futuro do povo palestino, que continua a suportar imenso sofrimento, deslocamento e destruição.
A FLM condena o uso da força militar de maneiras que colocam em risco as populações civis e violam o direito internacional humanitário. O custo humano dessa violência e as implicações que ela traz para o futuro do povo palestino são inaceitáveis.
Como uma comunhão global de igrejas, enraizada no chamado de Cristo por justiça, paz e proteção da vida humana, mais uma vez erguemos nossa voz diante desta devastação.
Apelamos urgentemente à comunidade internacional, em particular aos aliados e parceiros de Israel, para que usem sua influência para interromper imediatamente esta ofensiva militar na cidade de Gaza. O silêncio e a inação diante dessas atrocidades tornam governos e instituições cúmplices do derramamento de sangue contínuo.
Agora é a hora de uma intervenção corajosa. Exigimos
- o fim imediato dos ataques indiscriminados,
- acesso humanitário garantido,
- trabalho incansável por um cessar-fogo e paz com justiça e responsabilização.
A Federação Luterana Mundial se solidariza com o povo de Gaza e da Cisjordânia. Eles estão pagando o preço mais alto por esta guerra.
Nossas orações permanecem com nossos irmãos e irmãs palestinos, e nosso compromisso é continuar caminhando com eles em sua luta por justiça, dignidade e paz.
Tradução: Pastor Dr. Mauro Batista de Souza
Leia o artigo original em inglês
Leia a Mensagem da Presidência da IECLB, que pede por paz na Faixa de Gaza