Ao longo da sua caminhada, a instituição diaconal Pro Ludus “O Caminho”, da Comunidade Luterana de Gravatá-PE, através de sua Brinquedoteca comunitária, procura garantir o direito de brincar das crianças e adolescentes. Acreditamos na importância do brincar. A criança que brinca desenvolve a autoestima e autonomia, a linguagem, a criatividade, a socialização, cria laços afetivos, aprende sobre regras e convivência, fortalece o senso de responsabilidade, usa a imaginação, interação e experimenta sentimentos, entre outros. Por acreditar nessa metodologia de ensino, a Pro Ludus realizou do dia 22 ao dia 27 de julho de 2024 a 16ª Colônia de Férias da Brinquedoteca do Caminho com o tema Diversidade.
A ação reuniu 40 crianças e adolescentes de 07 a 15 anos na sede da instituição. A semana foi repleta de muitas brincadeiras, alegrias, diversão, amizade e fortalecimento de vínculo. Finalizamos a 16ª Colônia de Férias com um passeio coletivo na Tribo Indígena dos Povos Xukurus, em Pesqueira-PE. Um momento rico de conhecimento e compreensão da importância do cuidado com a natureza e respeito à diversidade.
Intercâmbio entre instituições
A gincana ainda contou com a participação especial de três pessoas da instituição Lar Padilha, de Taquara-RS, que realiza trabalho de acolhimento a crianças e adolescentes. A ideia do intercâmbio é fruto das vivências proporcionadas nas reuniões da Rede de Diaconia, a qual as duas instituições participam. Durante conversas sobre ações que cada instituição realiza, descobrimos uma atividade em comum: a Gincana. Assim surgiu a proposta do intercâmbio entre as instituições para compartilhar saberes, bem como, fortalecer e melhorar a ação que cada uma realiza.
A primeira fase do intercâmbio aconteceu do dia 22 a 27 de julho, em Gravatá-PE, com a participação de um educador e uma educadora do Lar Padilha, juntamente com o Diretor da instituição.

A segunda fase será em outubro, na Gincana realizada pelo Lar Padilha, e será a vez de duas pessoas representarem a Pro Ludus nesta ação. Dentre os diversos momentos partilhados, destacamos a roda de conversa com as pessoas colaboradoras da Pro Ludus, o Presbitério da comunidade luterana e o Pastor Lohan, ministro local. Também houve a participação no culto, onde a comunidade luterana rogou pela benção de Deus na viagem de volta das pessoas do Lar Padilha.

Foi uma experiência enriquecedora, uma oportunidade não só para compartilhar conhecimento e habilidades, mas também para ampliar horizontes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. Vale ressaltar que o intercâmbio só foi possível graças ao apoio do projeto aprovado pela FLD no Programa de Pequenos Projetos.
Josefa Maria da Silva – Coordenadora Política Pedagógica