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Ver mais02 NOVEMBRO / 21º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Prédica: Lucas 17.11-19
Leituras bíblicas: 2 Reis 5.1-3,7-15c * Salmo 111 * 2 Timóteo 2.8-15
Cor litúrgica: verde
FINADOS
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os seres humanos.
1 Coríntios 15.19
Prédica: João 11.1-5,17-21
Leituras bíblicas: Isaías 25.1,8-9 * Salmo 23 * Romanos 8.31-39
Cor litúrgica: branco
Oferta: local
Lema da semana: Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. (Isaías 25.9)
Lema do mês de novembro: Deus diz: Buscarei as perdidas, trarei de volta as desgarradas, enfaixarei as quebradas e curarei as doentes. (Ezequiel 34.16)
TEMA do Ano 2025: Compartilhar a generosidade de Deus
LEMA do Ano 2025: A palavra de Deus crescia e se multiplicava (Atos 12.24)
Culto Nacional Online 02/11/2025
Acompanhe a cada domingo o Culto Nacional Online da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Assista ao Culto Nacional Online 02/11/2025 em nosso canal do Youtube.
O Ano da Igreja não coincide com o calendário civil. Enquanto o ano civil inicia no dia 1º de janeiro, o Ano da Igreja começa no Primeiro Domingo de Advento.
O Ano da Igreja é organizado na forma de um calendário, que dá destaque às principais festas e datas celebradas pelo povo de Deus ao longo do ano. O Ano da Igreja é também chamado de Ano Litúrgico ou Tempo Litúrgico.
Liturgia é o conjunto de elementos e formas utilizados para a realização do culto. Os elementos (saudação, orações, Credo, hinos, etc.) estão distribuídos em quatro partes: Liturgia de Entrada, Liturgia da Palavra, Liturgia da Ceia do Senhor e Liturgia de Saída.
A liturgia forma um conjunto, segue uma lógica, em que cada elemento desempenha uma função específica a partir do seu significado. Respeitados seu significado e sua função, cada elemento e cada parte litúrgica podem ser moldados criativamente. Para isso, consideram-se o Ano Litúrgico, o tema e o contexto do culto, o perfil da comunidade, etc.
A veste litúrgica identifica funções específicas e indica que a pessoa está autorizada por sua Igreja para pregar a Palavra e ministrar os Sacramentos. A veste litúrgica também assinala o compromisso de quem a usa. A pessoa que veste um talar ou uma alba reconhece que está a serviço de Deus e que representa uma instituição eclesiástica.
O talar preto com peitilho branco e a alba ou alva com a estola são as vestes litúrgicas que identificam ministras e ministros que receberam a ordenação a uma das quatro ênfases do Ministério com Ordenação na IECLB (Ministério Catequético, Ministério Diaconal, Ministério Missionário e Ministério Pastoral). O uso dessa veste está previsto para as ocasiões em que ministras e ministros presidem cultos e ofícios e ministram sacramentos.
Além do talar e da alba, é facultado o uso de uma camisa ou blusa ministerial com clésima (tira branca em material emborrachado, que dá destaque à gola).
Os paramentos compreendem os antepêndios (panos coloridos que pendem diante da mesa da Ceia, da estante de leitura e do púlpito) e as vestes litúrgicas. Os paramentos são parte da ornamentação do espaço litúrgico e contêm rica linguagem não verbal. As variadas cores e os distintos símbolos são características marcantes dos paramentos, que variam de acordo com a época do Ano Litúrgico.
“Símbolo” significa “algo juntado”, “unido”. O símbolo (objeto, gesto, imagem) remete para algo que está além de si próprio. Na liturgia, o símbolo normalmente aponta para o transcendente, a realidade de Deus. Os símbolos na Igreja Luterana são herança cristã, comuns ao povo de Deus. Eles têm origem, na maioria das vezes, na linguagem figurada da Bíblia, como o peixe, o grão de trigo, a estrela, a cruz, a pomba, a coroa, a manjedoura, a vela, a videira, a ovelha, etc.
Há elementos da fé que não são explicados por palavras e argumentação lógica. Os símbolos são capazes de dizer mais do que as palavras. Por isso, a linguagem simbólica é tão importante para a fé. Essa linguagem ajuda a expressar e a apreender coisas que vão muito além da razão humana.
Branco: é a cor preferida para o culto cristão desde as suas origens mais remotas.
Verde: é a cor da esperança na herança incorruptível e eterna.
Vermelho: simboliza o amor de Jesus e a forma das línguas de fogo em Pentecostes (Espírito Santo).
Violeta: é a cor associada à penitência, espera, tristeza, saudade.
Preto: as cores preta e violeta são associadas à ideia de dor, penitência e expiação. Usadas em ofícios fúnebres e no luto. Para tais momentos, sugere-se o uso da cor branca, que representa a felicidade celestial, a ressurreição.
Dourado: cor da realeza, do céu, do reino de Deus.
Azul: é uma cor litúrgica muito antiga. Foi também a cor da diaconia.
Rosa: é possível encontrar a cor rosa no 3º Domingo de Advento e no 4º Domingo da Quaresma. Expressa a alegria e o júbilo pelo nascimento e pela ressurreição do Senhor.
As ofertas são uma importante fonte de recursos para manter o trabalho missionário em diferentes áreas. Elas podem ter três destinos: