O Sínodo Vale do Taquari realizou, na manhã de sábado, dia 12 de julho, o 11º Seminário de Missão, nas dependências do salão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Novo Paraíso, em Estrela. Com o tema “Fortalecendo a vitalidade comunitária e o testemunho público da Igreja”, foram discutidas as Metas Missionárias 2025-2030 da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), visando sua aplicabilidade em nível sinodal.
Representantes de comunidades, paróquias, conselhos e setores de trabalho do Sínodo se reuniram em cinco grupos e, após discussão prévia, propuseram ações para as cinco metas previamente elencadas no Seminário de Missão do ano passado, com base nas Metas Missionárias da IECLB. Em uma matriz de ação, cada grupo indicou a ação em si, as atividades-chave, os responsáveis pela execução, o prazo de implantação e, quando possível, o sinal de sucesso (indicador).
As proposições resultarão em um documento que será disponibilizado em breve e norteará os trabalhos do Sínodo, das paróquias e das comunidades, em conjunto com as Metas Missionárias da IECLB. “Com o olhar para o futuro, vamos fortalecer a vitalidade comunitária e o testemunho público da nossa Igreja no Vale do Taquari. A contribuição de cada um e cada uma de vocês, com seu dom, fortalece ainda mais a presença generosa de Deus na região”, frisou o pastor sinodal, Luis Henrique Sievers.
O presidente do Conselho Sinodal, Romeu Bayer, agradeceu às lideranças que aceitaram o convite para participar do Seminário de Missão. “As Metas Missionárias são fruto de um trabalho coletivo e, agora, cabe a nós adequá-las à nossa realidade, novamente em conjunto. Juntos, tornamos nossa Igreja ainda mais forte”, enalteceu.
A meditação inicial foi conduzida pela pastora Margane Beatriz de Vargas, com base no texto bíblico de Romanos 12.1-11, em que o apóstolo Paulo convida as pessoas a viver em dedicação total a Deus. “Cada pessoa recebeu dons diferentes, mas todos fazem parte de um só corpo: a Igreja. Quando colocamos esses dons à disposição do próximo, nos tornamos ainda mais fortes. Unidos e unidas, servindo com amor sincero e humildade, fortalecemos a comunidade e vivemos como um só corpo em Cristo”, sublinhou.
O encontro foi encerrado com um almoço de integração, que teve como destaque uma das marcas gastronômicas da Comunidade de Novo Paraíso: a tradicional galinhada. A comunidade ainda presenteou as pessoas participantes com um café especial, acompanhado de cuca, pastel e sanduíche.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Vale do Taquari